quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Célio Silveira : Entorno


O Popular

Artigo

O caminho do Entorno

Célio Silveira


O processo de desenvolvimento do Entorno de Brasília tem de ser pensado como uma ação integrada entre os governos de Goiás e do Distrito Federal e as prefeituras da região. É um erro ver o Entorno como um manancial de problemas. A nossa proposta é inverter essa tendência e passar a enxergar ali soluções, como, por exemplo, a oferta abundante de mão-de-obra, a proximidade com um mercado consumidor de expressão e a vocação para a implantação de cadeias produtivas ligadas aos alimentos. 

Em Luziânia, os últimos levantamentos mostram que o município bate recordes na exportação de matérias-primas, superando marcas históricas e assumindo o primeiro lugar no contexto estadual, resultado de uma política agressiva de atração de investimentos. 

Na área social, na qual o Entorno de Brasília ganhou fama pela infinidade de problemas acumulados, Luziânia oferece também alternativas para minorar as dificuldades enfrentadas pelas famílias carentes. Estamos implantando 3 mil cartões de renda suplementar, nos moldes do programa Renda Cidadã, no valor de 70 reais mensais cada um. 

Ao mesmo tempo, a prefeitura inicia a construção do Hospital Materno-Infantil de Luziânia, que será o maior e o mais moderno do Estado. É importante frisar que não desenvolvemos essas ações de cidadania de maneira isolada, mas procurando integrar as prefeituras irmãs, hoje quase todas comprometidas com o esforço de ampliação da rede de amparo social do Entorno de Brasília. 

Para atender aos estudantes que estão no ensino superior, providenciamos também um programa de Bolsa Universitária municipal. Inicialmente, são 400 beneficiados, oriundos de famílias com até quatro salários mínimos de renda, mas pretendemos elevar esse contingente. 

A combinação entre políticas de crescimento econômico e projetos de atendimento social imediato é a solução para minimizar os problemas vividos pelos municípios do Entorno de Brasília. Mas, para respaldar essa ação, insisto: deve haver uma composição de forças entre os governos de Goiás, do Distrito Federal e os municípios da região. 

A rota para desenvolver os municípios do Entorno é a que estamos seguindo em Luziânia e é simples: resgatar a cidadania garantindo condições para a sobrevivência e oferecendo oportunidade de ensino e formação de mão-se-obra qualificada. E, em seguida, prover inserção no mercado de trabalho, através da atração de empresas e da multiplicação de empregos nos setores de indústria, comércio e serviços. 

Célio Silveira (PSDB) é prefeito de Luziânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário