terça-feira, 1 de junho de 2010

Pesquisa: Marconi na frente!







POLÍTICA

SUCESSÃO


Parte do eleitor não vincula voto de governador ao de presidente
Pesquisa Serpes mostra que na região onde marconi tem a maior vantagem serra alcança apenas 31,4%

Núbia Lôbo

Parte do eleitor goiano por enquanto não vinculou a intenção de voto para governador do Estado à escolha do próximo presidente da República, segundo números da pesquisa Serpes/O POPULAR realizada entre os dias 22 a 27 de maio e divulgada na edição de ontem. No Entorno de Brasília, onde o pré-candidato ao governo Marconi Perillo (PSDB) abre a maior vantagem sobre o adversário Iris Rezende (PMDB), o candidato a presidente do PSDB José Serra teve apenas 31,4% das intenções de voto do eleitorado – 8,8 pontos porcentuais atrás de sua adversária, a petista Dilma Rousseff.

Na capital e no Centro goiano, onde Iris tem respectivamente 15,8 e 10,4 pontos porcentuais a mais do que Marconi na preferência do eleitor, Serra cresce na intenção de votos e atinge 42,1% e 44,3%, abrindo vantagem acima de 10% sobre Dilma. Nas Regiões Sul e Sudoeste, a preferência tucana é verificada tanto em nível estadual quanto federal, conforme mostram os números do Serpes.

O mesmo acontece no palanque PMDB/PT. Dilma avançou quase 10% à frente de Serra no Entorno, onde Iris teve sua pior performance – 23,1% contra 52,7% de Marconi. Na capital e no Centro do Estado, o peemedebista apresenta seus melhores resultados e Dilma, os piores.

Coincidência ou não, a pesquisa mostrou que na Região Norte de Goiás, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve o maior índice de aprovação (90,1%), Dilma obteve também o maior porcentual nas intenções de voto do eleitor – 46,5%. No Noroeste goiano, onde Dilma teve sua segunda melhor estatística, com 46,2%, Lula teve 80% de aprovação. O menor índice de aprovação de Lula foi verificado no Sudoeste de Goiás (74,6%), onde Dilma também obteve o menor porcentual de intenções de voto (27,3%).

Sexo e idade

Na disputa estadual, a pesquisa mostra uma preferência do eleitorado feminino por Marconi Perillo e do masculino, por Iris Rezende. Dos 490 homens entrevistados, 48,4% votariam em Iris e 37,6% – 10,8 pontos porcentuais a menos –, em Marconi. Já no bloco das mulheres, das 511 entrevistadas, 52,1% votariam em Marconi e 33,1, em Iris – que ficou com quase 20 pontos porcentuais a menos nas intenções de votos femininos.

Na classificação do eleitor por idade, o tucano apresenta vantagem sobre Iris em todas as faixas etárias, com maior vantagem entre os eleitores com 35 a 44 anos – 45% a 36,8%. Iris apresenta seu melhor resultado com o eleitor acima de 45 anos, registrando empate técnico na terceira idade (43% do peemedebista e 43,8% do tucano).

Na avaliação da preferência do eleitor sob a perspectiva do nível de instrução, Marconi apresenta seu melhor resultado com entrevistados que declararam ter nível médio de ensino. O tucano ficou com 49,8% das intenções de voto, contra 36,5% de Iris.

Já o peemedebista abriu vantagem de quase 3 pontos porcentuais sobre seu adversário entre eleitores com nível fundamental de ensino. Iris ganhou 44,2% de intenções de voto contra 41,3% de Marconi. Nos eleitores que declararam ter feito curso universitário, Marconi ficou com 44,4% das intenções de voto e Iris, com 37%.

Vanderlan

O pré-candidato Vanderlan Cardoso (PR), que por ora não conseguiu quebrar a polarização em Goiás, obteve maior índice de preferência do eleitor na capital (7,2%), entre os homens (5,7%), na faixa etária de 35 a 44 anos (7,7%) e com entrevistados de nível superior (4,9%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário