segunda-feira, 7 de junho de 2010

Marconi: compromisso com a vida!






OPINIÃO




Senador Marconi Perillo 

"Compromisso com o meio ambiente" 
7/6/2010

No Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado anualmente no dia 5 de junho por recomendação da ONU desde 1972, quando foi realizada em Estocolmo a primeira conferência sobre a questão ambiental, reafirmei o meu compromisso com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, o que é fundamental para a vida no planeta.

Defendo políticas radicais e efetivas de proteção ao nosso patrimônio ambiental, como o bioma cerrado, e a adoção de medidas rigorosas para neutralizar a emissão de gases poluentes, que produzem o chamado efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

Sempre acreditei na força do exemplo. Se cada um fizer a sua parte, mesmo com pequenos atitudes, não tenho dúvida de que podemos construir uma grande corrente capaz de despertar consciências, criar novos paradigmas e, de forma plena e substantiva, assegurar a cidadania ambiental.

Por isso mesmo, no Dia Mundial do Meio Ambiente, fiz questão de firmar o compromisso com Goiás de realizar uma campanha “carbono zero”. Para neutralizar as emissões de gases do efeito estufa durante eventos de conteúdo eleitoral, como carreatas e também na produção de material gráfico, vamos plantar número correspondente de árvores.

Não se trata de uma ação de marketing, mas de um gesto que sinaliza o compromisso maior de fazer um governo sustentável, que promova o desenvolvimento econômico com distribuição de renda e inclusão social, sempre em harmonia com o meio ambiente. De nada adiantaria crescer agora, se inviabilizássemos as gerações futuras.

Com base na experiência bem sucedida do governo de São Paulo, vamos incluir no nosso plano de governo a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), que vai estabelecer prazos e metas para redução de emissões de dióxido de carbono. Tudo será amplamente discutido com a sociedade e terá a participação efetiva das universidades, iniciativa privada e terceiro setor.

Em vez de simplesmente punir, vamos premiar as empresas que aderirem às metas com incentivos fiscais e também redução de juros em empréstimos concedidos por instituições oficiais como a Agência de Fomento. Incentivar a pesquisa científica, para encontrar meios de produzir mais e poluir menos, será outro foco de ação.

Por outro lado, também daremos o bom exemplo. Por meio de ações planejadas e modernas, o governo de Goiás vai economizar energia e privilegiar combustíveis e fontes energéticas menos poluentes. Desperdício zero! Incentivaremos o uso de transporte não motorizado e coletivo e dar preferência, nas licitações, para empresas socioambientalmente responsáveis.

Outro compromisso, será o de implantar uma política que discipline o uso e a gestão dos recursos hídricos em nosso Estado. Repito. Nada virá de cima pra baixo. Vamos debater amplamente com a sociedade e buscar apoio de técnicos renomados do setor.

Goiás pode, quer e merece muito mais. Mas o crescimento só valerá a pena se for sustentável.


Marconi Perillo é senador (PSDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário