segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Diário da Manhã

“Meu sonho é derrotar os tucanos”, afirma Adib
08/11/2009

Na mesma linha dos encontros regionais anteriores do PMDB, o evento realizado ontem em Iporá seguiu o tom oposicionista em relação ao Tempo Novo.

O deputado Thiago Peixoto (PMDB) criticou obras inacabadas, como o Centro Cultural Oscar Niemeyer e, centro da troca de acusações entre PMDB e PSDB, a enfermidade financeira da Celg.

No primeiro encontro da sigla, em Goiatuba, um vídeo sobre ações mal sucedidas do governo conduzido por trilha sonora “fúnebre” sinalizou que as críticas prevaleceriam no decorrer do ano.

O embate, no entanto, tem se focado no PSDB. Iris chegou a afirmar ontem, durante o evento, que o governador Alcides Rodrigues (PP) tem sido bastente “cordial” com o antecessor Marconi Perillo (PSDB).

“Por isso o PMDB nunca foi hostil e nunca fez frente ao governo na Assembleia. Sabemos como ele encontrou o Estado sem condição. E isso não sou eu que digo. É o próprio Alcides. E diz pouco. Tem sido delicado. Diplomata. Não diz o quadro verdadeiro.”

O presidente regional do PMDB, Adib Elias, deixou claro como vai ser o confronto. “Tenho minhas vaides, nunca escondi que tenho desejo de ser candidato a governador. Mas mais importante que conquistar um espaço político no PMDB eu tenho um sonho: derrotar os tucanos. E é você Iris. Não vai ter jeito de fugir das pesquisas”

Diário da Manhã

Iris intima Meirelles a decidir candidatura
Prefeito afirma que quer ser governador e avisa ao presidente do BC que tem até dezembro para anunciar posição
08/11/2009

Cerca de 400 pessoas, seis deputados estaduais, quatro federais e 12 prefeitos peemedebistas ouviram ontem o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), praticamente anunciar sua candidatura ao governo estadual para 2010. Ao discursar durante o quinto encontro regional do partido em Iporá (a 216 quilômetros de Goiânia), Iris deixou evidente que será ele o nome da sigla a disputar o Executivo. Dentre os sinais, o mais claro foi dado quando revelou que deu ultimato ao presidente do Banco Central Henrique Meirelles (PMDB), cotado para concorrer ao cargo, para decidir sobre candidatura até o fim deste ano. A intimação veio após conversa do prefeito com o presidente Lula há aproximadamente três meses.

Em seguida, arrematou com o próprio desejo de assumir o controle da disputa. “Se me perguntam se desisti de ser governador, respondo: quero ser governador, sempre quis. Nunca fui homem de indecisão. Se tenho qualidades, uma delas é saber decidir com rapidez. Encontrei no governo a grande ferramenta para servir ao povo.”

Segundo a Agência Estado, Meirelles afirmou, na semana passada, que descarta anunciar antes de abril qualquer plano político. E já havia dito isso à cúpula peemedebista goiana. Quando Iris defendeu, há poucos dias, que o candidato do PMDB fosse anunciado até dezembro e não março do ano que vem, prazo final para desincompatibilização de quem tem cargos públicos, a iniciativa foi classificada por alguns como estratégia para “eliminar” o presidente do BC do tabuleiro.

Ontem, porém, ficou evidente que seria desnecessária jogada neste sentido. Um aliado bastante próximo do prefeito confirmou ao DM que os acertos com Meirelles já estão finalizados e se iniciaram antes mesmo de Iris levar à mídia a tese de antecipar nomes de candidatos. As opções do recém filiado ao PMDB seriam o Senado ou permanecer à frente do Banco Central até final do mandato do presidente Lula.

Outro fator que demonstra a irrelevância de uma estratégia que enfraqueça Meirelles é a demonstração de unanimidade de Iris entre os membros da legenda. Foi assim em Iporá e nos demais quatro encontros realizados nos últimos meses.

Com exceção do deputado federal Luiz Bittencourt (PMDB), que em sua fala pediu mais democracia no partido, todos os deputados, prefeitos e presidentes municipais da sigla conclamaram o nome de Iris para o governo. Alguns chegaram a exigir.

Apesar de recebido com entusiasmo pela legenda, Meirelles parece mais uma figura festejada pela cúpula do que pela base. O presidente do BC não compareceu ao encontro, e telefonou para Iris há quatro dias justificando ausência devido à agenda no exterior. Comprometeu-se com o presidente estadual do PMDB, Adib Elias, a participar do próximo evento, em Quirinópolis, com data não definida ainda.

Quando, nas raras vezes, foi mencionado para algum cargo público, as lideranças locais logo interferiam chamando pelo nome de Iris.

Erros e marketing

O prefeito fez o discurso mais longo. Disse que continuaria na prefeitura apenas com surgimento de outro nome forte no PMDB, com condições e disposição para vitória. Caso contrário, como tem repetido com frequência, “não vai fugir da luta”. “Entendi que está em mim o destino do partido e consequentemente de Goiás”.

A confiança peculiar dividiu espaço com reconhecimento de deslizes e pedido de humildade. Conhecido como centralizador e classificado por alguns como arrogante, Iris atribuiu a derrota em 1998 (ao governo) ao “salto alto”. “Peço, para o próximo, ano sobretudo humildade. Por que perdemos no passado? Talvez porque estivéssemos convencidos de que as eleições seriam fáceis. Nós temos as nossas fraquezas. Eu tive a minha quando perdi uma eleição inesperada.”

Iris afirmou que o PMDB tem errado. Entre os equívocos citados, a propaganda menos ineficiente que a do maior adversário, o PSDB. Dois pontos foram colocados. O primeiro que tucanos “faltam com a verdade nas pílulas eleitorais e convencem os mais desavisados das mentiras”, disse o deputado Paulo Cezar Martins.

“Foi uma campanha desastrosa”, chegou a afirmar o prefeito, argumentando que há 10 anos perdeu apoio de jovens “seduzidos pelo marketing do Tempo Novo. “Jovens hoje resgatados pelo meu trabalho em frente à Prefeitura, que reconhecem quem eu sou. Tenho vivido os melhores dias da minha vida.”

O segundo ponto determinante é ampliação de alianças para aumentar o tempo de TV e, consequentemente, elaborar propaganda mais ampla e consistente.

A parceria com o PT, firmada em 2008 para reeleição de Iris à prefeitura de Goiânia representa um bom sinal. De acordo com Iris, um bom sinal muito bem planejado. “Quando o PT me procurou para firmar acordo em 2008, eu disse: ‘Não entendam como soberba, mas não preciso de aliança para ser reeleito prefeito. Estou pensando desde já em construir um projeto para 2010.”

O apoio com outros partidos, como o PP do governador Alcides Rodrigues, ainda é uma incógnita. O governador traça terceira via, mas como cortejava Meirelles, a mais nova estrela peemedebista, o sucesso da empreitada é colcado em xeque.

A escolha do presidente do BC pelo PMDB é explicada por Iris com facilidade. “Eu disse a Meirelles: ‘Se quer ser candidato, só tem uma oportunidade: o PMDB. Não quer ser candidato para perder’.”

Perto do final do encontro, a presidente do PMDB Mulher e prefeita de Britânia, Cleuza Assunção (PMDB), propôs uma dinâmica e pediu que se levantasse quem deseja Iris governador. Todos se lavantaram. Inclusive o próprio prefeito.

Bittencourt pede por democracia
O deputado federal Luiz Bittencout (PMDB-foto), que não costuma comparecer aos encontros regionais do partido, esteve presente ontem no quinto evento realizado pela sigla em Iporá.

Na contramão dos companheiros de legenda, Bittencourt não utilizou o tempo de discurso para conclamar o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) a ser candidato ao governo estadual .

O deputado pediu por mais democracia interna no PMDB para que a sigla possa vencer as eleições majoritárias e reclamou que o partido não lance candidato à presidência da República.

Bittencourt ressaltou, ainda, que tem trabalhado na Câmara dos Deputados para que os municípios passem a ter maior participação da arrecadação do governo federal. Por fim, defendeu a modernização do PMDB. “Não podemos olhar para trás, precisamos olhar para frente.”

Estiveram presentes no encontro quatro dos cinco deputados federais do PMDB goiano: Iris de Araújo (presidente nacional da sigla), Pedro Chaves, Luiz Bittencourt e Leandro Vilela.

Seis deputados estaduais do PMDB também participaram do evento: Thiago Peixoto, Romilton Morais, Luiz Carlos do Carmo, Paulo Cezar Martins, Wagner Guimarães e Samuel Belchior. Os vereadores Túlio Maravilha e Santana Gomes também foram ao encontro.


Diário da Manhã

Tributo a Hélio de Britto
08/11/2009

Se ainda estivesse entre nós, o médico Hélio Seixo de Britto, um dos melhores prefeitos da história de Goiânia, estaria completando 100 anos.

Hélio de Britto viveu até os 92 anos. Foi um homem como poucos. Dono de grande autoridade moral e figura humana exemplar, construiu uma biografia irreparável.

Tenho por ele grande respeito e admiração, tanto que é uma das minhas referências políticas, sobretudo pela ética, lealdade e extrema correção com que se conduzia na vida pública.

Nascido em Anicuns, Hélio de Britto estudou na Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, e emergiu na política de Goiás militando na UDN ao lado de Alfredo Nasser.

Foi deputado estadual e secretário da Educação e da Saúde. Mas se revelou como grande administrador na Prefeitura de Goiânia, realizando uma das melhores gestões que a capital goiana já conheceu.

Hélio de Britto foi o administrador que implantou a infraestrutura para Goiânia crescer e ser hoje a cidade bonita que é.

Quando assumiu o cargo de prefeito, em 1961, a Prefeitura de Goiânia não passava de um simples departamento do Governo do Estado, sem autonomia administrativa e financeira. Foi ele, com seu temperamento firme e decidido, que efetivamente emancipou politicamente a cidade, garantindo investimentos que mudaram o perfil urbano e transformaram Goiânia no principal polo de desenvolvimento de Goiás e do Centro-Oeste brasileiro.

Afirmo sem receio que Goiânia teve dois grandes prefeitos: Hélio de Britto e Nion Albernaz. Eles governaram de forma inovadora, com inteligência, serenidade e lucidez, deixando de lado as picuinhas e os interesses mesquinhos e eleitoreiros. Miraram o futuro. Fizeram grandes obras físicas, mas não se descuidaram da valorização do ser humano e da prestação de serviços eficientes ao cidadão.

Louvo e respeito o trabalho realizado pelos outros, mas ressalto em Nion e Hélio de Britto a recusa ao simplismo das soluções rasas e a preocupação em pensar a cidade para as gerações futuras.

Homens cultos e inteligentes, doutor Hélio e o professor Nion enxergaram além de seu tempo e implantaram projetos estruturantes destinados a modernizar Goiânia dentro de uma perspectiva metropolitana e prepará-la para os desafios do crescimento acelerado.

Se hoje Goiânia é reconhecida pela sua beleza com praças floridas e amplas avenidas, a cidade deve muito a Hélio de Britto e Nion Albernaz, dois prefeitos excepcionais que merecem a nossa gratidão por tudo que legaram à capital goiana.

Aqui, aproveito para renovar meu apreço por Goiânia, a cidade mais bonita do Brasil e que tem o povo mais hospitaleiro e alto astral do País. Goiânia é uma pérola no coração do Brasil, cantada e reconhecida como cidade moderna e encantadora.

Tive o privilégio de visitar por inúmeras vezes o doutor Hélio e pude usufruir dos seus conselhos e experiência política. Sou grato a ele pela amizade e palavras de incentivo, que guardo com muito carinho no coração.

Sou grato a ele pelo que fez por Goiânia, permitindo que nossa Capital se projetasse pela beleza e o arrojo de seu planejamento inicial.

Ele não deixou apenas o legado de ética, retidão e do exercício apaixonado da Medicina como sacerdócio. Deixou também uma família digna, que honra sua tradição com muito trabalho e seriedade. Refiro-me aos filhos Hélio de Britto Filho, ex-vereador e extraordinária pessoa, Ronaldo de Britto, que tive a honra de ter em minha equipe de trabalho, Maria Alice e Regina Célia, além dos netos e bisnetos.

Hélio de Britto teve ao seu lado durante toda a vida uma mulher de fibra, amante de cultura e da ética, que foi Dona Célia, integrante da Academia Feminina de Letras de Goiás. Dona Célia ficou marcada na história de Goiás pelo seu caráter, a firmeza de posições e a enorme generosidade.

Portanto, quando digo que Goiás é um Estado rico, não me refiro apenas à força da nossa economia. Refiro-me – e com muito orgulho – aos grandes homens e mulheres que formam o nosso valioso patrimônio humano.

Hélio de Britto viveu, amou e deixou inscrito seu nome na história de Goiânia e de Goiás.


Marconi Perillo é senador da República (PSDB)


Diário da Manhã

100 dias de censura
08/11/2009

Neste domingo, estará fazendo 100 dias que um dos mais importantes jornais do País, O Estado de S. Paulo, está sob censura. Por uma decisão judicial eivada de suspeição, e assim reconhecida, mas estranhamente mantida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Sem mencionar que, a meu ver, contrária a expressos dispositivos constitucionais.

Aos fatos. O jornal paulista, que vinha se destacando na publicação de denúncias envolvendo o presidente do Senado, divulgou informações sobre supostas irregularidades cometidas pelo empresário Fernando Sarney, extraídas de investigações feitas pela Polícia Federal na chamada Operação Boi Barrica.

Fernando, filho do senador Sarney e, segundo consta, encarregado dos negócios da família, entrou na Justiça, em Brasília, para impedir o prosseguimento da divulgação. Relator do caso, o desembargador Dácio Vieira prontamente expediu liminar acolhendo o pedido, ou seja, submetendo o jornal à censura prévia.

Verificou-se que o referido desembargador tinha estreito relacionamento com a família Sarney. Fora consultor do Senado numa das gestões do senador José Sarney como presidente da Casa e foi com a ajuda política dele e do ex-diretor-geral do Senado Sr. Agaciel Maia – ora respondendo a inquérito administrativo – que conseguiu a nomeação, pelo quinto constitucional da advocacia, para integrar o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Pouco antes de conceder a liminar, ele aparecera ao lado do senador Sarney e de Agaciel Maia, em foto tirada por ocasião do casamento de uma filha deste.

Arguida a suspeição, o Tribunal a acolheu, afastou do caso o desembargador Dácio Vieira, mas não invalidou a liminar. Para espanto de conceituados juristas, reconheceu-se a suspeição do magistrado, mas não a do ato por ele praticado. Manteve-se a censura prévia por ele determinada. E mais. A 5ª Turma do Tribunal – para a qual o processo fora remetido – julgou-se incompetente para decidir a ação e a enviou para a Justiça Federal de 1ª instância, no Maranhão – sem invalidar a liminar. Então, o desembargador é suspeito, sua liminar não; a Turma entende que a competência para apreciar o processo é da 1ª instância – mas a liminar continua valendo!

Com isso, chega-se ao centésimo dia de censura. Ironicamente sobre o jornal que, durante o regime militar, lutou bravamente contra ela, desafiando-a ao substituir as matérias vetadas por trechos de Os Lusíadas ou de receitas culinárias.

A censura prévia, além de contrária à Constituição, é uma afronta ao regime democrático. Diz o art. 220 da CF: “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.” Parágrafo 2º: “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.”

O direito à liberdade de imprensa está inscrito também em dispositivos do Título “Dos Direitos e Garantias Fundamentais”, como se lê no art. 5º: incisos “IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.” (grifos meus)

Aí está a expressa proibição de qualquer censura prévia, ao lado de dispositivos que asseguram a quem se julgue prejudicado a buscar, na Justiça, a devida reparação, por dano moral ou material.

Cabe a nós, democratas, principalmente a todos os que lutamos contra o regime autoritário, repudiar, com veemência, esse retrocesso na área da liberdade de imprensa.

Arthur Virgílio é senador pelo Amazonas e líder do PSDB


Diário da Manhã

Café da Manhã

Ulisses Aesse

Confira o ranking em Goiás. Marconi é o que mais cresce
08/11/2009

Recebo do jornalista Ozéias Laurentino Júnior o ranking dos políticos goianos que estão no Twitter. A lista revela os que têm mais seguidores. A compilação, segundo Ozéias, foi feita até as 13h dá última sexta. A posição de cada um não é estanque, muda muito. Mas a média continua a mesma. Em tempo: o Twitter do prefeito Iris Rezende (pela sua importância) ainda é tímido demais. Daniel Vilela e Bruno Peixoto, de seu partido (e seus pupilos) têm mais seguidores que ele. O do senador Marconi Perillo, há poucos meses online, é o que mais cresce. Há poucos dias estava em quinto lugar. Hoje é o segundo no ranking. Confira.



1º. @demostenes_go 4.100

2º. @marconiperillo 2.922

3º. @deputadocaiado 2.903

4º. @ThiagoPeixoto 2.029

5º. @marinasantanna 1.261

6º. @RubensOtoni 1.216

7º. @comdelubio 1.094

8º. @ DRaquelTeixeira 696

9º. @coronelqueiroz 466

10º. @gilfelipe 457

11º. @DanielVilela15 389

12º. @Virmondes 380

13º. @verbrunopeixoto 359

14º. @depmaurorubem 320

15º. @iris_rezende 316

16º. @DepLuisCesar 290

17º. @jardelsebba45 287

18º. @HeliodeSousa 271

19º. @danielgoulart45 257

20º. @sandromabel 249

21º. @TulioIsac1 248

22º. @depheldervalin 229

23º. @agenormariano 201

24º. @PauloGarciaPT 180

25º. @antoniogomide 146

26º. @isauralemos12 100

27º. @VanuzaValadares 99

28º. @MaxMenezes 74

29º. @ sandes_junior 71

30º. @juliodaretifica 62

31º. @Tiaozinhocosta 46

32º. @depfabiosousa 45

33º. @AdrieteElias 32

34º. @verpauloborges 27

35º. @EliasVazPSOL 25

36º. @aidarhumberto 16

37º. @carloslereia 12

38º. @livioluciano 7

39º. @NiloResende 5

40º. @maranaves 3

Ainda de acordo com Ozéias, quem quiser conferir o ranking dos políticos goianos é só acessar o http://twitter.com/serradasareias. Vale lembrar, diz, entre os dez mais seguidos três não têm mandato político. São eles: Marina Sant'Anna, Delúbio Soares e Gilvane Felipe. Bom bate-papo!!!


Diário da Manhã

Fio Direto

Tony Carlo

Suplências de candidatos ao Senado já são cobiçadas
08/11/2009

À margem do processo sucessório, correm soltas as articulações com vistas às suplências que estão penduradas nos candidatos a senador, ano que vem. No PMDB, o deputado estadual José Nelto capitaneia uma operação para indicar Adib Elias como primeiro suplente de Henrique Meirelles, caso este venha a ser candidato ao Senado. A deputada Adriete Elias seria candidata à reeleição. A convicção de José Nelto é que Meirelles sendo eleito para o Senado, o seu primeiro suplente terá um mandato de graça, já que não é ideologicamente marcado e tem potencial para ser aproveitado na equipe de qualquer governo, seja do PT, seja do PSDB. No DEM, um grupo de empresários procurou o senador Demóstenes Torres para bancar a candidatura do empreiteiro Malkon Merzian a primeiro suplente, seja qual for a chapa em que o senador apareça. Os articuladores de Malkon preferem ver Demóstenes na companhia de Marconi, caminho que enxergam como o mais seguro. Sonham em ver Demóstenes disputando outros cargos majoritários. Só para lembrar que, no Senado, hoje, já existem mais de 20 senadores que herdaram os mandatos. O próprio Demóstenes é relator da proposta que torna em suplente o segundo mais votado na eleição para o Senado.

Maguito se torna "cão de guarda" de Iris Rezende

Embora exista uma queda-de-braço entre maguitistas e iristas desde 1994, quando o atual prefeito de Aparecida de Goiânia disputou o Palácio das Esmeraldas, Maguito Vilela e Iris Rezende têm boa convivência política e atuam sempre obedecendo a mesma estratégia nas lutas internas do PMDB goiano.

• Maguito chega a dizer que Iris é o seu “chefe e mestre da política”. Sinal de que caminham juntos: o prefeito de Aparecida quer Iris como candidato a governador em 2010. Maguito tem repetido à exaustão que o "Tempo Novo envelheceu" e que o PMDB tem "um Novo Tempo".

• Maguito confia no potencial eleitoral de Goiânia e Aparecida, além da petista Anápolis. E tem outras grandes cidades que serão o diferencial para o PMDB em 2010. Marconi Perillo, por outro lado, tem o Entorno do DF.

3 a 2

Se depender da bancada federal do PMDB, é Henrique Meirelles e não Iris Rezende o candidato do partido ao Palácio das Esmeraldas. Leandro Vilela, Luiz Bittencourt e Marcelo Melo não escondem preferência pelo presidente do Banco Central. Iris Araújo e Pedro Chaves estão fechados com o prefeito de Goiânia.

Desgaste

No Palácio das Esmeraldas, o sentimento é de que o “tempo novo acabou” e que não há caminho de volta na relação entre o governador Alcides Rodrigues e Marconi Perillo. Nem mesmo se, nas eleições de 2010, houver segundo turno na disputa para governador.

Chumbo grosso

Os tucanos foram informados de um jantar, esta semana, na casa de Mauro Miranda, reunindo o prefeito Iris Rezende e o secretário da Fazenda, Jorcelino Braga. E desconfiam de que foi montada uma operação de artilharia contra o senador Marconi Perillo.

Neo

Ney Moura, vice-presidente do PMDB goiano, sentou-se na mesa das autoridades ontem, em Paraúna, na cerimônia de entrega do título de cidadania ao senador Marconi Perillo.

Povo

Duas multidões receberam Marconi Perillo em Turvânia e Paraúna, ontem. Ele recebeu título de cidadania nas duas cidades.

Pires

Em Paraúna, o prefeito Vicente Coelho, do PMDB, fez questão de recepcionar Marconi e participar da solenidade. Em discurso, elogiou o tucano, reconheceu o trabalho de Marconi como governador e senador, agradeceu as obras em Paraúna e pediu uma emenda no orçamento para 2010.

Pero no mucho

A surpresa no encontro do PMDB em Iporá foi a presença do deputado Luiz Bittencourt, que não reza na cartilha do prefeito Iris Rezende. Bittencourt, que representa a região, manteve a linha e fez discurso pregando a renovação do partido.

Linha Cruzada

• A política invadiu definitivamente a internet. Pelo Twitter, Daniel Goulart fez duras críticas ao secretário Jorcelino Braga, durante todo o dia de ontem.

• Pesquisa Fortiori feita em Anápolis e divulgada pelo Jornal do Estado, ontem, aponta liderança do senador Marconi Perillo em todos os cenários.

• No twitter de Marconi, "presenças especiais valorizam o título de cidadania de Paraúna: prefeito Vicente Coelho e os amigos Juarez Jr.,Ney Moura e Antonio Lari."

Nenhum comentário:

Postar um comentário