segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Marconi Perillo: força e coragem para vencer!


ELEIÇÕES 2010


Emoção dá tom a últimos programas
Candidatos também vão reforçar propostas já apresentadas no horário eleitoral

Bruno Rocha Lima

Os últimos dois programas do horário eleitoral gratuito dos candidatos ao governo de Goiás, que serão veiculados hoje e quarta-feira, vão apelar para um tom mais emocional para conquistar o eleitor na reta final da campanha, contam os marqueteiros dos três candidatos mais bem colocados na disputa em Goiás.

Além do tom emocional, a tendência é de que não surjam novas propostas de grande impacto. Os programas vão aproveitar que, historicamente, o horário eleitoral ganha maior audiência na última semana, quando o eleitor costuma se interessar mais pela disputa, e vão reforçar os projetos já apresentados.

Explorar novas propostas de impacto por agora, na opinião da maioria das pessoas consultadas pela reportagem, pode ter efeito pífio pelo pouco tempo para difundí-las. Com o agravante de perder o espaço que poderia ser utilizado para dar maior projeção aos projetos já apresentados anteriormente.

"Como são apenas mais dois programas, vamos aproveitar para reafirmar nossas principais propostas, deixando claro o compromisso do Marconi (Perillo, PSDB) com Goiás", afirma Carlos Maranhão, marqueteiro da campanha tucana.

"Não há tempo para trabalhar em cima de novas propostas e nem guardamos algo nesse sentido. O principal do programa de governo do candidato já foi todo apresentado e agora o momento é de reforçar o que já foi colocado", afirma o publicitário Hamilton Carneiro, responsável pelo marketing do candidato Iris Rezende (PMDB).

Embora a equipe de marketing de Vanderlan Cardoso (PR) também aposte mais no reforço das propostas que já foram colocadas, o coordenador de marketing da campanha, Jorcelino Braga (PP), promete apresentar "uma surpresa" nesta semana. Os últimos programas de Vanderlan também vão focar muito em mostrar o perfil do candidato ao eleitor, que ainda é menos conhecido que Iris e Marconi.


Emoção

A avaliação geral é de que a disputa eleitoral atingiu o momento em que a maior parcela do eleitorado começa a se envolver com ela de uma forma mais intensa. Daí a crescente exploração do tom mais emocional nos programas de TV, o que vai atingir o ápice esta semana. A campanha irista afirma que vai se apoiar no carisma e credibilidade do candidato para aumentar sua aceitação junto ao eleitor. "O Iris tem uma história muito forte com Goiás e sua palavra tem impacto nas pessoas, pois elas confiam no que ele diz", afirma Hamilton Carneiro.

A campanha marconista também aposta na mesma linha. "O tom emocional já vem crescendo naturalmente na campanha, não é algo exatamente planejado, mas agora atinge seu ponto mais alto. Marconi está falando menos como executivo e mais como ser humano, algo que ocorreu naturalmente com o candidato, pelo próprio clima da campanha", diz Maranhão.

Os dois últimos programas de Vanderlan vão bater na tese de que ele deve passar para um eventual segundo turno, criando assim uma perspectiva de vitória. Além de reforçar a presença do candidato, existe a perspectiva de colocarem depoimentos de personalidades goianas pedindo votos para o republicano.


Protagonista, Lula sai de cena na reta final

A grande figura dos programas de TV na disputa pelo governo de Goiás não é candidato a nada, mas teve uma presença marcante durante toda a campanha: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Personalidade que figurou intensamente no programa do PMDB e chegou a aparecer na campanha do PSDB, Lula pode não aparecer mais nestes últimos programas que antecedem o primeiro turno.

Embora tenha guardado material inédito do presidente reforçando seu apoio a Iris Rezende, até ontem a perspectiva do marketing peemedebista era de não utilizar as imagens. "A questão do apoio do Lula a Iris está bem consolidada na cabeça do eleitor, assim como uma futura parceria com Dilma, caso os dois sejam eleitos", afirma Hamilton Carneiro, que também não descarta totalmente a inserção de alguma declaração de Lula.

Já a campanha marconista utilizou a imagem de Lula para reduzir o impacto das críticas do presidente ao candidato tucano. A cena mostrada foi de um discurso em 2005, no qual o presidente elogia os programas sociais adotados por Marconi e diz que eles ajudaram a dar forma ao Bolsa Família. No núcleo de comunicação da campanha tucana a avaliação é que a inserção já atingiu seu objetivo e colocá-la novamente poderia ter um efeito negativo.

Embora pertença à base do presidente Lula, Vanderlan Cardoso não utilizou imagens do petista em sua campanha. Apenas lembrou durante os programas sua boa relação com o Palácio do Planalto, mostrando que, caso ele e a petista fossem eleitos, não teria dificuldade de interlocução com o governo federal.


Audiência

Até agora, o horário eleitoral deste ano teve audiência mais baixa que a média dos anos anteriores, afirmam os marqueteiros consultados pelo POPULAR. Contudo, os programas de TV ainda são as maiores aposta das campanhas para conquistar o voto do eleitor.

A baixa audiência - que tende a crescer esta semana - deve-se à disseminação das TVs por assinatura e parabólicas. O rádio serviu para amenizar a lacuna da TV nas regiões onde as emissoras locais têm pouco alcance, como no Entorno do Distrito Federal. 


Veículo de carreata explode

Uma caminhonete que levava foguetes durante a carreata da coligação Goiás Rumo ao Futuro sofreu ontem uma explosão em Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, durante uma carreata com o candidato ao governo Iris Rezende (PMDB) e os senadoriáveis Adib Elias (PMDB), Pedro Wilson (PT).

A Secretaria de Segurança Pública do Estado, que acompanhou investigações, disse que a polícia trabalha com duas linhas de investigação. Testemunhas disseram ter visto quando um motociclista se aproximou da caminhonete e jogou um artefato que teria causado a explosão dos foguetes. Outro grupo testemunhou dizendo que o fogueteiro acidentalmente teria acendido um dos foguetes direcionando-o para baixo, o que teria atingido a carga e provocado a explosão. A Secretaria fala às 8h30 sobre o assunto. 


Liminar tira Nerso de programas

A juíza auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade concedeu ontem uma liminar suspendendo a propaganda do candidato ao governo Marconi Perillo (PSDB), protagonizada por Nerso da Capitinga, personagem do humorista Pedro Bismarck. O pedido foi feito no sábado pelos advogados da Coligação Goiás no Rumo Certo, do governadoriável Vanderlan Cardoso (PR).

A propaganda é veiculada no YouTube desde a última sexta-feira. No vídeo, de 27 segundos, Nerso aparece de óculos e nariz falso se apresentando como "o candidato ‘deferente’" que tem dois padrinhos "que não podem ser apresentados de jeito nenhum". "Um é o governador e o outro é aquele da bolachinha, da rosquinha, mas aquilo é pesado demais", diz o humorista se referindo ao governador Alcides Rodrigues (PP) e ao deputado federal Sandro Mabel (PR), que apoiam Vanderlan.

No pedido, os advogados questionaram os termos empregados na propaganda, considerados demasiadamente pejorativos e que o uso de acessórios evidenciariam "a clara intenção de fazer uma caricatura de Vanderlan". A coligação terá de retirar o vídeo em 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 3 mil.(Renato Queiroz)


Polícia acha donativos com prefeito

Numa operação realizada ontem a Polícia Civil de Alagoas apreendeu donativos para vítimas das enchentes de junho que se encontravam irregularmente na casa de José Elói da Silva (PSC), prefeito de Santana do Mundaú (a 110 quilômetros de Maceió). (FP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário