sábado, 4 de setembro de 2010

Íris: começou bater o desespero!

 DIÁRIO DA MANHÃ

Política & Justiça

Pesquisa acende sinal de alerta na campanha de Iris
Levantamento Grupom/Rádio 730 mostra queda do peemedebista de 6,5 pontos na estimulada. Coordenadores divergem sobre programa eleitoral 

Alexandre Bittencourt 

Os números da pesquisa Grupom/Rádio 730 acenderam o sinal de alerta na campanha do candidato a governador da coligação Goiás Rumo ao Futuro, Iris Rezende (PMDB), que está em queda livre e perdeu eleitorado para o candidato apoiado pelo governador Alcides Rodrigues (PP), Vanderlan Cardoso (PR). Na última pesquisa Ecope do Brasil/Diário da Manhã, Marconi Perillo (PSDB) aparece empatado tecnicamente com Iris na Capital. Entre os coordenadores de campanha, começa a ganhar força a tese de que os programas de rádio e televisão do horário eleitoral gratuito precisam de uma “sacudida” na reta final da disputa, e o formato criado pelo publicitário Hamilton Carneiro tem sido alvo de questionamentos. 

A participação de Hamilton na coordenação de marketing do front peemedebista não satisfez a todo o partido em momento algum da atual campanha. Um grupo de políticos, do qual faz parte o deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB), defendia a inclusão de Renato Monteiro, da Cantagalo, no núcleo pensante da campanha, mas a proposta foi derrotada. A queda de Iris nas pesquisas fez elevar o tom das críticas ao formato consagrado em disputas anteriores pela equipe da Styllus, agência de Hamilton. Em 2006, o mesmo questionamento se fez após Maguito Vilela (PMDB) ser ultrapassado por Alcides Rodrigues (PP) ainda no primeiro turno. Foi quando o PMDB trouxe o staff de João Santana para etapa final da eleição.  

A obstinação em se levar uma campanha com previsões de gastos franciscanas também desagrada integrantes da cúpula. Existe uma parte da direção do partido que defende que a campanha seja colocada na rua e que se gaste o quanto puder na divulgação do nome e da plataforma do candidato. O próprio Iris, em uma das reuniões internas de coordenação, admitiu que a campanha precisa de mais ritmo, mas reconheceu dificuldades em arrecadar mais dinheiro. Na tentativa de justificar a quantidade pequena de gastos, um aliado de Iris chegou até a dizer que se tratava de uma “estratégia” para forçar os adversários a também gastar menos, sob o risco de parecerem “perdulários”. 

No final de agosto, Iris comentou com coordenadores de sua campanha que está decepcionado com alguns aliados e surpreso com outros. Entre aqueles que adquiriram conceito elevado estão o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), e o irmão dele, deputado federal Rubens Otoni (PT). Entre os que perderam prestígio, estariam praticamente todos os deputados estaduais, os prefeitos de Goiânia, Paulo Garcia (PT), de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB) e de Trindade, Ricardo Fortunato (PMDB). Na última semana houve, inclusive, um esforço de Maguito, do filho Daniel, candidato a deputado estadual, e do sobrinho, deputado federal Leandro Vilela, em contornar o mal-estar e participar de mais eventos ao lado de Iris.  

 Os candidatos a deputado federal também estão afastados da campanha do peemedebista, mas por motivos mais óbvios. Eles têm evitado a companhia de Iris porque é clara a preferência do candidato a governador pela eleição da esposa, a deputada federal Iris de Araújo (PMDB).  

Pesa contra a campanha de Iris a presença de dois candidatos ao Senado que estacionaram nas pesquisas. O ex-prefeito de Catalão Adib Elias (PMDB) disputa as últimas colocações com  Bernardo Bispo (PCB), Elias Vaz (PSol) e Rubens Donizette (PSTU). Pedro Wilson (PT) frustrou a todos com a última pesquisa Serpes/O Popular, em que despencou na tabela e e permitiu aos dois candidatos da coligação Goiás Quer Mais, Lúcia Vânia (PSDB) e Demóstenes Torres (DEM), ampliação da vantagem. 

Na próxima segunda-feira, o presidente Lula e a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, vem a Goiás na tentativa de alavancar a candidatura de Iris. Dilma e Lula desembarcam no município de Valparaíso, região do Entorno do DF. Aliados do peemedebista tentam convencer o presidente a participar de outros dois comícios – em Luziânia e em Águas Lindas. Todos ainda no primeiro turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário