segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Marconi Perillo: identidade com Senador Canedo!





Opinião

Marconi lançou as bases para o progresso e desenvolvimento de Senador Canedo

Emerson Costa
19 de Setembro de 2010

O nome do povoado Senador Canedo, que antes era denominado Esplanada, foi em homenagem ao senador Antônio Amaro da Silva Canedo, primeiro representante de Goiás junto ao Senado Federal. Em 31 de março de 1953, o povoado foi elevado à condição de distrito, pertencendo a Goiânia. Em 09 de Janeiro de 1988, o governador Henrique Santillo assinou Lei n° 10.435 de emancipação de Senador Canedo. Em janeiro de 1998, Senador Canedo é elevada à condição de Comarca, por meio da Lei Estadual n° 13.243 de 13 de janeiro de 1998.

Mesmo depois de emancipada, Senador Canedo era uma cidade suja, empoeirada, poucas ruas asfaltadas. A Avenida Dom Manoel, a principal via de Senador Canedo, era um misto de avenida e rodovia que ligava Goiânia/Senador Canedo a Caldazinha, enfim, uma continuidade da Rodovia GO-352. Senador Canedo já foi eleita a cidade mais feia do Estado de Goiás.

Marconi lançou as bases para o progresso de Senador Canedo. Na campanha eleitoral de 1998, Marconi fez o compromisso de tornar a cidade de Senador Canedo realmente independente de Goiânia. Durante o período em governou, de 1º de janeiro a 31 de março de 2006, foram investidos no município mais de 35 milhões de reais em obras físicas, infraestrutura, programas sociais e doação de veículos, representando uma média mensal de 307 mil reais.

A proximidade de Senador Canedo com a Capital sempre exigiu dos governantes uma atenção maior pelo fato de exigir maior mobilidade dos trabalhadores no deslocamento para o trabalho uma vez que ali não dispõe de colocação suficiente para todos. Entretanto, somente com o Governo Marconi, Senador Canedo passou efetivamente a fazer parte da agenda do governo estadual. Senador Canedo recebeu uma atenção especial em todos os programas sociais como o Bolsa Universitária, Renda Cidadã, Banco do Povo, Casas Populares.

Enfim, nenhum progresso surge da noite para o dia e as bases para um desenvolvimento seguro também nascem da legislação voltada para esse fim. Cinco meses depois de assumir o governo, Marconi já editava uma lei que permitia aos municípios incrementar sua infraestrutura. Trata-se da Lei Estadual nº 13.462 de 31 de maio de 1999 que autorizava a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas a firmar convênios com os municípios goianos com a finalidade de realizar, em conjunto, obras de infraestrutura urbana. Essa lei contemplou todos os municípios goianos, sem qualquer discriminação de cor partidária. Daí nasceu o programa Asfalto Novo. Depois, vieram as leis que possibilitaram a implantação de programas sociais que trouxeram benefícios aos menos favorecidos em todo Estado de Goiás como a Renda Cidadã, Morada Nova, Bolsa Universitária.

O bom disso tudo é que não foi apenas Senador Canedo o grande beneficiado pelos programas sociais de Marconi. Todo o Estado foi contemplado. Foram programas que serviram de modelo até para o governo federal. Infelizmente, esses programas estão a passos de tartaruga e muito mal administrados pelo atual governo que apoia o candidato que diz ter criado Senador Canedo em cinco anos, esquecendo que esse município tem uma história que começa lá em 1953. Esses programas são as meninas dos olhos do próximo governador e, com certeza, voltarão ainda melhores no próximo ano porque o Marconi sempre cumpriu seus compromissos com o povo.


Emerson Costa é colaborador do Diário da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário