quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lúcia Vânia: defesa do meio ambiente!





Política & Justiça

Trajetória de Lúcia Vânia é ligada à defesa de políticas ambientais
Tucana foi peça fundamental na criação da Cooperativa de Reciclagem do Lixo de Goiânia, em 98

Da Redação

Se hoje a reciclagem de lixo é um tema incorporado ao dia a dia da sociedade, nem sempre foi assim. Num passado recente, o assunto era tratado com total indiferença pelo poder público e pela própria população. Foi graças ao trabalho pioneiro de Lúcia Vânia, no final da década de 90, que esse tema passou a ser tratado com a devida importância.

À frente da Secretaria Nacional de Ação Social, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, Lúcia Vânia foi peça fundamental para a criação da Cooperativa de Reciclagem de Lixo de Goiânia (Cooprec). Implantada em 1998 numa área do Jardim Conquista, a cooperativa inicialmente envolveu o trabalho de cerca de 40 famílias de baixa renda que residiam na região.

Uma das pioneiras do projeto, a diretora administrativa da Cooprec, Nair Rodrigues, relembra o apoio que Lúcia Vânia deu para a implantação da cooperativa. Segundo Nair, foi graças aos recursos destinados pela Secretaria de Ação Social que o projeto da cooperativa saiu do papel. “Na época, a secretária Lúcia Vânia teve uma sensibilidade muito grande para entender os nossos objetivos e a importância de nosso projeto. Essa cooperativa foi pioneira no Brasil e serviu de modelo para outros Estados”, afirma.

Mais do que uma visão inovadora e particular da questão ambiental, Nair Rodrigues acredita que a senadora Lúcia Vânia pensou especialmente na inclusão social. “O que nós tínhamos aqui era um grupo de pessoas que se propunha a sobreviver do lixo num tempo em que pouco se falava em reciclagem. No início, a própria população não acreditava no projeto. A senadora não pensou apenas no lucro, mas nas pessoas que poderiam ter uma vida melhor a partir daquele trabalho.”


Reciclagem

A diretora administrativa da Cooprec vai mais além. Ela diz que se todos os políticos tivessem a iniciativa e a visão da senadora, a realidade do País hoje seria muito diferente. “De lá para cá houve um avanço muito grande na questão da reciclagem de lixo, mas se não fosse a compreensão de Lúcia Vânia e seu empenho em garantir as verbas necessárias para a cooperativa, o projeto não teria sobrevivido. Ela apostou na ideia e se mostrou uma mulher de visão inovadora, pioneira.”

Na área ambiental, Lúcia Vânia também foi responsável por trazer recursos para a construção da Barragem do Ribeirão João Leite e para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Essas duas obras são fundamentais para garantir a melhoria da qualidade de vida da população goianiense. No Congresso Nacional, a senadora também teve papel fundamental na aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a destinação adequada do lixo em todo o País.

Sobre isso, ela destaca que finalmente o Brasil começa a acordar para um dos maiores problemas ambientais do planeta, que é o gerenciamento do lixo. De acordo com a senadora goiana, o mais importante é que agora haverá outros responsáveis pela coleta dos resíduos sólidos além dos municípios e dos catadores de lixo. “Essa política traça metas, estabelece prazos, oferece meios de fiscalização e traz incentivos para a destinação adequada dos resíduos sólidos. É um marco importante na questão do meio ambiente”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário