quarta-feira, 2 de junho de 2010

Marconi: Anápolis pode ter vice!






Cláudio Paiva cotado para vice de Marconi Perillo
Médico anapolino mostra disposição de ocupar vice de tucano caso seja confirmada a aliança PSDB-DEM

Marcos Vieira

A possibilidade de aliança entre PSDB e DEM nas eleições deste ano pode abrir caminho para que a vice do senador Marconi Perillo, pré-candidato ao Governo de Goiás, seja de Anápolis. Um dos principais nomes do Democratas na cidade, o médico Cláudio Paiva, anunciou essa semana a disposição de ocupar a vaga.

Paiva é filiado ao diretório anapolino do DEM, mas tem penetração em várias cidades do médio-norte goiano, já que é diretor da Unicred e da Unimed, cooperativas com ramificações em todo o Estado de Goiás. “E coloco meu nome à disposição do partido como vice na intenção de representar todos esses municípios”, explica o médico.

Nome de peso dentro do DEM anapolino, Cláudio Paiva acredita que a aliança com o PSDB é o caminho natural para a legenda, que já tomou essa decisão na disputa nacional. Ele destaca ainda o desenvolvimento do projeto do senador Marconi Perillo nesta fase pré-eleitoral, que classifica com solidez suficiente para vencer as eleições.

O médico diz ainda que encara com naturalidade outras postulações para ocupar a vice de Marconi Perillo – caso a aliança com os tucanos seja confirmada. “Temos nomes de peso dentro do partido, como de Vilmar Rocha e Joel Sant’Anna”, lembra.

Ao anunciar a disposição de pleitear espaço em uma chapa majoritária, Cláudio Paiva insere o DEM de Anápolis definitivamente no processo sucessório deste ano. Articulador habilidoso e com excelentes referências na sociedade, a decisão do médico anapolino deve encontrar respaldo entre os líderes estaduais da legenda, como o deputado federal Ronaldo Caiado (presidente regional) e o senador Demóstenes Torres.

A análise feita nos bastidores é que Cláudio Paiva reúne características importantes para ocupar a vice em uma chapa majoritária. Representa um município com força eleitoral, tem penetração em outras cidades, boa articulação e apoio de lideranças de diferentes segmentos, além de currículo inatacável.

Médico desde 1974, Paiva foi vereador entre 1997 e 2000. Ocupou a Secretaria de Saúde e a Chefia de Gabinete do ex-prefeito Pedro Sahium. Ainda na gestão passada, prestou serviços no controle e avaliação da Saúde. Ajudou a manter o DEM de Anápolis em evidência nas disputas municipais e contribuiu para aumentar os quadros da legenda com novas filiações.

Cláudio Paiva também representa uma alternativa para Marconi em um município comandado pelo PT, com um prefeito bem avaliado nas pesquisas e que pode contribuir para a candidatura de Iris Rezende (PMDB), principal adversário do senador tucano, como apontam as pesquisas de intenção de votos.

Outro ponto forte de uma candidatura do médico Cláudio Paiva seria o possível apoio de entidades como a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), que pretende trabalhar para o aumento da representatividade do município na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. A entrada de um anapolino na chapa majoritária acompanharia o que pensa a Acia, confirmando assim um trabalho mais direto em busca de uma vitória nas urnas.

No encontro de sexta-feira (28/5) do DEM anapolino, o deputado Ronaldo Caiado explicou que o partido decidirá seu futuro nas eleições através da convenção. A postura demonstra que não haverá imposição de um palanque que pode acabar causando desconforto, como o de Iris Rezende, que tem o Partido dos Trabalhadores como segunda força.

Esse anúncio dos rumos do partido através da votação de seus filiados também coloca a postulação do anapolino Cláudio Paiva em pé de igualdade com outros nomes que possam surgir. Por enquanto, apenas Joel Sant’Anna foi cogitado. Cabe a Paiva, portanto, trabalhar pela aliança com os tucanos e, naturalmente, angariar apoios para seu projeto.

Do lado do PSDB, a coligação com o DEM é esperada com ansiedade. Além do tempo de televisão essencial na campanha, o partido ainda traz um nome importante para a chapa majoritária, o do senador Demóstenes Torres, que já anunciou o desejo de disputar a reeleição.

Tucanos e democratas goianos não fecharam um acordo ainda, mas já trabalham unidos pelo pré-candidato à Presidência, José Serra (PSDB). Ronaldo Caiado, Demóstenes Torres e Marconi Perillo ocupam lugar de destaque na oposição no Congresso Nacional, com críticas ao governo Lula e a pré-candidata petista Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário