segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Marconi Perillo: influente na Internet!




Política & Justiça

Na internet, Marconi é o mais influente
Levantamento realizado pelo Diário da Manhã mostra que candidato do PSDB está muito à frente dos adversários nas redes sociais 

 Thaís Couto 
Especial para o Diário da Manhã 

A poucas semanas da eleição que decidirá quem será o próximo governador de Goiás, levantamento do Diário da Manhã (na sexta, 10) nas principais redes sociais aponta que Marconi Perillo (PSDB) é o candidato ao governo com maior influência na rede. Foram considerados, principalmente, indicadores como o número de seguidores e amigos, comparativo de conteúdos publicados e interações com outros usuários dos sites. Alguns outros governadoriáveis não estão presentes em todas as redes e, os que estão, ainda apresentam participação modesta. 

Os números do Twitter, por exemplo, indicam que Marconi é o mais citado e que suas mensagens têm mais impacto do que as dos demais candidatos. O senador, que foi o primeiro dos candidatos a ingressar ativamente no Twitter, tuitou, desde abril de 2009, data em que passou a operar a conta, 8.720 mensagens. Iris Rezende (PMDB), que participa do microblog com uma conta administrada pela assessoria de imprensa, e Vanderlan Cardoso (PR) fizeram, respectivamente, 589 e 391 postagens. 

Segundo o site Twitalyzer, que indica algumas métricas como influência, interação e impacto, o candidato tucano tem quase o dobro de impact score que os demais candidatos: 15,3% sobre 8,1% de Iris e 6,9% de Vanderlan. O impact score é o termo empregado para referenciar o resultado da combinação da quantidade de seguidores, números de referências únicas e citações, frequência de tuítes e retuítes. 

A larga diferença no quantitativo de conteúdos publicados não fica restrita apenas ao Twitter. No YouTube, canal exclusivo de vídeos, Perillo tem 450 publicados, com uma média diária de mil acessos. O candidato peemedebista tem 21 e Vanderlan apenas 13 vídeos postados na rede. No Flickr, site para postagem de fotos, nenhuma conta de Iris foi encontrada. Já o perfil oficial de Vanderlan possui 99 imagens publicadas, enquanto o de Marconi Perillo soma 3,2 mil, com 107.5 mil visualizações até 6 de setembro, data em que foram extraídos os indicativos. 

O comparativo da rede de contatos dos governadoriáveis de Goiás comprova que Marconi Perillo lidera também em número de seguidores, pessoas que acompanham o cotidiano da campanha. No Twitter, até dia 6, Marconi era seguido por mais de 16 mil usuários do microblog, enquanto apenas 1,2 mil seguem Iris Rezende e 596, o candidato republicano. No Facebook, plataforma com crescimento maior entre as classes A e B, os amigos do candidato da coligação Goiás Quer Mais já ultrapassam 1,6 mil. Além dele, somente Vanderlan Cardoso está presente na rede, com 401 amigos. 

Já no Orkut, site de relacionamento mais utilizado pelos brasileiros, foram encontrados perfis de todos os candidatos ao governo de Goiás, no entanto, com exceção de Marconi, que já tem cinco perfis oficiais cadastrados, os demais candidatos parecem não saber como atrair amigos para suas contas. E a diferença é tangível: Marconi possui mais de 3,8 mil amigos; Iris, 558; Washington Fraga (PSol), 264; Marta Jane (PCB), 173, e Vanderlan, apenas 74. 

Segundo a assessoria de Marconi Perillo, a primeira conta oficial no Orkut, criada em março deste ano, esgotou no mesmo mês a capacidade de mil amigos. Foi observado crescimento expressivo nos pedidos de amizade após o início da propaganda eleitoral gratuita, em 17 de agosto. Mesmo fenômeno aconteceu no Twitter de Marconi, que atraiu no último mês quase 2 mil novos seguidores. 


Marconi: “Redes sociais são indispensáveis para a política”

No Brasil, segundo pesquisa do IBGE divulgada no dia 8 de setembro, mais de 67 milhões de pessoas acessam a internet. O fato favorece e explica a invasão dos brasileiros nas redes sociais, como Orkut, Facebook, YouTube e Twitter. 

“O forte de nossa presença na internet é a utilização das redes sociais. Hoje, instrumentos como blogs, Twitter, Orkut e outras ferramentas de interação não estão apenas na moda, mas passaram a ser indispensáveis na comunicação rápida e no relacionamento mais direto e eficaz entre pessoas, empresas e instituições”, afirma Marconi. 

Ele diz ainda que faz questão de estar presente em todas as mídias que favoreçam o contato com os internautas. “Eu e minha equipe procuramos levar informações e muito conteúdo para os nossos amigos e seguidores das redes. Por meio delas, debatemos ideias sobre o futuro do nosso Estado”, acrescenta. 

Apesar de ainda ser incerto o papel que a internet desempenhará nessas eleições, Marconi acredita que os bons números nas redes sociais são reflexo da decisão adotada mesmo bem antes do começo da campanha de 2010 e mantida nos últimos meses, de estar atento às necessidades das pessoas. “Essa tem sido minha postura não apenas nas redes sociais, mas em toda a minha carreira política. Os bons números na internet são resultado desse trabalho”, enfatiza.

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