quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Marconi Perillo: abraçando o jovem goiano!





Opinião

A juventude goiana pode mais e abraça Marconi

Ricardo Borges

Como é saudável e motivador ver a juventude goiana participar de forma tão aguerrida e atuante nesta eleição. Isso é a prova de que os jovens estão cada vez mais preocupados com o presente e, principalmente, com o futuro. Certamente, a identificação desses jovens politizados (ou não) é com aquele candidato que mais se aproxima dos anseios, da realidade, da linguagem, que acompanha a tecnologia, os guetos e, acima de tudo, aquele candidato que age de forma transparente, democrática e que, de fato, já fez muito pela categoria e que tem compromisso com os jovens.

Observo de forma atenta as propostas de alguns candidatos a governo do Estado de Goiás para os jovens e me assusto. Chega a ser hilário o candidato Iris Rezende (PMDB) dizer que vai garantir a Bolsa Universitária integral, sendo que o mesmo candidato, Iris Rezende (PMDB), quando prefeito da cidade de Goiânia, teve a coragem de vetar o projeto de lei nº 170/05, de autoria do então vereador Claudio Meirelles, que concedia a bolsa de estudo ao ensino de 3º grau, alegando que o mesmo projeto era inconstitucional e que também era contrário ao interesse público. Talvez, para Iris Rezende (PMDB), a juventude nunca fez parte de seu público, a não ser aqueles jovens de sua panelinha.

Vale registrar que o atual prefeito de Goiânia, o então vice de Iris Rezende (PMDB), recentemente também vetou outro projeto que demanda unicamente o interesse dos jovens. O então vice de Iris Rezende (PMDB) e atual prefeito, nada menos, vetou de forma integral o projeto de lei nº 004/2009, de autoria do vereador Henrique Arantes, que autorizava o Poder Executivo, neste caso a prefeitura de Goiânia, a criar a Fundação de Ensino Superior de Goiânia.

Quanto ao candidato Vanderlan Cardoso (PR), de fato, está tentando de tudo para parecer diferente, e vejo que está conseguindo. É o único candidato que até o presente momento não apresentou nenhuma proposta para a juventude de Goiás. Realmente, Vanderlan Cardoso (PR) está diferente de todo o povo goiano e, principalmente, indo na contramão do futuro dos jovens goianos. Parece que, de fato, Vanderlan Cardoso quer dar continuidade ao governo da inércia do governador Alcides Rodrigues, que extinguiu a Superintendência de Juventude do Estado de Goiás, que acabou com a Universidade Estadual de Goiás, que inviabilizou a utilização do Centro Cultural Oscar Niemayer e que esqueceu não apenas dos jovens, mas de todo o povo goiano.

Talvez, por esses motivos acima, é que consigo perceber, através das minhas andanças pelas faculdades públicas e privadas, nas escolas públicas e privadas, nos diversos guetos onde de fato vivem os jovens, é que a aceitação e a adesão dos jovens à campanha de Marconi Perillo é tão positiva e esperançosa. Marconi Perillo foi criador da Bolsa Universitária, dos programas Bolsa Esporte e Bolsa Cursinho e outros projetos sociais que influenciaram de forma direta e indireta a vida dos jovens.

Mas Marconi Perillo, desta vez, se mostra mais preparado e com projetos inovadores que focam a juventude de forma direta e pontual. Marconi já garantiu que, se for eleito governador, implantará o Passe Livre Estudantil, ampliará a Bolsa Universitária, instalará 100 (cem) colégios tecnológicos, ampliará e reformará todas as unidades da Universidade Estadual de Goiás e também se empenhará pela criação das universidades federais de Catalão, Jataí e do Entorno do Distrito Federal.

Diante de tantos compromissos de Marconi Perillo para com os jovens, é chegado o momento de nós jovens pintarmos a cara, colocarmos nossas camisas brancas e, juntos, darmos o abraço da paz na Praça Universitária pela juventude de Goiás com Marconi Perillo. Contamos com a presença de todos os jovens de Goiás no próximo dia 16 de setembro (quinta-feira), às 18 horas, na Praça Universitária. Como dizia o saudoso Renato Russo: “Somos tão jovens.”



Ricardo Borges é administrador, pós-graduado em Ciência Política, pós-graduado em Liderança Empresarial e Recursos Humanos, mestrando em Administração/Gestão Pública, professor universitário, conselheiro federal (suplente) do Conselho Federal de Administração – CFA, coordenador do Comitê Jovem Administrador pelo Conselho Regional de Administração de Goiás – CRA-GO (Twitter: @RicardoBorgesRB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário