terça-feira, 14 de setembro de 2010

Marconi Perillo: com alegria, rumo à vitória!

Diário da Manhã

Política & Justiça


Instituto Grupom indica vitória de Marconi no primeiro turno
Candidato do PSDB alcança 50,5% dos votos válidos e apresenta o segundo menor índice de rejeição

Pesquisa mostra desempenho bom do tucano em todas as regiões de Goiás pesquisadas pelo instituto

Em um eventual segundo turno, Vanderlan perderia para os seus dois adversários mais fortes

Daniela Gaia

A quinta rodada da pesquisa do Instituto Grupom/ Rádio 730, divulgada ontem, confirma a vitória do candidato da coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo (PSDB), no primeiro turno com 50,5% das intenções dos votos válidos.

Em seguida, aparece o candidato da coligação Goiás Rumo ao Futuro, Iris Rezende (PMDB), com 34,4% e o candidato da coligação Goiás no Rumo Certo, Vanderlan Cardoso (PR), com 13,7%. A candidata Marta Jane (PCB) tem 1,3% e o candidato da coligação Goiás Pra Você Não Pra Eles, Washington Fraga (PSol), recebeu 0,2% das intenções de voto.

No levantamento estimulado, Marconi também apresenta vantagem sobre Iris. Na pesquisa – em que o entrevistado consulta uma listagem com o nome dos candidatos - o tucano possui 46,2% das intenções de votos válidos. Iris tem 31,4%. Vanderlan aparece em terceiro lugar, com 12,6% das intenções.

A pesquisa é a segunda realizada depois do início do horário eleitoral gratuito e aponta crescimento de seis pontos da candidata Marta Jane, com 1,2%, em relação ao último levantamento. Fraga permanece com o mesmo índice da pesquisa anterior: 0,2%. A margem de erro é de 2,8 pontos para mais ou para menos. 2,5% dos eleitores votam branco ou nulo. O índice de indecisos foi de 6%.

Na pesquisa espontânea, Marconi também está em primeiro lugar das intenções de voto do eleitorado, apesar de ter oscilado 1,2 ponto para baixo. O tucano tem 35,1%, enquanto Iris tem 25,5%, seguido por Vanderlan, com 8,5%, que também oscilou 1,2 ponto, mas para cima. Nesse tipo de levantamento não se apresenta uma cartela com nomes dos candidatos a governador ao entrevistado. Os eleitores que preferiram não avaliar, votaram branco ou nulo apresentaram índice de 30,7%.

O candidato do PSol foi o mais rejeitado pelos entrevistados. Fraga recebeu 23,1%, seguido por Iris com 18,5% e Marta Jane, com 17,1%. Quem apresentou menor índice foi Vanderlan, com 11,7%. Marconi ficou em penúltimo lugar com 15,1%. O percentual dos eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos é de 44,9.

Em um possível segundo turno entre Marconi e Iris, o senador lidera nas intenções de voto com 51,4%, enquanto o peemedebista tem 38,2%. Os indecisos foram 7,3%. Os eleitores que rejeitam os dois candidatos, os votos brancos e nulos, foram de 3,1%.

Na alternativa entre Marconi e Vanderlan, novamente a vantagem é do tucano com mais da metade dos votos de diferença, com 61,6%. Vanderlan teve 25%. O índice de indecisos foi de 9,5%. Na hipótese de segundo turno entre Iris e Vanderlan, o ex-prefeito de Goiânia lidera a disputa com 58,7%. O ex-prefeito de Senador Canedo, teve 25,4%. Os indecisos variam pouco, com 9,6%. O índice de rejeição, votos brancos e nulos foi de 6,4%.

A pesquisa eleitoral Rádio 730/Grupom foi realizada entre os dias 7 e 11 de setembro. Foram entrevistadas 1.202 pessoas. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TER-GO), sob o número de protocolo 41525/2010, de 06/09/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob protocolo de número 29348/2010, de 06/09/2010.


Cruzamento

Marconi foi o preferido nas intenções de voto dos eleitores de todas as faixas etárias na pesquisa. O candidato lidera entre os jovens com até 25 anos, tendo 53,5% das intenções de voto. Enquanto Iris apresenta maior índice na preferência de eleitores mais velhos, com 34,7%.

No quesito grau de escolaridade, Marconi está equilibrado entre os eleitores de todos os graus de instrução. Entre os eleitores com curso superior, o tucano caiu quatro pontos em relação à rodada anterior, com 47,3%. Iris está mais bem colocado entre os eleitores com menor grau de escolaridade, com 36,5% e Vanderlan cresceu quase cinco pontos entre os eleitores com curso superior, apresentando 19% das intenções de voto deste grupo.

Na estratificação por situação no mercado de trabalho, o melhor índice de Iris foi entre os eleitores que não trabalham, com 32,9%. Marconi tem melhor desempenho entre os desempregados, com 51%. Já Vanderlan teve a maior votação por parte dos eleitores que estão empregados, com 13,4%. O maior índice de Vanderlan também foi com os entrevistados que são chefes de família: 13,6%. Marconi está na preferência de filho (a), recebendo 53,9% das intenções de voto. Iris está na preferência dos agregados, com 39,1%.


Tucano lidera em todas as regiões do Estado

Marconi lidera a pesquisa de intenção de voto para o governo em todas as cinco regiões pesquisadas. apresenta altos índices em todas as cinco regiões. O tucano tem a maior porcentagem na região leste, com 52,2%. Na mesma região, Iris apresentou crescimento de quase dez pontos e alcançou 30,8%. A região leste diz respeito ao Entorno do Distrito Federal e o crescimento de Iris pode ser reflexo do comício com o presidente Lula e a candidata à presidência Dilma Rousseff (PT), na segunda-feira (6). O peemedebista tem maior índice no noroeste goiano, com 36,7%.

No centro do Estado, que engloba a região metropolitana de Goiânia e Anápolis, o segundo colégio eleitoral de Goiás, Vanderlan apresentou o maior índice, dentre as regiões, sendo lembrado por 18,4% dos entrevistados. Na mesma região, Iris tem 29,6% e Marconi, 42,8%. O índice de rejeição foi maior para a região central, com 2,9%. O total de todas as regiões foi de 11,2%. Os indecisos ou que não avaliaram a pesquisa foi 32,5% no somatório de todas as regiões. O maior índice foi para a região leste, com 8,2%.


Maioria do eleitorado de Iris é masculino

O candidato a governador Marconi lidera entre os eleitores do sexo feminino, com 48,8%. O tucano também apresenta o maior índice junto aos homens: 43,4%. De acordo com o levantamento, Iris e Vanderlan tiveram melhores avaliações dos eleitores do sexo masculino. Iris tem 34% das intenções de voto dos homens e 29% das mulheres. Vanderlan tem 13% e 12,2%, respectivamente.

Vanderlan melhor entre os mais ricos

No quesito renda familiar do eleitor, Vanderlan alcança seu melhor índice entre os eleitores que ganham mais de dez salários mínimos por mês, com 13,6% da preferência. O mesmo ocorre com Marconi, que tem 50,6% das intenções de voto. Iris tem melhor desempenho entre os eleitores de baixa renda, com 32,8% das intenções entre os que ganham até três salários mínimos.

Enquanto Iris está na preferência dos eleitores que declararam não ter religião, com 33,7% das intenções de voto, Marconi e Vanderlan têm maior desempenho entre os espíritas. O tucano tem 51,4% e Vanderlan com 22,9% das intenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário