segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Marconi Perillo: cada voto pode ajudar a ganhar no primeiro turno!




Política & Justiça
 
 
Marconi vence no primeiro turno
Candidato do PSDB tem 13,6 pontos percentuais de vantagem sobre Iris no cenário que leva em conta votos válidos 
 
Alexandre Bittencourt
 
Pesquisa Serpes/O Popular publicada ontem revela que, se as eleições ocorressem hoje, o candidato ao governo pela coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo (PSDB), venceria a disputa no primeiro turno. Os números confirmam tendência detectada pelos levantamentos nas últimas três rodadas. Se descontados os eleitores indecisos e os votos brancos e nulos, Marconi teria 51,1% – percentual necessário para liquidar a fatura já no dia 3 de outubro.
 
De acordo com a pesquisa, o candidato da coligação Goiás Rumo ao Futuro, Iris Rezende (PMDB), segue na segunda colocação com 37,5% dos votos válidos. Na rodada anterior, o peemedebista tinha 36,4%. Oscilou, portanto, dentro da margem de erro. O candidato da coligação Goiás no Rumo Certo, Vanderlan Cardoso (PR), também variou dentro da margem de erro, que é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e alcançou dez pontos percentuais. Marta Jane (PCB) e Washigton Fraga (PSol) foram citados por 0,8% e 0,4% dos eleitores.
 
A ampla vantagem de Marconi sobre os adversários se reflete também no levantamento espontâneo. Neste cenário, em que o entrevistado tem de escolher um candidato sem o auxílio de uma cartela de nomes, o tucano alcança 35,8% das intenções de voto, contra 27,2 do peemedebista. Vanderlan segue na terceira colocação, com 7,2%. Os outros dois candidatos, Jane e Fraga, alcançam, respectivamente, 0,4% e 0,1%. O percentual de indecisos é de 26,9%. Brancos e nulos somam 2,5%.
 
No quesito rejeição, o líder é Iris, que disputa o governo de Goiás pela quarta vez. Tem objeção a votar no candidato do PMDB 19,1% dos entrevistados. Com o segundo maior índice de rejeição, aparece Marconi, com 18,3%. Na sequência, aparecem Jane, com 13,8%; Fraga, com 11,1%; e Vanderlan, com 9,7%. Disseram não ter resistência a nenhum dos candidatos 43,3% dos eleitores. Não souberam responder 3,9%.
 
O Instituto Serpes fez projeção do cenário de disputa entre Marconi e Iris em um eventual segundo turno. A exemplo do que ocorreu em rodadas anteriores, Marconi venceria o governo. Admitem votar no tucano no segundo turno 51,5%, e 40,2% em Iris. Anulariam o voto 3,7%. Não souberam responder 4,6%. O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 10 de setembro de 2010. Foram entrevistados 1001 eleitores.
 
REGIÕES
 
De acordo com o jornal O Popular, que divulgou a pesquisa, Marconi lidera em seis das sete regiões pesquisadas. A única exceção é Goiânia, cidade administrada por Iris nos últimos cinco anos. Na Capital, o peemedebista registra 45,5%. O tucano aparece com 31,4%.
 
Na região central, que inclui municípios como Anápolis, Aparecida, Inhumas, Senador Canedo e Trindade, Marconi lidera com 7,6 pontos de frente sobre Iris. Ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan não conseguiu crescer na região, e oscilou dentro da margem de erro.
 
No Entorno do Distrito Federal, onde a força de Marconi é maior, o candidato do PSDB manteve a ampla vantagem sobre Iris. Ele aparece com 60% das intenções de voto, contra 24,7% de seu principal adversário. O peemedebista esperava uma grande alta na região, depois que subiu em palanque na segunda-feira, em Valparaíso de Goiás, que fica no Entorno – ao lado do presidente Lula e da ex-ministra Dilma Rousseff (PT).
 
Na região Noroeste, Marconi tem 43,8% e o peemedebista tem 38,8%. Vanderlan, que tinha 9,8% na rodada anterior, agora está com 6,2%. Na região Norte, o placar é de 56% das intenções de voto contra 35%, em favor de Marconi.
 
 
Demóstenes e Lúcia Vânia continuam na dianteira

Levantamento realizado pelo Instituto Serpes entre os dias 7 e 10 de setembro revela que o cenário da disputa pelas duas vagas no Senado é estável. Os senadores e candidatos à reeleição preservaram os índices alcançados na pesquisa anterior, e os adversários oscilaram apenas dentro da margem de erro.
 
De acordo com o Serpes, Demóstenes Torres (DEM) tem 29,1%. Lúcia Vânia (PSDB) tem 22%. Na rodada anterior, eles tinham 30% e 22,9% respectivamente. Na sequência, aparecem Pedro Wilson (PT), com 9,6%; Paulo Roberto Cunha (PP), com 4,6%; Renner (PP), com 3,8%; Adib Elias (PMDB), com 3,3%; Elias Vaz (PSol), com 1,5%; Rubens Donizette (PSTU) e Bernardo Bispo (PCB), com 0,6%. Indecisos totalizam 21,8%.
 
No que diz respeito à rejeição, o campeão absoluto é o cantor Renner. Não votam no candidato do PP ao Senado 14,5% dos entrevistados. Pedro Wilson – que enfrenta risco de ter a candidatura impugnada pela Câmara por conta de irregularidades de sua gestão como prefeito – é rejeitado por 9,8%. Elias Vaz e Lúcia Vânia têm rejeição de 9,3%. Na sequência, aparecem Paulo Roberto Cunha (8,2%), Demóstenes (7,3%), Bispo (7,1%), Adib (6,7%) e Donizette (6,4%). Rejeita nenhum 53,2%. Não souberam responder 6,2%.
 
PRESIDÊNCIA
 
O Serpes também aferiu os números da disputa presidencial em Goiás. O cenário é praticamente o mesmo da pesquisa anterior, realizada no dia 28 de agosto. A candidata do PT, Dilma Rousseff, tem 49,9% das intenções de voto. José Serra (PSDB), que visitou o Estado no sábado, tem 28,8%. Marina Silva (PV) aparece com 10,6%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário