quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Marconi Perillo: apoio dos micro e pequenos empresários!





Opinião

Por que os micro e pequenos empresários querem Marconi?

Hélio Rodrigues de Almeida

A trajetória humana é feita de decisões. Cada homem, cada mulher, no seu dia a dia, se vê compelido a tomar iniciativas, fazer escolhas e trilhar seu caminho em direção ao futuro. Essa realidade tanto diz respeito ao indivíduo quanto à sua atuação nas instituições, organizações e nos seus relacionamentos com outras pessoas. Muitas vezes, são decisões de grande importância, que devem ser tomadas na hora certa e de forma adequada. São decisões que exigem sabedoria, bom senso e, sobretudo, avaliação acurada das circunstâncias, para evitar dissabores e consequências indesejáveis.

É com base nessas premissas que a Federação da Micro e Pequena Empresa de Goiás (Fempeg), a qual tenho a honra de representar como presidente, decidiu assegurar apoio ao candidato Marconi Ferreira Perillo Júnior ao governo de Goiás. Neste caso, não se trata da decisão de uma pessoa ou de uma liderança, mas da vontade da maioria do corpo diretivo e dos dirigentes das demais entidades que integram a Federação, tais como: as 58 Associações Goianas de Micro e Pequenas Empresas (Agpe's) e os 111 Núcleos de Micro e Pequenas Empresas (Nupe's) espalhados em todo o território goiano, o Movimento Goiano da Micro e Pequena Empresa e os três sindicatos das MPEs (Indústria, Comércio e Prestadores de Serviços).

A decisão de apoiar o candidato Marconi não se limita à manifestação pura e simples de uma entidade e de seus filiados. Ela vem acompanhada de ações concretas que traduzem ampla movimentação positiva e propositiva em todo o Estado, com o objetivo de angariar o maior número possível de votos para o candidato com o qual estamos firmando este compromisso. Desse modo, acreditamos que nenhuma das 129 mil microempresas de Goiás e os cerca de 1,2 milhões de empregados que nelas atuam ficarão sem receber nossas mensagens e pedidos de voto para Marconi Perillo.

Vale ressaltar que o apoio incondicional ao candidato não surgiu por acaso. É resultado de inúmeras reuniões de lideranças e da avaliação aprofundada dos benefícios já assegurados ao segmento por este competente administrador, que, tanto como parlamentar quanto na condição de chefe do Poder Executivo, deu provas de que tem compromisso com a micro e pequena empresa. Senão vejamos:

1 – criou o Produzir e o Microproduzir, que resultaram na redução dos impostos para as empresas goianas;

2 – criou o Crédito Produtivo com recursos do FunProduzir, (fundo financeiro que lastreia o crédito produtivo), assegurando a oferta de crédito com juros subsidiados aos MPEs goianos;

3 – criou o Regime Tributário Simplificado (RTS), que resultou na isenção de ICMS para as microempresas, visando a aquisição de mercadorias e matérias primas;

4 – concedeu isenção total de taxas para registros das micros e pequenas empresas durante a realização dos governos itinerantes;

5 – criou o Cartão da Renda Cidadã, que levou milhares de famílias beneficiadas a comprar mais produtos de micro e pequenas empresas instaladas em todo o território goiano;

6 – ofereceu integral apoio às entidades empresariais, favorecendo a ampliação do número de associações de micro e pequenas empresas nos municípios goianos, culminando com a criação da própria Fempeg.


Estamos convencidos de que Marconi Perillo, eleito governador e assumindo a administração estadual, continuará oferecendo integral apoio ao segmento, até porque tem pleno conhecimento das lutas e da capacidade empreendedora dos micro e pequenos empresários que desejam continuar contribuindo fortemente para o desenvolvimento de Goiás por meio da geração de emprego, trabalho e renda. Igualmente, temos convicção de que Marconi Perillo, eleito governador, estará pronto para criar mecanismos e instrumentos eficazes de apoio aos micro e pequenos empresários, dentre eles uma unidade administrativa no âmbito da máquina estadual, que esteja voltada exclusivamente aos interesses deste valioso segmento.

Se as medidas adotadas em gestões anteriores foram vitais para a sobrevivência e o fortalecimento das micro e pequenas empresas, aplicadas por meio de uma Superintendência no âmbito da Secretaria de Indústria e Comércio, muito mais elas serão eficazes se a referida Superintendência for transformada em uma secretaria específica. Este, aliás, é um justificável pedido de nosso segmento empresarial, pois, quando misturadas às grandes, as Micro e Pequenas Empresas, por vezes, são inviabilizadas. Em decorrência das dificuldades e desafios em todos os sentidos, repetimos, já é tempo das MPEs terem uma pasta própria e uma política de apoio consistente.

É com esta visão que estamos trabalhando, e trabalhando muito, para ver Marconi Perillo outra vez no Palácio das Esmeraldas. Como já dito, é uma decisão importante, adotada no momento oportuno, por um grupo de homens e entidades comprometidos com o desenvolvimento de Goiás. É uma decisão que se coloca com os melhores propósitos e, por isso mesmo, carregada de esperança em um futuro melhor para toda a população goiana.



Hélio Rodrigues de Almeida é presidente da Federação da Micro e Pequena Empresa de Goiás e do Movimento Goiano da Micro e Pequena Empresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário