segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Marconi Perillo: olhar especial para a cultura!





Opinião

Marconi e o plano de governo para a cultura

Nasr Fayad Chaul

A maior parte da Área Cultural conhece e sabe do compromisso que Marconi tem para com a cultura de nosso Estado. Tem plena consciência de que em seus governos não prometeu, fez! Realizou praticamente os grandes feitos que estão até hoje dando frutos culturais como o Fica, o Canto da Primavera, O Tenpo, a defesa Patrimonial com Reformas e Restauros e a participação efetiva no Tombamento da Cidade de Goiás como Patrimônio da Humanidade. Concebeu a Lei Goyazes, apoiou a cultura popular, lançou vários editais para Cinema e Teatro, realizou dezenas de exposições de arte com artistas consagrados e iniciantes, locais e nacionais, desenvolveu cursos livres de todas as modalidades de artes, apoiou museus (reativou o Museu da Imagem e do Som, que estava fechado), bibliotecas (inclusive a biblioteca Braille), editou mais de duas centenas de livros e edificou centros culturais no interior e na Capital, onde brindou a cultura goiana com um ícone à altura de sua importância, o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Tão afeito a área cultural, espera-se mais ainda de Marconi candidato ao governo do Estado. A resposta está no plano de governo, relativo às suas propostas para a cultura goiana.

Discutido com vários setores, através de seminários no interior do Estado, com representantes de áreas culturais e de uma equipe especializada, o plano de governo de Marconi para a cultura pode ser acessado no endereço www.marconiperillo.net. Vamos aqui comentar algumas propostas, muitas delas por demais solicitadas por boa parte do setor. O primeiro item do plano diz respeito à Regulamentação do Fundo Cultural. Aprovado no final do governo, até hoje espera ser regulamentado. É o primeiro compromisso de Marconi possibilitando mais recursos para a cultura, além de efetivar 1% do orçamento para a pasta.Com a Regulamentação do Fundo, a cultura terá mais fluidez de caixa e poderá ampliar os investimentos em todos os setores, discutindo democrática e amplamente com as entidades e gestores os melhores caminhos dos investimentos advindos.

O portal da cultura propõe-se a facilitar o acesso e conhecimento nacional e internacional das potencialidades artísticas e culturais do Estado, valendo-se das mídias sociais e das novas tecnologias, proporcionando exposição curricular,contatos, demonstrativo de vídeo de músicos e cineastas, exposições de arte e fotografia, textos literários, todos selecionados por comissões especializadas de forma a dar alta credibilidade a esse espaço virtual. É,sem dúvida, um projeto inédito de mídia eletrônica que será ofertado a todos os artistas e entidades culturais. Marconi fez o compromisso de reabrir o Centro Cultural Oscar Niemeyer na primeira semana de governo. Dará ao espaço pleno funcionamento e abrirá sua pauta às diversas manifestações culturais nacionais, internacionais e regionais, além de facilitar o acesso ao local através do transporte público e outras medidas. Temos ainda a criação do Festival de Música do Araguaia, que impulsionará o turismo em Aruanã, proporcionando lazer e cultura para os que vivem a temporada do Araguaia. Será criada ainda a Caravana Cultural do Cerrado, contando com oficinas, exposições e apresentações das diversas modalidades culturais indo da Capital para o interior, inserindo também as manifestações locais no processo de apresentações, valorizando nosso todo artístico.

O Patrimônio Material e Imaterial recebeu uma atenção especial no plano de governo de Marconi. Será criado um programa de preservação em parceria com o Iphan e iniciativa privada, de proteção e conservação em todo o Estado, além da criação do Registro do Patrimônio Imaterial que ainda não existe no Estado. Será criada ainda uma Escola Técnica de Restauração de Bens Culturais, para formação de mão de obra. Marconi incentivará a criação de museus municipais e buscará, em parceria com a educação, inserir essas questões da educação patrimonial na matriz do ensino fundamental. Marconi vai também digitalizar boa parte da Documentação Histórica e o Registro de nossa História Oral, a exemplo do que fez com Matutina Meiapontense, Informação Goyana e Revista Oeste. Ampliará os Festivais Culturais e Gastronômicos, bem como incentivará mais ainda os programas criados em seus governos como o Fica, o Canto da Primavera, o Tenpo e a Bienal do Livro. Marconi vai criar um sólido salão nacional de Arte Contemporânea, galerias de Arte Popular e avaliará a possibilidade orçamentária da distribuição de material artístico gratuito para que os alunos das escolas públicas possam dinamizar seus talentos artísticos. Aos artistas plásticos irá viabilizar subsídios para a aquisição de material de trabalho, subsídio que também será estudado para as outras áreas artísticas.

Na música, além do já citado Festival do Araguaia, o plano prevê ampliar as ações para possibilitar o desenvolvimento profissional, a revelação de novos talentos e a facilidade na produção e divulgação de suas obras musicais. Uma ampliação, em parceria com a secretaria da Fazenda, da Lei Goyazes, criada no governo Marconi Perillo, faz parte dos itens inseridos no plano de governo. A ideia é ver a possibilidade de dobrar os valores hoje presentes na referida Lei de Incentivo. Claro que vai depender das possibilidades orçamentárias do Estado. Projetos como Um Gosto de Sol e Diversão e Arte (Circuito Musical por Cidades do Interior) voltarão ampliados. Faz parte dos planos culturais de Marconi levar a Arte Goiana em seus múltiplos aspectos para se apresentar além fronteiras do Estado. Rio, São Paulo, Brasília e Belo-Horizonte, serão avaliados como centros de apresentação de nossa arte e cultura.

Na área da literatura, Marconi lançará Bolsas de Publicações Regionais, específicas para o Interior do Estado, um programa de apoio às Bibliotecas Públicas e fará a reedição de obras esgotadas da Literatura Goiana. Por fim, Marconi investirá em formação de mão de obra específica para os diversos setores da cultura e equipará os espaços públicos de apresentação artística com som, luz e técnicos, possibilitando aos artistas a realização de seus trabalhos com custos reduzidos. Os Pontos de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura, programas bem sucedidos do governo federal, serão apoiados dentro das políticas públicas do plano de governo Marconi Perillo para a cultura. Assim, Marconi sabe que Goiás quer mais. Fará mais!


Nasr Fayad Chaul é ex-presidente da Agepel e professor titular da Faculdade de História da UFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário