SINTONIA COM MARCONI
Demóstenes vai trabalhar em Brasília para viabilizar projetos em Goiás
Escola em tempo integral, ensino profissionalizante e tratamento de usuários de drogas são exemplos de benefícios para os quais Demóstenes vai destinar verbas do Orçamento federal, pois são suas as proposições sobre os três temas no Senado.
Demóstenes vai trabalhar em Brasília para viabilizar projetos em Goiás
Escola em tempo integral, ensino profissionalizante e tratamento de usuários de drogas são exemplos de benefícios para os quais Demóstenes vai destinar verbas do Orçamento federal, pois são suas as proposições sobre os três temas no Senado.
A aliança entre Demóstenes Torres e Marconi Perillo teve alcance muito maior do que a coligação entre DEM e PSDB. Segundo eles, começou no próprio trabalho no Senado, há mais de três anos, e vai perdurar após a eleição. No plano de governo de Marconi estão novidades muito aplaudidas, como:
1) implantar o ensino em tempo integral em 100% dos estabelecimentos;
2) investir pesado na profissionalização;
3) acreditar no jovem, tanto no que deseja fazer curso superior quanto no que vai montar o próprio negócio ou até mesmo se livrar da dependência química.
As três ideias, de grande importância para o futuro de Goiás, estão em proposições das quais Demóstenes é autor (escola em tempo integral e tratamento de usuários de drogas) ou relator (ensino profissionalizante). Como para implantá-las o governo vai precisar de muitos recursos, Demóstenes garante a Marconi: estará no Senado atento às verbas do Orçamento, nos diversos ministérios e organismos até internacionais, para assegurar a execução.
A principal fase da negociação entre os dois parlamentares foi muito simples, porque Demóstenes queria apoiar uma candidatura a governador cujo plano de atuação incluísse o projeto que apresentou nos palanques em 2002 e no Senado em 2003: a Escola em Tempo Integral. Deu certo porque, para Marconi, ela será prioridade: todos os estabelecimentos públicos de ensino vão funcionar em tempo integral, com os equipamentos, a estrutura, o treinamento e os profissionais necessários.
Os projetos de Demóstenes no Legislativo e Marconi no Executivo se completam porque preveem decisões que vão mudar para melhor a vida de milhões de goianos. O embrião das três excelentes iniciativas, segundo Demóstenes, é a Escola em Tempo Integral: “Nela, a gente evita que a criança caia na mão dos traficantes porque desde cedo o Estado a coloca na mão dos professores”. O ensino completo, nos aspectos de tempo e estrutura, fecha a porta para os vendedores de drogas, ou seja, tira os clientes dos traficantes, impedindo que no futuro tenham de se internar num Credeq. Em vez de crack, o estudante vai conhecer o ensino técnico, de níveis médio e superior, para sair do colégio ou da faculdade com preparo suficiente para concorrer no mercado de trabalho.
Demóstenes planeja conversar com os demais congressistas para que sejam dirigidas ao Estado emendas parlamentares individuais, de bancada e de comissão suficientes para auxiliar o Governo de Goiás a implantar e manter os programas.
A parte legal dos 3 projetos
- Recuperação de dependentes químicos — Marconi Perillo vai fazer um ciclo completo contra as drogas, que começa na conscientização e vai até a recuperação dos viciados. As novidades mais aplaudidas são os Centros de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq) e o Pronto Socorro, para onde serão encaminhados os casos mais urgentes. Essas duas medidas tornam possível efetivar o projeto de internação compulsória (111/2010), apresentado por Demóstenes a partir de sugestão recebida em seu perfil no Twitter (@demostenes_go), que dá à família o direito de tratar os dependentes de drogas. Atualmente, por mais que o usuário esteja escravo do vício, andando como zumbi pelas ruas, totalmente dominado por males como o crack, a família e as autoridades nada podem fazer além de vê-lo definhar até a morte. O projeto tem alcance ainda maior, pois obriga as Forças Armadas a tomarem conta das fronteiras do Brasil do mesmo jeito que Marconi vai fechar as fronteiras de Goiás para evitar a entrada de drogas.
A parte legal dos 3 projetos
- Recuperação de dependentes químicos — Marconi Perillo vai fazer um ciclo completo contra as drogas, que começa na conscientização e vai até a recuperação dos viciados. As novidades mais aplaudidas são os Centros de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq) e o Pronto Socorro, para onde serão encaminhados os casos mais urgentes. Essas duas medidas tornam possível efetivar o projeto de internação compulsória (111/2010), apresentado por Demóstenes a partir de sugestão recebida em seu perfil no Twitter (@demostenes_go), que dá à família o direito de tratar os dependentes de drogas. Atualmente, por mais que o usuário esteja escravo do vício, andando como zumbi pelas ruas, totalmente dominado por males como o crack, a família e as autoridades nada podem fazer além de vê-lo definhar até a morte. O projeto tem alcance ainda maior, pois obriga as Forças Armadas a tomarem conta das fronteiras do Brasil do mesmo jeito que Marconi vai fechar as fronteiras de Goiás para evitar a entrada de drogas.
- Escola em Tempo Integral — Todas as escolas goianas serão em tempo integral, no governo Marconi. Vai realizar o grande sonho de Demóstenes, desde que era professor de 1º Grau (ensino fundamental) em Goiânia. Demóstenes é autor da Proposta de Emenda à Constituição 94, apresentada logo em seu primeiro ano de mandato, 2003, que garante o ensino fundamental em tempo integral em todo o Brasil. A PEC já foi aprovada em comissão no Senado, mas o governo federal a combate com o falso argumento da ausência de verbas para implantá-la. Sabe-se que em Educação sobram recursos e o que falta mesmo é gestão eficiente.
- Ensino profissionalizante — Marconi vai implantar cursos profissionalizantes nos colégios secundaristas (hoje, ensino médio) e fazer de cada UEG uma faculdade tecnológica. Demóstenes é o relator do projeto de lei do Senado 274/2003, que cria o Fundo de Desenvolvimento Profissioanl e Qualificação do Trabalhador (Fundep), aprovado na semana passada na Comissão de Constituição e Justiça. Ainda será analisado em outras duas comissões do Senado, as de assuntos Sociais e Econômicos. A meta com o Fundep é melhorar e ampliar a rede de ensino técnico, investindo bastante também no professor. O Fundo será formado por 5% das verbas do FAT, 7% do IPI e do Imposto de Renda. Atualmente, Goiás perde 50 mil das vagas de emprego que gera por falta de trabalhadores qualificados. Quem não quiser trabalhar como funcionário vai passar de desempregado a empregador, com financiamento do Banco do Povo e do Banco da Juventude, com juro zero, carência grande, sem aval.
A escola como sonho
O grande sonho de Demóstenes Torres, desde criança, era ser professor. Ele o realizou no início dos anos 1980, aprovado para a rede pública municipal, em Goiânia. Desde então, o maior desejo do professor Demóstenes é a Escola em Tempo Integral: “Não basta o aluno ficar o dia inteiro na escola”, receita o senador. “É preciso que o professor seja bem remunerado e receba qualificação. É necessário que os prédios ofereçam o conforto que alunos e professores merecem”.
O grande sonho de Demóstenes Torres, desde criança, era ser professor. Ele o realizou no início dos anos 1980, aprovado para a rede pública municipal, em Goiânia. Desde então, o maior desejo do professor Demóstenes é a Escola em Tempo Integral: “Não basta o aluno ficar o dia inteiro na escola”, receita o senador. “É preciso que o professor seja bem remunerado e receba qualificação. É necessário que os prédios ofereçam o conforto que alunos e professores merecem”.
Para Demóstenes, o ideal é que toda escola tenha piscinas, quadras de esporte, biblioteca ampla e atualizada, local apropriado para apresentações culturais. Como fazer isso se há prédios escolares em estado precário, com paredes de placas de cimento, construídos em espaços reduzidos? Não seria apenas outro sonho do senador? “É um sonho, sim”, reconhece Demóstenes, “mas possível de realizar. O Marconi tem a vontade política de fazer, tem a determinação, e eu vou trabalhar muito para ajudá-lo”.
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