quarta-feira, 2 de junho de 2010

Leitores opinam!







Cartas dos Leitores

Desníveis sociais

Vejo tantas desigualdades em nosso país, principalmente na política. No início de outubro de 2009 fiquei surpresa em saber que reiniciava a renda cidadã em Corumbá e outras cidades, depois de muito tempo. Fiquei refletindo muitas coisas sobre isso.

Será que as pessoas que precisam realmente recebem? Ou não? Quando tinha 13 anos, ouvi esta frase de um locutor: “Eu nunca vi uma pessoa que realmente precisa receber algum beneficio social”. Até hoje, com 28, reflito sobre esta frase, mas vejo muitas desigualdades. Pessoas que não têm salários não recebem renda cidadã, bolsa família, etc. enquanto muitos assalariados estão recebendo benefícios.

Brasileiro não quer só comida, quer diversão, saúde e educação. Dizem que brasileiro tem memória curta, mas eu não. Outubro está chegando e nós precisamos ver, pensar, refletir o melhor para o nosso país e Estado.

ROSIMEIRE APARECIDA
Corumbá de Goiás – GO


Serviços do Ipasgo

É lamentável percebermos a perda de qualidade dos serviços propostos pelo Ipasgo, dia após dia. Nós, usuários, sempre pagamos adiantadamente tanto as despesas de mensalidades quanto às de co-participações, todavia o mesmo esmero não é oferecido pelo Instituto aos prestadores de serviços conveniados.

Esse tratamento acaba por nos deixar numa celeuma na hora em que mais precisamos de cuidados médicos, visto que os mesmos prestadores estão deixando o atendimento justamente por não estarem recebendo em dia. E podemos analisar quão cheios de razão estão, pois todos temos contas a serem quitadas.

Essa quitação não pode ser postergada sob pena de sermos multados ou até mesmo sofrermos cortes na disponibilização dos serviços e/ou produtos dos quais fazemos uso. Se é por falta de manifestação dos usuários do Ipasgo quanto à insatisfação sentida, instruam aos atendentes do Vapt Vupt para solicitar que os usuários avaliem – através daquela maquineta de pesquisa de satisfação, que hoje só se presta a avaliar o atendente – o tratamento ora dispensado pelo Instituto.

Há demora na emissão de guias, cerceamento para a liberação de exames solicitados, falta de garantia de atendimento regular por parte dos médicos assistentes, dentre outros itens. Desta forma terão a real dimensão de como nós, usuários, qualificamos a atual assistência oferecida.

LUDMILLA LUCIANO DE CARVALHO
Residencial Humaitá – Goiânia


Salários na Educação

Em resposta à carta publicada na edição de terça-feira, quero esclarecer que o governo de Goiás está atento à situação dos professores da rede pública estadual e tem feito todo o esforço possível para elevar os salários dos professores e também dos servidores administrativos. De março de 2009 a maio deste ano, mais de 30% de aumento foi incorporado ao salário-base de todos os trabalhadores da Secretaria de Estado da Educação.

Além desse aumento direto, os professores têm tido oportunidade de, num processo contínuo de formação e qualificação para o trabalho, inclusive com licenças remuneradas de dois ou três anos, incorporar ganhos aos salários. O aprimoramento do professor permite, ao mesmo tempo, elevar salários e a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola pública.

Reafirmo o que disse no Face a Face: temos um passivo de mais de cem anos com a educação brasileira. Diferente do que disse o leitor, isso nos motiva, à frente da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, a buscar caminhos para a superação dessa dívida histórica. Enfrentamos muitos desafios. A questão salarial é um deles.

Como gestora pública e como educadora, estou convicta de que o Face a Face, do POPULAR, representa um passo significativo na maneira como a imprensa trata as políticas públicas sociais. Muito me honrou ter participado da entrevista. Parabéns a toda a equipe e aos cidadãos que conseguiram enxergar nesse novo espaço de comunicação social uma forma de dar a sua contribuição à causa da educação pública brasileira.

MILCA SEVERINO PEREIRA
Secretária de Estado da Educação


Mendonça Telles

O professor José Mendonça Telles, sempre cuidadoso e de namoro antigo com a sua Campininha e com Goiânia, brilha mais uma vez em seu rap Goiânia de Meus Amores. Cada texto seu é uma peça importante para a memória histórica de Goiânia e se juntarmos o que já escreveu teremos uma aula sensacional sobre a cidade.

O fato de Goiânia ser uma cidade construída com parcos recursos e nada existir de pomposo ou que tenha grande destaque arquitetônico faz com que digam que a sua arquitetura é “sem muita expressão”. Engano, o conjunto arquitetônico é o da época, tem valor histórico e deve ser preservado.

Hoje, acham que ainda é muito recente toda a história da cidade, realmente é, mas é o nosso antigo. A cidade teve um projeto, um plano diretor, regulamentações para as construções, enfim, um estudo urbanístico. Tudo foi aprovado por decretos do governo e realizado estritamente dentro de um orçamento apertado, mas suficiente para dar continuidade à mudança da Capital.

Quando Goiânia completou 25 anos de existência, Pedro Ludovico escreveu: “Nasci na velha Goiás, ali passei minha infância, a minha juventude, ali bebi muitos ensinamentos que tiveram uma influência profunda na formação do meu caráter. Construí Goiânia com muito sacrifício, com muito amor e com muito idealismo.”

E Goiânia aí está: bonita, alegre e progressista. A sua estátua deve ser instalada junto ao Centro Histórico de Goiânia, na Praça que leva seu nome, Praça Pedro Ludovico (antiga Praça Cívica)? Ou em outro local? Quem visita Goiânia, vai à Praça Pedro Ludovico, ao Museu Pedro Ludovico (residência da família de Pedro) na rua Gercina Borges e fica por ali, onde se centraliza a história de Goiânia. Por que colocar o autor da história em outro local?

MARIA DULCE LOYOLA
Goiânia – GO


E o concurso do MP?

O chefe da Ascom do MP-GO manifesta, em carta publicada quinta-feira, que o “Ministério Público, como defensor da sociedade, tem se pautado para desempenhar muito bem o seu papel de fiscal da lei e assim continuará, não somente no controle dos concursos realizados em Goiás, com em todas as demais atribuições que cabem à instituição e aos seus membros.”

Quem foi aprovado no concurso realizado pelo MP-GO em novembro de 1998 só tem a lamentar que naquela época o MP não tenha se pautado no seu papel de defensor da sociedade, incluindo nessa sociedade os aprovados naquele certame.

LUCY ELAINE APARECIDA COSTA DA SILVA
Jardim da Luz – Goiânia


Torcedores e eleitores

Copa Fifa 2010, que emoção! Vamos torcer para que o Brasil pentacampeão seja hexa! Ah, se nossos eleitores fossem tão exigentes nas próximas eleições quanto nossos fervorosos torcedores!

Quem dera se nossos representantes políticos, administradores públicos, líderes governamentais fossem tão compenetrados e dedicados com o dinheiro e o poder públicos. Tudo seria tão diferente. Teríamos um Brasil potência ao invés de hexacampeão!

MARIA TEREZA LACERDA GUIMARÃES
Centro – Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário