sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lúcia Vânia: atenção à saúde da mulher!




Política & Justiça 

Lúcia defende saúde da mulher
 
A mortalidade materna representa hoje um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil, que infelizmente ocupa posição de destaque no cenário mundial. Na opinião da senadora Lúcia Vânia (PSDB), boa parte dessas mortes poderia ser evitada se as mulheres gestantes tivessem maior acesso à assistência pré-natal. Por isso, na opinião da parlamentar, a prevenção sempre foi e será a melhor saída. Foi pensando em encontrar alternativa para enfrentar de frente essa realidade que a senadora decidiu implantar a Rede de Proteção à Mulher e criar os Clubes de Mães. 

Aliás, o trabalho da senadora na promoção à saúde da mulher não é de agora. Ela foi a responsável pela ampliação do Hospital Materno-Infantil e pela reforma da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia, além da implantação da Maternidade São Sebastião, em Colinas de Goiás, hoje pertencente ao Estado do Tocantins.  Lúcia Vânia também teve papel fundamental na aprovação da licença-maternidade de 180 dias e ainda centrou todos os seus esforços na aprovação da lei nº 9.797, que determina ao Sistema Único de Saúde (SUS) a responsabilidade de arcar com a cirurgia de reconstrução mamária para as mulheres vítimas de câncer de mama. 

“Essa é uma das leis mais importantes já regulamentadas no País”, faz questão de ressaltar. Entre as propostas que a parlamentar pretende defender com determinação no Senado Federal está a construção em Goiânia do Hospital da Mulher, obra já incluída no plano de governo do governadoriável Marconi Perillo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário