quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Íris: uma lenda que nunca será verdade!




Opinião

Resposta prematura a Iris Rezende

Marialda Valente 

As pesquisas de intenção de votos em áreas isoladas são importantes durante o processo eleitoral. O Diário da Manhã, ao divulgar o resultado delas, por cidades, auxilia os candidatos oferecendo a eles oportunidade de intensificarem seus trabalhos nos lugares onde apresentam baixa popularidade. 

As últimas pesquisas realizadas na cidade de Goiânia e região metropolitana apontam o favoritismo de Marconi Perillo nesta e empate técnico na capital de Goiás onde, em passado recente, o ex- prefeito Iris Resende se posicionava à frente em todas as pesquisas de intenção de votos para governar o Estado. 

Neste caso, o candidato do PMDB não se valerá da oportunidade de corrigir possíveis erros estratégicos de campanha. Dificilmente logrará êxito nas suas exaustivas tentativas de estancar a degradação na qual se encontra. A queda de Iris é diagnosticada como repúdio dos goianienses, que o colocaram no poder baseando-se na confiança e nas promessas de campanha, entre elas a de não abandonar a prefeitura em pouco mais de um ano após ter sido eleito para um mandato de quatro. 

Ao procurar o remédio se apegando na última esperança de reproduzir em suas propagandas eletrônicas as inticadas do populista Lula, nos palanques de Valparaíso, Iris pode piorar ainda mais a situação. Além dos moradores daquela cidade a maioria dos goianienses também não gostou. Tiro no pé como dizem por aí. 

Os eleitores costumam se valer das urnas para responder as perguntas sem respostas justificadas. Mas a queda livre do candidato Iris Rezende nas pesquisas é a resposta prematura que os goianienses, sequer esperaram as eleições, para mais um protesto envolvendo ganância e traição. 

A partir daí, Iris poderá ser visto, como sugeriu Lula, uma lenda, que na visão do escritor e dramaturgo Jean Cocteau “é a falsidade que se encarna”. 


Marialda Valente é jornalista, advogada e voltou a escrever semanalmente para o DM (marialdarvalente@gmail.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário