quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Íris: promessas e mais promessas!





Opinião

Iris Rezende, o rei das promessas não cumpridas

Cristiano Silva

Como bom demagogo que é, o ex-prefeito de Goiânia hipnotizou as multidões; voz firme, frases corretas, gesticulações confiantes e argumentos de metal. Um orador à moda antiga; romântico, capaz de manobrar. E, assim os goianienses foram tapeados...

A começar pela mentira de que iria cumprir seus dois mandatos completos no Paço Municipal. Não demorou e ele se arremessou cada vez mais aos braços do presidente Lula, barganhando com o PT o voto que o povo lhe confiou em troca de apoio político na tentativa de chegar ao governo do Estado.

A pior calamidade que devora, põe fogo e miséria é a demagogia. É de doer ver que os anseios das pessoas foram consumidos. Tudo não passou de conversa. Então vejamos.

Sobre a educação, na campanha de 2004 essas foram as palavras do sr. Iris Rezende Machado: “— A nação que não investe em educação não alcança desenvolvimento. O poder de um povo é medido pelo conhecimento.”

É importante separar fatos de argumentos. Quantas vezes os professores municipais ameaçaram greve porque não foram atendidos em suas prerrogativas? O que vem a comprovar, de novo, o horror de Iris aos funcionários públicos. Se pudesse exoneraria a todos.

Você também ouviu o discurso de que em 6 meses “ele” consertaria o transporte coletivo de Goiânia? Vede agora! Seis anos se passaram e os usuários, outrora seduzidos, continuam sacrificados nos ônibus, como mercadorias humanas.

Prodigiosa a declaração de reformar e modernizar o nosso parque de diversões na intenção de faturar os votos dos pais mais humildes que teriam no Mutirama a felicidade de seus filhinhos. Os brinquedos foram abandonados, estão sucateados, um lixo.

Que tal um passeio pelo zoológico? A morte dos mais de 120 bichos chega a ser desmoralizante aos profissionais que ali estão.

Eis o terrível fantasma que nos atormenta: IPTU caro, muito caro, caríssimo. E aí está o truque da promessa de campanha do “asfalto mais barato que Goiânia já viu”. Os moradores e proprietários de lotes nos bairros que foram asfaltados se surpreenderam com o acréscimo no imposto de quase 80%.

Na saúde, o diagnóstico é preocupante. O homem que no Estado deixou fechado o HGG, Hospital Geral de Goiânia; no município é responsável ao lado do governador Alcides Rodrigues no caso de repercussão nacional na paralisação dos cirurgiões cardiovasculares. Tem gente sofrendo com isso.

Como prefeito, o sr. Iris Rezende se comprometeu com belos jardins e calçamentos de ruas.

Enquanto isso, por falta proposta na segurança, crianças foram vítimas de abusos nos Centros Educacionais, que perderam a guarda municipal. Inclusive na escola onde houve um caso de estupro. Essa mesma guarda foi humilhada pelo seu governo que se recusou a comprar fardas e equipamentos adequados para o trabalho.

O caos de erros da equipe de Iris vai do Viaduto da T-63, que quase caiu, até o analfabetismo dos assessores que escreveram na placa que informava que o semáforo estava estragado: “semafáro com defeito”.

Defeito no sinal, na ortografia e no trânsito; uma bagunça que ceifou vidas e mais vidas.

Diante de tantas coisas, penso o seguinte, de duas uma:

— Iris Rezende envelheceu, senil, o rei não consegue cumprir suas promessas e corrigir os problemas de sua administração.

— Ou a segunda alternativa, que resumo com a famosa frase: “Onde vegetam os demagogos, mingua a democracia. Eles são os parasitas que lhe tiram o sangue.”


Cristiano Silva é escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário