terça-feira, 14 de setembro de 2010

Marconi: concretizando sonhos!

Diário da Manhã

Opinião

Meu testemunho como beneficiário da Bolsa Universitária

Henrique Rogério da Paixão

A realidade da política goiana nas últimas décadas possui um marco: antes dos governos de Marconi e pós-Marconi. A atual campanha eleitoral deixa nítido o divisor edificado por Marconi pela acirrada disputa dos candidatos de maior destaque no cenário goiano. As pesquisas de intenções de votos direcionam que Marconi, mais uma vez, se sobrepõe como político capacitado, o que incomoda os adversários. A população cria em torno de seu nome uma onda, causando aos concorrentes o temor iminente da sedimentação da campanha eleitoral, com decisão no primeiro turno.

Isso se deve, com toda evidência, à postura administrativa implementada pelas gestões de Marconi. Colhe ele os frutos do que semeou ao realizar uma política transparente e de acessibilidade social, um novo tempo de grandes realizações, dinâmico e obreiro. Materializou projetos e políticas públicas visionárias, com os olhos voltados sempre ao resgate do social. Sua gestão de grandeza quebrou as barreiras no até então estagnado processo de desenvolvimento regional, colocando, assim, Goiás de uma vez por todas no plano nacional. Essa postura política edificada por Marconi focava os goianos, sem distinção de classes sociais, atuando como um verdadeiro estadista humanitário. Suas façanhas administrativas resgataram a um só tempo os sonhos e o alcance à dignidade do povo goiano.

Dentre os inúmeros projetos, merece destaque o Programa Morada Nova, que integrava o Cheque Moradia e o Cheque Reforma. Com a construção de casas populares, bem diferentes daquelas construídas até então, substituiu-se as casas de placa de cimento pelas edificadas em alvenaria, permitindo a plena satisfação dos beneficiários e concretizando os sonhos da casa própria.

No mesmo sentido moderno de gestão, idealizou o Crer, tornou-o referência nacional na reabilitação motora daqueles que portadores de necessidades especiais. Solidificou os sonhos de vida daqueles que não tinham ou têm esperança de reabilitar-se. Concretizou vários programas de incentivo ao desenvolvimento, como o Banco do Povo, gerando oportunidade de trabalho e renda aos pequenos empreendedores. Essa nova forma de gerenciar o Estado demonstrou sua capacidade de resgatar os sonhos dos goianos, com projetos concretos e motivadores de crescimento pessoal e social.

Vale dizer que esse crescimento pessoal e social conta com a confiança plena e total de quem o conhece bem, os seus amigos. Por outro lado, fortalece a esperança e a fé de quem o tem como o melhor candidato. Isso é demonstrando desde 1998, porque Marconi já trazia em sua plataforma de gestão a implantação do programa Bolsa Universitária.

Naquela época ainda estudante, passando por dificuldades financeiras, com as mensalidades da faculdade em atraso e outras adversidades afetas aos jovens de classe menos favorecida, acreditei naquele programa. Não tinha mais esperança, era a única e remota chance de realizar o meu sonho de concluir o curso de Direito.

Para minha alegria aquele jovem candidato foi eleito governador do Estado. Não demorou muito para que suas propostas se tornassem realidade. Estabeleceu o programa educacional, o Salário Escola, que contribuiu para o resgate da cidadania das famílias carentes, com a complementação da renda familiar. Muitos jovens como eu de origem humilde que não possuíam expectativas e condições financeiras de bancar seus estudos de graduação, beneficiaram-se do programa Bolsa Universitária. Isso foi uma benção!

O programa financiou os estudos daqueles que estudavam em entidades da rede particular de ensino superior em até 80% do valor da mensalidade. Esse programa virou uma realidade! Veio-me a certeza de que Marconi é alguém que cumpre o que promete e que é fiel à palavra dada e é cuidadoso na execução de seus compromissos de campanha. Tive a certeza de que estava diante de um político bom pro povo goiano. Feliz do eleitor que tem a oportunidade de eleger alguém que confia na realização de sonhos por intermédio da Educação. Como se não bastasse o incentivo aos estudantes universitários da rede particular, criou e estruturou a nossa importante Universidade Estadual de Goiás.

Este testemunho não carrega somente a visão de alguém cheio de agradecimentos pelo bem que me proporcionou, mas vale ressaltar que somente serei justo se reconhecer que o Marconi é mais do que um candidato ao governo. É alguém que sabe substituir o governo do ‘eu’ para proporcionar um modelo de gestão do ‘nós’.

Esse é Marconi, o concretizador de sonhos.


Henrique Rogério da Paixão foi beneficiado pelo programa Bolsa Universitária no governo Marconi. Hoje é advogado e professor universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário