sábado, 11 de setembro de 2010

Marconi: já começaram a copiar propostas!




POLÍITICA

Transferir Ipasgo não resolve crise, diz Marconi

Fabiana Pulcineli 

Em reunião com servidores públicos na noite de ontem, o candidato do PSDB ao governo, Marconi Perillo, disse que de nada adianta entregar a gestão do Ipasgo aos funcionários públicos se não houver o saneamento do instituto. 

A crítica foi ao governador Alcides Rodrigues (PP), que no dia anterior anunciou em reunião com entidades representativas que a indicação partiria deles. "Há muitas dívidas. Os prestadores de serviço reclamam de atraso de cinco, seis meses", disse Marconi. 

O tucano também ironizou a decisão anunciada por Alcides, alegando que havia feito a proposta dois meses antes. "Acho que minha proposta acabou tendo uma boa repercussão, uma boa acolhida." 

Com atraso de mais de duas horas e meia - já que a concentração dos servidores começou às 18 horas - e queda de energia por 50 minutos, a reunião foi esvaziada e teve curta duração. Marconi chegou a iniciar o discurso sem microfone, com reclamações de grande parte dos presentes. Mais de 500 cadeiras no salão do Jóquei ficaram vazias. 

Depois de destacar benefícios ao funcionalismo em suas gestões (1999-2006), o candidato prometeu repor perdas salariais de todas as categorias que não foram beneficiadas no atual governo e priorizar os filhos de servidores públicos no programa Bolsa Universitária. 

Marconi pediu que os servidores intensifiquem o corpo a corpo nesta reta final. "Preciso muito de vocês agora. Estou enfrentando as máquinas federal, estadual, municipal, de Aparecida, de Anápolis. Não tenho padrinho político. Meu padrinho é o povo de Goiás", afirmou. 

O Estado tem mais de 160 mil funcionários, enquanto a Prefeitura de Goiânia possui outros 42 mil servidores. O universo de 200 mil eleitores está em disputa pelos três candidatos mais bem colocados na disputa. 

Além da estratégia de Alcides - de entregar o comando do Ipasgo -, que beneficia o candidato governista Vanderlan Cardoso (PR), o PMDB também disputa votos da classe. A equipe do peemedebista anuncia a inauguração de comitê do servidor. 

Marconi disse que a pesquisa Ibope/TV Anhanguera divulgada na noite de ontem (leia na página 20) serve para mobilizar mais a militância e evitar o salto alto. "Quem está numa disputa como essa tem de estar preparado para o primeiro e o segundo turnos. Agora, se a militância quiser vencer no primeiro turno precisa arregaçar as mangas e ir à luta", disse.
O tucano comentou a visita do presidenciável José Serra (PSDB) hoje a Goiás. Disse que desmarcou carreatas em duas cidades para recebê-lo e que não poderia deixar de ir a Morrinhos e Piracanjuba. "Estou certo e seguro de que o apoio a Serra me engrandece pessoalmente e é demonstração inequívoca da minha coerência político-partidária." 

Iris e tucano falam sobre segurança
 
Bruno Rocha Lima

Os candidatos a governador Marconi Perillo (PSDB e Iris Rezende (PMDB) exploraram promessas para a segurança pública em seus programas de TV ontem, enquanto Vanderlan Cardoso (PR) focou suas propostas na área social. 

Com projetos muito semelhantes, Iris e Marconi prometeram modernizar as polícias, investir em tecnologia, aumentar o efetivo e priorizar o combate às drogas. O tucano enfatizou a criação do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq). Iris falou em criar centros regionais para dependentes químicos. 

Vanderlan propôs a unificação dos programas sociais dos governos federal, estadual e municipal, conjugando com cursos de qualificação para inserir os beneficiários no mercado de trabalho. 

Marta Jane (PCB) prometeu, se eleita, destinar 10% do PIB do Estado para a educação e triplicar o orçamento da UEG. Washington Fraga (PSOL) disse que vai investir 2% do orçamento do Estado em cultura e criar oficinas culturais nas periferias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário