sábado, 25 de setembro de 2010

Marconi Perillo: arrancada!

O Popular


Ibope: Marconi lidera com 43%
Senador Tucano está 10 pontos porcentuais à frente de Iris, que tem 33% das intenções de voto. Vanderlan aparece com 12%

Carlos Eduardo Reche

O senador Marconi Perillo (PSDB) lidera a disputa para o governo estadual com dez pontos de frente sobre o segundo colocado, o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB), mostra a terceira rodada da pesquisa Ibope/TV Anhanguera, realizada entre os dias 21 e 23. O tucano tem 43% das intenções de voto, diante de 33% do peemedebista. O candidato do PR, Vanderlan Cardoso (PR), tem 12% (veja quadro).

Na comparação com a rodada anterior, realizada entre os dias 7 e 9 de setembro, Marconi teve oscilação positiva de 1 ponto porcentual, Iris ficou estável e Vanderlan cresceu dois pontos. As variações estão dentro da margem de erro, que é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Em votos válidos (em que se exclui brancos e nulos e se distribui proporcionalmente os indecisos), Marconi tem 48%, Iris 38% e Vanderlan 13% das intenções de voto.

Os candidatos do PSOL, Washington Fraga, e do PCB, Marta Jane, não atingiram 1% das intenções de voto. Segundo a pesquisa, 4% dos eleitores estão indecisos (diante de 5% na rodada anterior), e 7% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. O Ibope entrevistou 812 eleitores em todo o Estado.

Regiões
Na divisão da pesquisa Ibope por regiões, Marconi lidera no Centro, no Norte/Noroeste/Leste e no Sul, enquanto Iris está à frente em Goiânia. Na região Central, o tucano tem 42% e Iris aparece com 32%. Vanderlan tem 16%.


Na região Norte/Noroeste/Leste, Marconi aparece com 50% das intenções, Iris com 33% e Vanderlan com 5%. Na região Sul, o tucano tem 47%, o peemedebista tem 30% e o republicano atinge 11% das intenções de votos.

Em Goiânia, Iris lidera com 40%, diante de 33% de Marconi e 15% de Vanderlan. A capital é a região do Estado onde os votos para governador estão mais divididos entre os candidatos, mas é também a que tem o menor porcentual de indecisos: 4%. No Centro, os indecisos são 8%, no Norte/Noroeste/Leste totalizam 9% na Sul, 6% dos eleitores.

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor aponta o candidato de sua preferência sem o auxílio da cartela com os nomes, Marconi tem 36% das intenções, Iris tem 26% e Vanderlan aparece com 8%. Na comparação com a rodada anterior, Marconi cresceu 5 pontos porcentuais (tinha 31%), Iris cresceu 3 pontos (tinha 23%) e Vanderlan se manteve estável (tinha os mesmos 8%). O número de eleitores indecisos caiu de 32% para 25% dos eleitores entre a pesquisa anterior e a atual.

A rejeição aos candidatos tem Iris e Marconi empatados tecnicamente na primeira posição, com 24% e 22%, respectivamente, Marta Jane com 16%, Fraga com 16% - em empate na segunda posição - e Vanderlan com 12%. Enquanto isso, 6% dos eleitores afirmam que votariam em qualquer um dos candidatos.

O Ibope simulou eventual disputa de segundo turno entre Marconi e Iris. O tucano venceria com 47% das intenções, 10 pontos porcentuais a mais que Iris, que teria 37%. Os eleitores indecisos somam 8% na simulação e 7% dizem que votariam em branco ou nulo.


Demóstenes alcança 51% dos votos

Os senadores Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB), candidatos à reeleição, mantêm a liderança na disputa pelas duas vagas ao Senado, mostra a terceira rodada da pesquisa Ibope/TV Anhanguera, realizada entre os dias 21 e 23 (veja quadro). Na comparação com a rodada anterior, realiza entre os dias 7 e 9, o democrata cresceu três pontos porcentuais e aparece com 52% das intenções, e a tucana ficou estável, com 39%.

O candidato do PT, deputado federal Pedro Wilson, teve oscilação positiva de três pontos porcentuais e aparece com 18%. O ex-prefeito de Catalão Adib Elias (PMDB), cresceu 4 pontos porcentuais e tem 11% das intenções de voto, mostra a pesquisa.

O Ibope entrevistou 812 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O índice de eleitores indecisos teve redução de 3 pontos na comparação com a pesquisa anterior e está em 32%. Segundo o Ibope, 21% dos eleitores entrevistados citaram o voto em apenas um dos candidatos da pesquisa estimulada.

Na espontânea, Demóstenes tem 36% dos votos possíveis, seguido por Lúcia, com 19%, e Pedro, com 9%. Os eleitores indecisos somam 46% dos entrevistados e 4% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto na disputa para o Senado.

Na divisão por regiões, Demóstenes tem 59% dos votos em Goiânia, 52% na região Central, 52% no Norte/Noroeste/Leste e 45% na região Sul. Lúcia tem, nessa ordem, 34%, 40%, 35% e 45%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário