segunda-feira, 6 de setembro de 2010

REPORTAGEM





SINTONIA COM MARCONI

Demóstenes vai trabalhar em Brasília para viabilizar projetos em Goiás

Escola em tempo integral, ensino profissionalizante e tratamento de usuários de drogas são exemplos de benefícios para os quais Demóstenes vai destinar verbas do Orçamento federal, pois são suas as proposições sobre os três temas no Senado. 

A ali­an­ça en­tre De­mós­te­nes Tor­res e Mar­co­ni Pe­ril­lo te­ve al­can­ce mui­to mai­or do que a co­li­ga­ção en­tre DEM e PSDB. Se­gun­do eles, co­me­çou no pró­prio tra­ba­lho no Se­na­do, há mais de três anos, e vai per­du­rar após a elei­ção. No pla­no de go­ver­no de Mar­co­ni es­tão no­vi­da­des mui­to aplau­di­das, co­mo: 

1) im­plan­tar o en­si­no em tem­po in­te­gral em 100% dos es­ta­be­le­ci­men­tos; 

2) in­ves­tir pe­sa­do na pro­fis­si­o­na­li­za­ção; 

3) acre­di­tar no jo­vem, tan­to no que de­se­ja fa­zer cur­so su­pe­ri­or quan­to no que vai mon­tar o pró­prio ne­gó­cio ou até mes­mo se li­vrar da de­pen­dên­cia quí­mi­ca. 

As três idei­as, de gran­de im­por­tân­cia pa­ra o fu­tu­ro de Go­i­ás, es­tão em pro­po­si­ções das qua­is De­mós­te­nes é au­tor (es­co­la em tem­po in­te­gral e tra­ta­men­to de usu­á­rios de dro­gas) ou re­la­tor (en­si­no pro­fis­si­o­na­li­zan­te). Co­mo pa­ra im­plan­tá-las o go­ver­no vai pre­ci­sar de mui­tos re­cur­sos, De­mós­te­nes ga­ran­te a Mar­co­ni: es­ta­rá no Se­na­do aten­to às ver­bas do Or­ça­men­to, nos di­ver­sos mi­nis­té­ri­os e or­ga­nis­mos até in­ter­na­cio­nais, pa­ra as­se­gu­rar a exe­cu­ção. 

A prin­ci­pal fa­se da ne­go­ci­a­ção en­tre os dois par­la­men­ta­res foi mui­to sim­ples, por­que De­mós­te­nes que­ria apo­i­ar uma can­di­da­tu­ra a go­ver­na­dor cu­jo pla­no de atu­a­ção in­clu­ís­se o pro­je­to que apre­sen­tou nos pa­lan­ques em 2002 e no Se­na­do em 2003: a Es­co­la em Tem­po In­te­gral. Deu cer­to por­que, pa­ra Mar­co­ni, ela se­rá pri­o­ri­da­de: to­dos os es­ta­be­le­ci­men­tos pú­bli­cos de en­si­no vão fun­cio­nar em tem­po in­te­gral, com os equi­pa­men­tos, a es­tru­tu­ra, o trei­na­men­to e os pro­fis­si­o­nais ne­ces­sá­rios. 

Os pro­je­tos de De­mós­te­nes no Le­gis­la­ti­vo e Mar­co­ni no Exe­cu­ti­vo se com­ple­tam por­que pre­ve­em de­ci­sões que vão mu­dar pa­ra me­lhor a vi­da de mi­lhões de go­i­a­nos. O em­bri­ão das três ex­ce­len­tes ini­ci­a­ti­vas, se­gun­do De­mós­te­nes, é a Es­co­la em Tem­po In­te­gral: “Ne­la, a gen­te evi­ta que a cri­an­ça caia na mão dos tra­fi­can­tes por­que des­de ce­do o Es­ta­do a co­lo­ca na mão dos pro­fes­so­res”. O en­si­no com­ple­to, nos as­pec­tos de tem­po e es­tru­tu­ra, fe­cha a por­ta pa­ra os ven­de­do­res de dro­gas, ou se­ja, ti­ra os cli­en­tes dos tra­fi­can­tes, im­pe­din­do que no fu­tu­ro te­nham de se in­ter­nar num Cre­deq. Em vez de crack, o es­tu­dan­te vai co­nhe­cer o en­si­no téc­ni­co, de ní­veis mé­dio e su­pe­ri­or, pa­ra sa­ir do co­lé­gio ou da fa­cul­da­de com pre­pa­ro su­fi­ci­en­te pa­ra con­cor­rer no mer­ca­do de tra­ba­lho. 

De­mós­te­nes pla­ne­ja con­ver­sar com os de­mais con­gres­sis­tas pa­ra que se­jam di­ri­gi­das ao Es­ta­do emen­das par­la­men­ta­res in­di­vi­dua­is, de ban­ca­da e de co­mis­são su­fi­ci­en­tes pa­ra au­xi­li­ar o Go­ver­no de Go­i­ás a im­plan­tar e man­ter os pro­gra­mas.

A par­te le­gal dos 3 pro­je­tos
- Re­cu­pe­ra­ção de de­pen­den­tes quí­mi­cos — Mar­co­ni Pe­ril­lo vai fa­zer um ci­clo com­ple­to con­tra as dro­gas, que co­me­ça na con­sci­en­ti­za­ção e vai até a re­cu­pe­ra­ção dos vi­ci­a­dos. As no­vi­da­des mais aplau­di­das são os Cen­tros de Re­cu­pe­ra­ção de De­pen­den­tes Quí­mi­cos (Cre­deq) e o Pron­to So­cor­ro, pa­ra on­de se­rão en­ca­mi­nha­dos os ca­sos mais ur­gen­tes. Es­sas du­as me­di­das tor­nam pos­sí­vel efe­ti­var o pro­je­to de in­ter­na­ção com­pul­só­ria (111/2010), apre­sen­ta­do por De­mós­te­nes a par­tir de su­ges­tão re­ce­bi­da em seu per­fil no Twit­ter (@de­mos­te­nes_go), que dá à fa­mí­lia o di­rei­to de tra­tar os de­pen­den­tes de dro­gas. Atu­al­men­te, por mais que o usu­á­rio es­te­ja es­cra­vo do ví­cio, an­dan­do co­mo zum­bi pe­las ru­as, to­tal­men­te do­mi­na­do por ma­les co­mo o crack, a fa­mí­lia e as au­to­ri­da­des na­da po­dem fa­zer além de vê-lo de­fi­nhar até a mor­te. O pro­je­to tem al­can­ce ain­da mai­or, pois obri­ga as For­ças Ar­ma­das a to­ma­rem con­ta das fron­tei­ras do Bra­sil do mes­mo jei­to que Mar­co­ni vai fe­char as fron­tei­ras de Go­i­ás pa­ra evi­tar a en­tra­da de dro­gas. 

- Es­co­la em Tem­po In­te­gral — To­das as es­co­las go­i­a­nas se­rão em tem­po in­te­gral, no go­ver­no Mar­co­ni. Vai re­a­li­zar o gran­de so­nho de De­mós­te­nes, des­de que era pro­fes­sor de 1º Grau (en­si­no fun­da­men­tal) em Go­i­â­nia. De­mós­te­nes é au­tor da Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tu­i­ção 94, apre­sen­ta­da lo­go em seu pri­mei­ro ano de man­da­to, 2003, que ga­ran­te o en­si­no fun­da­men­tal em tem­po in­te­gral em to­do o Bra­sil. A PEC já foi apro­va­da em co­mis­são no Se­na­do, mas o go­ver­no fe­de­ral a com­ba­te com o fal­so ar­gu­men­to da au­sên­cia de ver­bas pa­ra im­plan­tá-la. Sa­be-se que em Edu­ca­ção so­bram re­cur­sos e o que fal­ta mes­mo é ges­tão efi­ci­en­te. 

- En­si­no pro­fis­si­o­na­li­zan­te — Mar­co­ni vai im­plan­tar cur­sos pro­fis­si­o­na­li­zan­tes nos co­lé­gios se­cun­da­ris­tas (ho­je, en­si­no mé­dio) e fa­zer de ca­da UEG uma fa­cul­da­de tec­no­ló­gi­ca. De­mós­te­nes é o re­la­tor do pro­je­to de lei do Se­na­do 274/2003, que cria o Fun­do de De­sen­vol­vi­men­to Pro­fis­si­o­anl e Qua­li­fi­ca­ção do Tra­ba­lha­dor (Fun­dep), apro­va­do na se­ma­na pas­sa­da na Co­mis­são de Cons­ti­tu­i­ção e Jus­ti­ça. Ain­da se­rá ana­li­sa­do em ou­tras du­as co­mis­sões do Se­na­do, as de as­sun­tos So­ci­ais e Eco­nô­mi­cos. A me­ta com o Fun­dep é me­lho­rar e am­pli­ar a re­de de en­si­no téc­ni­co, in­ves­tin­do bas­tan­te tam­bém no pro­fes­sor. O Fun­do se­rá for­ma­do por 5% das ver­bas do FAT, 7% do IPI e do Im­pos­to de Ren­da. Atu­al­men­te, Go­i­ás per­de 50 mil das va­gas de em­pre­go que ge­ra por fal­ta de tra­ba­lha­do­res qua­li­fi­ca­dos. Quem não qui­ser tra­ba­lhar co­mo fun­cio­ná­rio vai pas­sar de de­sem­pre­ga­do a em­pre­ga­dor, com fi­nan­cia­men­to do Ban­co do Po­vo e do Ban­co da Ju­ven­tu­de, com ju­ro ze­ro, ca­rên­cia gran­de, sem aval. 

A es­co­la co­mo so­nho

O gran­de so­nho de De­mós­te­nes Tor­res, des­de cri­an­ça, era ser pro­fes­sor. Ele o re­a­li­zou no iní­cio dos anos 1980, apro­va­do pa­ra a re­de pú­bli­ca mu­ni­ci­pal, em Go­i­â­nia. Des­de en­tão, o mai­or de­se­jo do pro­fes­sor De­mós­te­nes é a Es­co­la em Tem­po In­te­gral: “Não bas­ta o alu­no fi­car o dia in­tei­ro na es­co­la”, re­cei­ta o se­na­dor. “É pre­ci­so que o pro­fes­sor se­ja bem re­mu­ne­ra­do e re­ce­ba qua­li­fi­ca­ção. É ne­ces­sá­rio que os pré­di­os ofe­re­çam o con­for­to que alu­nos e pro­fes­so­res me­re­cem”. 

Pa­ra De­mós­te­nes, o ide­al é que to­da es­co­la te­nha pis­ci­nas, qua­dras de es­por­te, bi­bli­o­te­ca am­pla e atu­a­li­za­da, lo­cal apro­pria­do pa­ra apre­sen­ta­ções cul­tu­ra­is. Co­mo fa­zer is­so se há pré­di­os es­co­la­res em es­ta­do pre­cá­rio, com pa­re­des de pla­cas de ci­men­to, cons­tru­í­dos em es­pa­ços re­du­zi­dos? Não se­ria ape­nas ou­tro so­nho do se­na­dor? “É um so­nho, sim”, re­co­nhe­ce De­mós­te­nes, “mas pos­sí­vel de re­a­li­zar. O Mar­co­ni tem a von­ta­de po­lí­ti­ca de fa­zer, tem a de­ter­mi­na­ção, e eu vou tra­ba­lhar mui­to pa­ra aju­dá-lo”.

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