EDITORIAL
"Lamentável demora"
5/6/2010
De modo geral o cronograma das Obras de Aceleração do Crescimento (PAC) acumula considerável atraso. Mas ultrapassa os limites da compreensão o que está acontecendo com as obras da Ferrovia Norte-Sul em território goiano. Era promessa do governo federal que o trecho em Goiás seria inaugurado neste ano, mas até agora foi cumprida apenas a metade da meta. Apenas 28% ficaram prontos, quando já deveriam estar concluídos 59%.
Nem todos conseguem avaliar a dimensão da importância da ferrovia como instrumento de integração nacional e como peça de apoio ao desenvolvimento econômico de Goiás.
Entre os grandes exemplos de como ferrovias contribuem para o crescimento econômico, mencione-se o caso dos Estados Unidos, que se tornariam a potência política e econômica que hoje constituem a partir da integração de suas regiões pelo transporte ferroviário. Goiás, quando estiver concluída a ligação da Norte-Sul, ganhará papel relevante, pois será o eixo da grande integração, tendo Anápolis como o elo da conexão entre o Brasil do Sul e do Sudeste e o Brasil do Norte.
A economia goiana precisa assegurar também melhores condições do modal rodoviário para sustentar seu crescimento. A infraestrutura rodoviária está sob ameaça de grande retrocesso e tudo tem de ser feito para reverter essa situação. O desenvolvimento alcançado nos últimos anos precisa continuar - para isso, a construção da ferrovia e rodovias bem conservadas são imprescindíveis.
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