quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Marconi: empate em Goiânia!

Diário da Manhã


Marconi empata com Iris em Goiânia, segundo pesquisa Ecope
 
Alexandre Bittencourt 

O candidato a governador da coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo (PSDB), alcançou empate técnico com o candidato da coligação Goiás Rumo ao Futuro, Iris Rezende (PMDB), no principal reduto eleitoral do peemedebista: a capital do Estado, Goiânia. É o que aponta pesquisa Ecope realizada na cidade entre os dias seis e 26 de agosto. Iris continua à frente, com 45,4%, e Marconi chega a 42,8%. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro, que é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Vanderlan Cardoso (PR), candidato da coligação Goiás no Rumo Certo, aparece na terceira colocação com 10,6%, mais de nove pontos à frente de Marta Jane (PCB), com 1%; e Washington Fraga (PSol), com 0,2%. A pesquisa considera apenas votos válidos, e desconta brancos, nulos, e eleitores indecisos. Foram ouvidos 1.934 entrevistados em Goiânia - cidade administrada por Iris entre 2005 e março de 2010, hoje sob gestão de Paulo Garcia (PT), eleito vice na chapa do peemedebista em 2008. 

Os dois candidatos mais bem colocados na pesquisa realizada na Capital têm praticamente o mesmo índice de rejeição. Não admitem a possibilidade de votar em Iris 25,7% dos eleitores, enquanto 25% são resistentes à ideia de votar no tucano. A candidata do PCB enfrenta objeção de 16,9% dos entrevistados, enquanto 16,4% Washington Fraga (PSol), da coligação Goiás pra Você, não pra Eles. Vanderlan enfrenta rejeição de 11,2%. Disseram ter resistência a todos os candidatos 1,7%. Rejeitam todos 26,1%. Não souberam responder 2,2%. 

SENADO 

Em Goiânia, assim como na média do restante do Estado, os senadores e candidatos à reeleição Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB) lideram com ampla margem de frente sobre os adversários. O candidato do DEM apresenta 66,2% das intenções de voto, enquanto a tucana aparece com 38,4%. Em terceiro lugar está o deputado federal e ex-prefeito de Goiânia Pedro Wilson (PT), com 27,3% das citações dos eleitores. O vereador Elias Vaz (PSol), da coligação Goiás pra Você, não pra Eles, aparece com 8,3%. 

Na sequência, aparecem o cantor Renner (PP), com 7,1%; o ex-prefeito de Rio Verde Paulo Roberto Cunha (PP), com 5,9%; o ex-prefeito de Catalão Adib Elias (PMDB), com 2,1%; Bernardo Bispo (PCB), com 1,6%; e Rubens Donizette (PSTU), com 0,7%. A soma dos percentuais ultrapassa 100% porque cada entrevistado poderia escolher dois candidatos. Não optaram por nenhum dos nomes, ou manifestaram desejo de votar em branco ou nulo 7,1% dos eleitores. Não souberam responder 15,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário