terça-feira, 21 de setembro de 2010

Marconi Perillo: atacado de graça!





Política & Justiça

Juiz do TRE censura Lula por ataques a Marconi na televisão
Despacho assinado por Leão Aparecido Alves proíbe reprodução de trechos do discurso do presidente contra o tucano em comício ocorrido em Valparaíso

José Barbacena
Editor de Política & Justiça

Decisão do juiz auxiliar Leão Aparecido Alves, do Tribunal Regional Eleitoral, proibiu o PMDB de continuar usando nos programas de rádio do horário eleitoral gratuito a fala do presidente Lula no comício de Valparaíso. O programa do candidato Iris Rezende vinha reproduzindo trechos do discurso de Lula, no qual o presidente afirma que o senador Marconi Perillo “quebrou a Celg”.

Na sentença, o juiz Leão Aparecido Alves lamenta que o presidente da República tenha “veiculado informação inverídica no ponto em que imputa a Marconi Perillo a responsabilidade exclusiva pelas dívidas da Celg”.

Segundo o juiz, há farta documentação demonstrando que “os principais fatores para o endividamento da Celg repousam na venda de Corumbá I em 1984 e de Cachoeira Dourada em 1997”. Em 1984, o governador do Estado era Iris Rezende. Em 1997, o governador era Maguito Vilela, ambos do PMDB.

A sentença considera que Lula “usa a sua popularidade e a sua credibilidade como presidente da República” para levar os eleitores goianos “a crer que o representado (Marconi) não administrou de forma correta o governo de Goiás, levando a Celg à situação em que se encontra”. Para o magistrado, “o presidente da República tem o direito de apoiar os integrantes do seu partido e dos partidos aliados, porém, ao fazê-lo, não precisa valer-se de sua popularidade para criar estados mentais emocionais ou passionais, baseados em afirmações inverídicas”.

Na sequência, o juiz Leão Aparecido Alves conclui que “o presidente Lula, valendo-se de sua popularidade, ultrapassou os limites da crítica política”. Liminarmente, ele proibiu o PMDB de continuar veiculando trechos da fala de Lula. Nos próximos dias, Leão Aparecido deverá decidir sobre a concessão ou não de direito de resposta a Marconi, no horário de rádio da campanha de Iris, para apresentar a sua versão sobre o endividamento da Celg.

Um comentário:

  1. PENA QUE MATÉRIAS ESCLARECEDORAS COMO ESSA, SEJAM POUCO CONHECIDAS.
    O SENADOR ESTÁ PAGANDO PELO O QUE NÃO DEVE.
    ELE ESTÁ PAGANDO O ERRO, QUE NA VERDADE É DE QUEM O NOSSO DIGNÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA, FAZ QUESTÃO DE IMPUTAR A OUTREM.
    PIOR QUE ISSO, JÁ DISSE NA TELEVISÃO QUE FOI UM ENGODO, QUE ELE TERIA SIDO ENGANADO QUE ERA O SENADOR O CULPADO, QUANDO NA REAL ERA O PMDB.

    ResponderExcluir