segunda-feira, 7 de junho de 2010

PAC: Ferrovia tartaruga!






Obras da Norte-Sul atingem menos da metade da meta prevista em Goiás 
4/6/2010

Se quiser cumprir a promessa de inaugurar o trecho goiano da Ferrovia Norte-Sul até o final deste ano, o governo Lula terá de pisar no acelerador. O décimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgado na quarta-feira pelo próprio governo federal, mostra que não foi alcançada sequer a metade da meta de execução das obras estabelecida para 30 de abril deste ano.

Segundo o levantamento, foram realizados 19% dos serviços do trecho Palmas (TO)-Uruaçu (GO), quando a meta era chegar a 45%. Já no trecho entre Uruaçu e Anápolis (GO), as obras atingiram 28%, quando a previsão era alcançar 59%. As metas foram estabelecidas no balanço de três anos do PAC, divulgado em fevereiro deste ano.

Embora aliados de Lula em Goiás, incluindo o governador Alcides Rodrigues (PP), repitam constantemente que as obras serão concluídas até dezembro, os balanços do governo federal mostram que a execução caminhou a passos lentos nos quatro primeiros meses do ano. Até fevereiro, havia 16% de execução no trecho Palmas-Uruaçu e 26%, entre Uruaçu e Anápolis. No primeiro caso, o avanço foi de três pontos porcentuais. No segundo, de apenas dois.

A análise dos últimos sete balanços divulgados pelo governo mostra a evolução das obras desde janeiro de 2008, quando foram iniciadas (veja quadro acima). Os levantamentos mostram que o governo levou 27 meses para alcançar 19% de execução das obras do trecho Palmas-Uruaçu e 22% da parte entre Uruaçu e Anápolis. Isso porque quando o governo reiniciou o segundo trecho, 6% já havia sido executado.

O governo terá, portanto, sete meses para fazer quatro vezes mais do que foi executado em dois anos e três meses de obras no trecho goiano. Segundo o relatório, havia um total de 855 quilômetros em obras até abril – sendo 575 quilômetros entre Palmas e Uruaçu e 280 quilômetros de Uruaçu a Anápolis.

Parte do atraso explica-se pela suspensão dos trabalhos em alguns trechos, por conta de retenção do pagamento imposta pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no ano passado. Parte das obras foram retomadas ainda em outubro de 2009 e outros lotes, em 4 de janeiro deste ano. Antes, portanto, de o governo estabelecer as metas para abril.

O trecho Sul da ferrovia, que inclui a parte que corta Goiás, prevê obras de Palmas a Estrela d´Oeste (SP). O trecho de Anápolis ao município paulista ainda não foi iniciado. A previsão do governo é assinar o contrato para execução até 30 de julho deste ano e iniciar as obras em 2 de agosto. A previsão de término é dezembro de 2012.

Todo o trecho Sul possui 1,5 mil quilômetros e prevê investimento total de R$ 3,14 bilhões até o fim de 2010 e de R$ 1,75 bilhão a partir de 2011.

O balanço divulgado esta semana mostra que a execução do trecho Norte da ferrovia também ficou bem abaixo da meta. Em fevereiro, a execução de obras entre Guaraí (TO) e Palmas era de 44% e a meta estabelecida para 30 de abril foi de 80%. No mais recente levantamento, o trecho aparece com 59% de execução. Todos os demais trechos já foram concluídos.

A previsão do governo é entregar as obras do trecho Norte - Açailândia (MA)-Palmas - em 30 de agosto deste ano.

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