sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Marconi Perillo: a favor do funcionário público!




Opinião

Quem é contra e quem é a favor do funcionalismo 
Carlos Alberto Leréia 

Tenho certeza de que o funcionalismo público de Goiás sabe muito bem distinguir quem é contra e quem é a favor da classe. Iris Rezende, com o olho velhaco nas eleições, quer desfazer a imagem de perseguidor implacável que construiu garroteando os funcionários, passando a proclamar que gosta dos servidores e posando de bonzinho para ficar bem na fita. Só que ninguém é bobo para cair numa embromação deslavada como essa. 

Até as pedras que ficam à beira das estradas goianas, hoje entre as piores do Brasil por conta do desleixo do governo Alcides, sabem que o PMDB tratou os servidores públicos a chibatadas que deixaram cicatrizes doloridas. Será que o PMDB imagina que o funcionalismo esqueceu-se das palavras de Maguito Vilela, sucessor de Iris, afirmando que “investir no funcionalismo é o mesmo que salgar carne podre”? 

A verdade precisa ser dita. Se tem um partido em Goiás que sempre tratou mal o funcionalismo, que retirou conquistas da categoria e sempre dedicou desprezo pelos trabalhadores, a ponto de impor regime de terror que nem a ditadura militar de 1964 ousou na sua fase mais negra, esse partido é o PMDB de Iris Rezende e Maguito Vilela. 

Quando foram governadores, Iris e Maguito submeteram os servidores a um tempo de obscuratismo e privações, transformando as repartições públicas em verdadeiros campos de concentração. Com requintes dignos dos nazistas, torturaram milhares de mães e pais de famílias cortando direitos adquiridos e demitindo sem o menor escrúpulo. Iris, de uma pena só, lançou 30 mil servidores na rua, como o famoso “decretão”, que não tem similar na história do Brasil. Até mesmo servidores portadores de necessidades especiais e gestantes foram demitidos sem qualquer perdão. 

Maguito suprimiu benefícios como quinquênios e perseguiu duramente os aposentados e pensionistas cortando seus proventos. No seu governo, negou reajustes determinados pela lei e afrontou direitos adquiridos, pagando também com atraso os salários, além do dia 15 do mês subsequente ao trabalhado. 

Aliás, na época de Iris e Maguito, os atrasos da folha de pagamento chegaram a ultrapassar seis meses, enquanto todos os pecados do mundo foram jogados nas costas dos funcionários – que se transformaram no bode expiatório das mazelas dos governos do PMDB. 

Guardo recortes de jornais da época para provar as atrocidades que Iris e Maguito cometeram contra o funcionalismo público de Goiás. E desafio quem quiser debater o assunto comigo para marcar horário e local, que estarei lá para cobrar as injustiças que o PMDB praticou contra os nossos servidores estaduais. 

Enquanto com Iris e Maguito, funcionário público sempre foi pisoteado e humilhado de forma implacável, nos dois governos de Marconi Perillo os servidores tiveram vez e voz. 

Marconi foi um governador sensível e aberto ao diálogo com os funcionários estaduais, que efetivamente respeitou, promoveu e valorizou. Marconi não só pagou rigorosamente em dia como não abriu mão de quitar a folha de salários dentro do mês trabalhado, estabelecendo um cronograma anual em que o servidor sabia antecipadamente o dia do mês em que iria receber. 

Marconi instituiu o pagamento do décimo-terceiro salário no mês do aniversário do servidor e melhorou as condições de trabalho, modernizando a máquina administrativa, definindo a data base da categoria em 1º de maio e viabilizando os planos de cargos e salários que beneficiaram o conjunto da categoria (agora novamente ameaçada, já que o atual governo também acha que o servidor público é o culpado pelas dificuldades do Estado). 

Além de implantar um Vapt Vupt exclusivo no Centro Administrativo, prédio que foi reformado para garantir mais conforto e funcionalidade para os servidores, Marconi criou ainda o seguro de vida gratuito e fortaleceu a rede de assistência do Ipasgo, dentre muitos outros benefícios.
Portanto, a manifestação de hoje, liderada pelo Sindipúblico, anunciando apoio explícito à candidatura de Marconi Perillo, tem raízes sólidas e profundas. A festa no Jockey Club consolida a parceria entre Marconi e o funcionalismo público, às vésperas de uma das eleições mais decisivas da história de Goiás, quando estaremos estabelecendo o caminho que levará os goianos ao futuro. 


Carlos Alberto Leréia é deputado federal pelo PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário