segunda-feira, 9 de novembro de 2009

07/11/2009

O Popular

Nion reage a críticas e diz que Iris “desestruturou área social”
Ex-prefeito tucano entra no bate-boca entre peemedebista e Marconi e afirma que atual administração pôs fim a oito programas de inclusão implantados na periferia de Goiânia

Carlos Eduardo Reche

O ex-prefeito Nion Albernaz (PSDB) reagiu duramente às críticas do prefeito Iris Rezende (PMDB) e afirmou ontem, em nota, que a administração do peemedebista “desestruturou” as ações da área social implantados em Goiânia. O tucano citou oito ações e obras no setor, segundo ele criadas em sua gestão, que teriam sido extintas por Iris.

“Todas as realizações de caráter social foram desestruturadas pela atual administração”, diz Nion, na nota. E complementa: “É preciso ressaltar que os programas enumerados eram todos floridos sem a necessidade de permuta com construtoras”.

Na quinta-feira, ao rebater as críticas do senador Marconi Perillo (PSDB) à sua gestão, Iris fez referência à administração de Nion afirmando que “Goiânia hoje não é a cidade que tem flores e jardins apenas nas avenidas centrais”. Segundo o peemedebista, “praças, flores e jardins se expandiram para toda Goiânia”.

A nota afirma ainda que, “enquanto prefeito, Nion optou por prioridades nas regiões afastadas do Centro” e que “além de vários bairros asfaltados”, realizou diversas obras sociais. A nota cita a Maternidade Nascer Cidadão no Jardim Curitiba 4, as pistas de cooper no Jardim Curitiba 1 e o programa Amigos do Meio Ambiente no Jardim Floresta, todos bairros da periferia.

O texto diz ainda que Nion “estruturou muito bem Núcleos Educacionais Comunitários (Nuecs) em vários bairros da periferia”, implantou uma panificadora-escola no Jardim Curitiba, criou o Banco do Povo e os programa Renda Mínima e o Trabalhando com as Mãos. Sobre a última ação, a nota afirma que ela foi implantada em vários bairros, citando entre eles o Nova Esperança, reduto eleitoral de Iris.

O teor da resposta ao prefeito peemedebista foi definido em conjunto por Nion e a ex-primeira-dama de Goiânia Geralda Albernaz, que redigiu o texto. A nota foi encaminhada ao POPULAR pela assessoria de imprensa do PSDB.

A resposta de Nion é mais um capítulo da nova onda de trocas de ataques entre Iris e Marconi, ambos pré-candidatos ao Palácio das Esmeraldas e ex-governadores de Goiás por duas vezes. Pesquisa Serpes/O POPULAR publicada no dia 19 de outubro mostrou que o senador e o prefeito estão tecnicamente empatados na preferência do eleitor em todos os cenários da disputa em que são confrontados. O tucano aparece à frente quando o candidato do PMDB é o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

A troca de farpas começou na segunda-feira, quando Iris afirmou, em entrevista ao POPULAR, que “a proposta do novo” feita por Marconi “não deu certo”. O senador reagiu em sua página no Twitter, o senador reagiu, afirmando que a capital está “encardida”. Após comparar realizações de suas duas administrações no Estado (1999-2006) à atuação de Iris em Goiânia, Marconi também contrapôs a atual administração da capital à de Nion (1997-2000).

Na quarta, questionado sobre a resposta do senador, Iris disse que Marconi “não tem andado em Goiânia durante o dia” e fez a referência ao governo de Nion. “O goianiense tem saudade da cidade bonita do professor Nion”, havia dito o senador tucano.

Ataques

A íntegra da nota do ex-prefeito Nion Albernaz (PSDB) em resposta às críticas de Iris

"Resposta do ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz (PSDB) às críticas feitas pelo prefeito Iris Rezende (PMDB) às gestões do tucano em matéria publicada na edição desta sexta-feira (6) do Jornal O POPULAR.

Enquanto prefeito, Nion Albernaz (PSDB) optou por prioridades nas regiões afastadas do Centro. Além de vários bairros asfaltados, criou:

1- A Maternidade Nascer Cidadão no Jardim Curitiba 4;

2 - pistas de Cooper no Curitiba 1;


3 - Estruturou muito bem Núcleos Educacionais Comunitários (Nuecs) em vários bairros da periferia;

4 - Criou o Programa Amigos do Meio Ambiente no Jardim Floresta;

5 - Panificadora-escola no Jardim Curitiba;

6 - Criou o Banco do Povo;


7 - O Programa Renda Mínima;

8 - O Programa Trabalhando com as Mãos em vários bairros, como o Nova Esperança.

Todas essas realizações de caráter social foram desestruturadas pela atual administração. É preciso ressaltar que os programas enumerados eram todos floridos sem a necessidade de permuta com construtoras."


O Popular

Giro

Jarbas Rodrigues Jr.


PERGUNTA PARA: Hélio de Sousa, deputado do DEM

Por que os trabalhos da CPI da Celg perderam ritmo na Assembleia?

A comissão não perdeu ritmo. É que decidimos fazer agora o trabalho mais interno, de levantar informações técnicas de 1984 para cá, e evitar os debates políticos no plenário que não levavam a nada. Depois deste levantamento, os deputados poderão fazer suas avaliações e debates, mas baseados em informações precisas, e não em achismos.

Lei federal

Técnicos do TCE consideram que muitos pontos da proposta sobre a nova política salarial para os servidores do Estado são de competência do Congresso.

Indenização

Em audiência ontem na Justiça, o senador Marconi Perillo não quis saber de acordo com o Stiueg (dos funcionários da Celg) que, em nota, também o culpou pela crise na estatal.

Alvos lulistas

Lula tem três alvos para 2010: os senadores Arthur Virgílio (PSDB), Cristóvam Buarque (PDT) e Marconi Perillo (PSDB), informa a coluna do jornalista Cláudio Humberto.

Arremate

Tucano quer verificação de quórum

Deputado do PSDB, Daniel Goulart diz que vai pedir verificação de quórum na Assembleia em toda sessão que deixar de ser realizada por falta de parlamentar em plenário. “É algo que a bancada governista tem horror só de pensar, mas é preciso saber quem de fato está no Legislativo”, diz. Além disso, o tucano promete pedir vistas de todos projetos mais polêmicos enviados pelo governo Alcides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário