quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Marconi Perillo: Lula já o agradeceu!





Política & Justiça

Na televisão, tucano lembra que já recebeu elogios do presidente
Programa do PSDB reprisa comentários do petista na cerimônia de lançamento do Bolsa Família

José Barbacena
Editor-assistente de política & Justiça

No programa eleitoral da televisão ontem à noite, os três principais candidatos ao governo do Estado trataram de temas diferentes. Marconi Perillo (PSDB) falou de suas propostas para a saúde; Iris Rezende (PMDB) abordou a infraestrutura e Vanderlan Cardoso (PR) dedicou seu tempo às mulheres. Em comum, a aparição do presidente Lula nas peças de Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB).

O programa de Marconi foi exibido primeiro e Lula apareceu elogiando o senador pelos programas sociais implantados pelo tucano em Goiás. O vídeo é de 2003, no lançamento do Bolsa Família. Na ocasião, o presidente lembra que Marconi sugeriu a ideia de unificação das ações sociais no País. “Quero também lembrar aqui o governador Marconi Perillo, que, faça-se justiça, além de ser o governador do Estado que mais tem política de renda, foi o companheiro que, na primeira reunião que tivemos de governadores, sugeriu a ideia da unificação das políticas de assistência social neste País.” Iris usou gravação em que está ao lado de Lula numa sala. O presidente pegou na mão do peemedebista e disse que “Goiás estará muito melhor servido” com a vitória de Iris.

O tema central da peça de ontem de Marconi foi saúde. Quando apareceu no vídeo, o candidato do PSDB falou que vai melhorar o atendimento na rede pública de saúde. Após este primeiro passo, partirá para a construção de novos hospitais e ambulatórios. O modelo de atendimento do Crer será implantado nas outras instalações. Ganharam destaque os principais projetos do tucano: o Hospital da Mulher e o Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos (Credeq).

Além de mostrar Lula e apresentar projetos que Dilma Rousseff (PT) tem para Goiás, Iris Rezende usou o programa para exibir seus feitos como governador. Lembrou do Fomentar, citou os 500 mil empregos gerados e destacou os investimentos nas rodovias e na implantação de rede elétrica urbana e rural.

Vanderlan Cardoso mostrou as conquistas da mulher na sociedade. A secretária de Segurança Pública, Renata Cheim, deu depoimento e falou da atuação das mulheres na Polícia e no Corpo de Bombeiros. Para o candidato, “existem barreiras a serem superadas” pela mulher na sociedade. A esposa de Vanderlan, Isaura Cardoso, também deu depoimento e propostas. A “Amor de mãe” e “Capacitação profissional para a mulher” foram mais exploradas.

A candidata Marta Jane (PCB) usou seu pouco tempo para também falar das mulheres, que, segundo ela, ainda são vítimas de assédio moral. Washington Fraga (PSol) voltou a falar que Vanderlan não é um candidato “diferente”, mas sim igual aos outros que estão na disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário