domingo, 12 de setembro de 2010

Serra em Goiás




 Política & Justiça


“Serei um presidente parceiro de Goiás”
Tucano promete investimentos em infraestrutura e saúde. Marconi e candidato visitam Morrinhos e Piracanjuba 

Taynara Borges 

Com a afirmação de que “Goiás está na vanguarda do desenvolvimento brasileiro”, José Serra (PSDB) voltou a dizer que o Estado precisa de investimentos em infraestrutura, durante visita à Capital na tarde de ontem. O candidato à Presidência do PSDB participou de evento com agentes comunitários de saúde em Goiâniâ e prometeu a construção de seis policlínicas em Goiás, com 25 especialidades de atendimento, e a criação do Ministério da Segurança Pública, além de voltar a mencionar que o aeroporto Santa Genoveva é hoje o pior do Brasil. Para ele, Goiânia precisa “rapidamente” de um metrô e o anel viário tem de ser concluído. O candidato à Presidência da República foi recepcionado por Marconi Perillo (PSDB) e sua esposa, Valéria Perillo, pelo vice, José Eliton, e pelo presidente do PSDB, o deputado estadual Daniel Goulart. Em sua chegada, se disse “muito feliz por estar em Goiás” e brincou destacando que teve duas recepções calorosas: “uma devido ao clima e outra por causa do calor das pessoas”. 

Abrindo os discursos para os  agentes de saúde, que lotaram o comitê central do PSDB na Av. Anhanguera, Marconi afirmou que “Serra é o candidato mais qualificado e capacitado para governar o País”. “Tenho dois padrinhos: um é Deus, e o outro é o povo goiano. E posso dizer o mesmo de Serra. Ele também tem dois padrinhos, um é Deus, e o outro é o povo brasileiro”, encerrou, empolgando a plateia. Retribuindo o apoio, o presidenciável declarou que “o desenvolvimento e o progresso em Goiás na última década são indissociáveis da figura de Marconi”. Ele aproveitou para afirmar que “Valéria é uma mulher forte e decidida, que sabe fazer campanha” e definiu os senadores Lúcia Vânia (PSDB) e Demóstenes Torres (DEM) como “gente boa, que sabem se aliar a grandes causas nacionais”. 

O candidato paulista relembrou ações por ele desempenhadas enquanto ministro da Saúde  no governo Fernando Henrique  (PSDB). “Elevei o número de equipes de Saúde da Família de 1.500 para 15 mil e os agentes comunitários de 50 mil para 150 mil em todo o Brasil, e foi por isso que o índice da mortalidade infantil diminuiu no País.” 

Para os agentes comunitários, Serra prometeu regulamentar remuneração mínima fixa, por meio de emenda constitucional, e também disse que pretende formar 500 mil técnicos em Enfermagem no Brasil nos próximos quatro anos, além de voltar com os mutirões da saúde. 

Ainda em infraestrutura, garantiu a construção de um ramal da Ferrovia Norte-Sul, interligando os estados de Goiás e São Paulo, a construção de um terminal de cargas em Anápolis e a duplicação da BR-060 no trecho Goiás-Mato Grosso. O tucano respondeu aos ataques dos adversários. “Não preciso que os outros digam algo de mim, todos me conhecem e sabem o que já fiz. Sou um envelope aberto com selo de qualidade, ao contrário do outro lado, que é um envelope fechado, que ninguém sabe o que tem dentro. Ninguém governa da garupa”, alfinetou. 

Segurança 

Ao final do discurso, o candidato à Presidência da República José Serra ressaltou que objetiva mudar o ensino técnico e profissionalizante em Goiás “para que se amplie o progresso social e econômico do Estado” e fez a promessa de criar o Ministério da Segurança Pública. “Vamos mudar a legislação penal: acabar com o semiaberto e com a progressão de pena no caso dos crimes hediondos”, enfatizou. Ele lembrou o caso de Ângelo Ferreira da Silva, responsável pela morte do jornalista Tim Lopes, em 2002, condenado a 15 anos de prisão. “Ele saiu em regime semiaberto e nunca mais voltou, hoje controla o tráfico de drogas do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.” E também o caso de Admar Jesus da Silva, o “maníaco de Luziânia”, “que, beneficiado pela progressão de pena, assassinou seis jovens em Goiás”. 

Carreatas 

Após a reunião com os agentes de saúde, Serra e Marconi partiram para Morrinhos, onde foram recepcionados pelo prefeito Cleomar Gomes (PP). A comitiva do candidato tucano à Presidência percorreu ruas de Morrinhos e movimentou a cidade do Sul do Estado. Serra ainda fez mais uma carreata em Piracanjuba ao lado do prefeito Ricardo de Pina (PP). O comboio do PSDB também agitou as ruas de Piracanjuba. Pela manhã, Marconi Perillo já havia realizado carreatas em Catalão na companhia do candidato a deputado estadual Jardel Sebba (PSDB) e em Buriti Alegre. “A recepção tem sido ótima. Nossa campanha segue firme e com muito trabalho”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário