sábado, 11 de setembro de 2010

Marconi Perillo: falta muito pouco, militância!




Política & Justiça 


Marconi lidera pesquisa Ibope
Candidato do PSDB mantém frente com 42%. Levantamento frustra PMDB e Iris não mostra crescimento esperado 

Taynara Borges 

A menos de um mês para as eleições, Marconi Perillo (PSDB) lidera pesquisa Ibope/TV Anhanguera divulgada ontem. O candidato ao governo  pela coligação Goiás Quer Mais aparece com 42% das intenções de voto, enquanto Iris Rezende (PMDB), representante da coligação Goiás Rumo ao Futuro, tem 33%. O terceiro colocado, Vanderlan Cardoso (PR), tem 10% das intenções de voto; Marta Jane (PCB), 1%; e Washington Fraga (PSol) não pontuou entre os eleitores entrevistados. 

Os votos brancos e nulos registraram 5% e os eleitores que não sabem em quem votar, 9%. Iris caiu um ponto percentual e oscilou dentro da margem de erro. A pesquisa frustra o comando da campanha de Iris, pois havia a expectativa de crescimento do candidato após uma semana positiva para o candidato com a realização do comício em Valparaíso. O Ibope entrevistou 812 eleitores em todo o Estado. A margem máxima de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Marconi e Iris oscilaram dentro da margem de erro (o tucano, 3, e o peemedebista, 1). No primeiro levantamento do Ibope, no dia 13 de agosto, Marconi tinha 45% das intenções de voto, e o governadoriável peemedebista aparecia com 34%. Já Vanderlan registrou subida, pois apontava apenas 5% no levantamento anterior. Ibope joga por terra a expectativa irista de transferência de prestígio do presidente Lula e da presidenciável Dilma Rousseff (PT) na disputa pelo governo de Goiás. O Ibope simulou segundo turno com os dois primeiros colocados. A pesquisa estimulada apontou que Marconi Perillo venceria com 48%, enquanto Iris Rezende teria 38%. 


Senado

Candidatos à reeleição, os senadores Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB) lideram a pesquisa Ibope. Com subida nos índices, Demóstenes aparece com 49% e Lúcia com 39%. Na terceira posição está o deputado federal Pedro Wilson (PT), com 15%. Logo em seguida, os candidatos Paulo Roberto Cunha (PP) e Adib Elias (PMDB) estão empatados com 7%. O cantor Renner (PP) ocupa a sexta posição, com 6%; Elias Vaz (PSol) a sétima, com 3%; Rubens Donizetti (PSTU) vem em oitavo, com 2%, e Bernardo Bispo (PCB) é o último, com 1%. 24% dos pesquisados apontaram apenas um candidato para o Senado. 13% disseram votar branco ou nulo. 

Encomendada pela TV Anhanguera, a pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número 41387/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário