terça-feira, 21 de setembro de 2010

Marconi Perillo: apoio de Frederico Jayme Filho!





Política & Justiça
Frederico Jayme anuncia apoio a Marconi
Ex-conselheiro do TCE e filiado ao PMDB faz pronunciamento para explicar motivos de seu apoio ao candidato tucano

Taynara Borges

Ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Frederico Jayme Filho (PMDB) anuncia hoje apoio à candidatura do governadoriável Marconi Perillo (PSDB). Desafeto de Iris Rezende (PMDB), Frederico se reunirá com lideranças políticas na Associação Médica de Anápolis para explicar porque, mesmo filiado ao PMDB, vai apoiar um candidato da oposição.

Os sinais de uma desafeição entre Frederico e Iris surgiram ainda no ano de 2006 quando, convidado por Maguito Vilela (PMBD) para ser seu candidato a vice-governador, Frederico se viu barrado por Iris. Na ocasião, o atual candidato à Prefeitura de Goiânia queria compor a chapa com a legenda petista, mas acabou definindo o nome da ex-deputada Onaide Santillo, do PMDB de Anápolis.

O fato gerou forte desconforto entre as lideranças peemedebistas, que se sentiram marginalizadas das decisões do partido. Frederico então assumiu a coordenação geral da campanha, mas o mau tempo não acabou. Após a derrota peemedebista para Alcides Rodrigues (PP), ele atribuiu a derrocada ao próprio partido, dizendo que seus representantes possuíam “velhos vícios”.

Novas eleições para governador do Estado este ano, mais um capítulo na história de desentendimentos internos no PMDB. Em agosto, Frederico voltou à cena com críticas ao ex-senador Mauro Miranda que, no dia 29 de julho, convidou os peemedebistas insatisfeitos com a condução da campanha a “pescar votos sozinhos com o próprio carro e gaso-lina paga do próprio bolso”.

Em entrevista ao Diário da Manhã, em agosto, Frederico afirmou que “esse é o grande mal do PMDB: a falta de humildade, falta de diálogo. Se alguém manifesta insatisfação, esse alguém tem que ser ouvido. De repente, uma reclamação pode abrir os olhos do candidato majoritário para um novo caminho”. E completou dizendo que “com suas declarações, Mauro Miranda prestou um desserviço ao partido.” Maguito então entrou na discussão condenando Frederico por ter “lavado roupa suja em público”. Também em entrevista ao DM, no mesmo mês, o prefeito de Aparecida de Goiânia respondeu.“É lógico que temos problemas na campanha. Aliás, toda campanha é difícil no início, não só a nossa, mas as dos adversários também. Agora o grande problema do PMDB é que ao invés de procurar corrigir internamente as questões, de buscar diálogo, os companheiros usam a mídia para externar os problemas e isso não é bom. Temos que aprender a lavar a roupa suja em casa”, rebateu.

Frederico vem de um histórico de posicionamento contrário ao da cúpula peemedebista. Em 1998, foi contra a federalização do Banco do Estado de Goiás (BEG) e também contra a venda da Usina de Cachoeira Dourada, ambas realizadas no governo Maguito. Nestas eleições, chegou a se candidatar a deputado estadual, representando o PMDB de Goianésia, mas desistiu do pleito, tendo seu nome substituído pelo de Mara Naves.

Frederico Jayme foi secretário de Estado da Segurança Pública no governo Iris Rezende, em 1985; presidente da Assembleia Legislativa de 1987 a 1989; nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em março de 1989 e eleito presidente do TCE em 1992 e em 1996. Ele é o candidato a deputado estadual mais bem votado em Goiás (1986).


José Eliton cumpre agenda pelo Nordeste goiano e faz carreatas

O candidato a vice governador pela coligação Goiás Quer Mais conclui hoje o roteiro de carreatas e visitas em todo Nordeste goiano para pedir votos para Marconi Perillo. José Eliton visita, hoje, Sítio D’Abadia, Damianópolis, Mambaí, Buritinópolis, Simolândia, Alvorada e Iaciara juntamente com prefeitos e lideranças da região, oportunidade em que fará carreatas em todas essas cidades. No fim de semana que passou, José Eliton percorreu Campos Belos, Monte Alegre, Terezina, Cavalcante, Colinas do Sul e São João D’Aliança . Em Campos Belos, o prefeito Sardinha (PR) confirmou apoio a Marconi Perillo e, juntamente com o candidato, percorreu as ruas ao lado também de José Eliton, os candidatos Lúcia Vânia (PSDB) e Demóstenes Torres (DEM), que concorrem vaga ao Senado. Acompanharam a comitiva os candidatos a deputado estadual Iso Moreira (PSDB) e Betinho da Saneago (PTB) e a deputado federal Vilmar Rocha (DEM), que seguiram para as outras cidades, enquanto Marconi cumpria agenda no Entorno do Distrito Federal.

Em discurso em Teresina de Goiás, José Eliton voltou a destacar a importância de diminuir as diferenças regionais existentes no Nordeste goiano. “Eu conheço profundamente as diferenças do Nordeste goiano e, tendo a oportunidade, quero ser instrumento para diminuir essas desigualdades e trazer o mesmo desenvolvimento existente no Sul e Sudoeste goiano”, afirmou José Eliton, destacando ainda que Marconi Perillo foi o único candidato que apresentou propostas concretas para o desenvolvimento do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário