segunda-feira, 6 de setembro de 2010

REPORTAGEM





 SENADO

EEdilson Pelikano
Lúcia Vânia promete continuar trabalhando em ações de amparo a crianças e adolescentes num segundo mandato como senadora por Goiás

Tucana em busca da reeleição
Senadora Lúcia Vânia apresentar ao eleitor propostas que pretende defender caso seja reeleita 

A pro­mes­sa po­lê­mi­ca já foi te­ma de mui­to ba­fa­fá, mas pou­co re­sul­ta­do sur­giu do pro­je­to de cri­a­ção do Hos­pi­tal de Ur­gên­cias da Re­gi­ão No­ro­es­te da Ca­pi­tal nos úl­ti­mos anos. Foi pen­san­do na fal­ta de em­pe­nho po­lí­ti­co e ad­mi­nis­tra­ti­vo que bar­rou o an­da­men­to das obras, que a se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia (PSDB) op­tou por abra­çar a ideia co­mo uma de su­as prin­ci­pa­is ban­dei­ras para o mandato à re­e­lei­ção. Se re­e­lei­ta, a se­na­do­ra pre­ten­de, além de bus­car re­cur­sos pa­ra im­plan­ta­ção do Hos­pi­tal de Ur­gên­cias da Re­gi­ão No­ro­es­te da Ca­pi­tal, le­var pos­tos de sa­ú­de aos bair­ros pe­ri­fé­ri­cos. Ain­da na área da sa­ú­de, ou­tra me­ta é bus­car apro­va­ção na Câ­ma­ra dos Deputados do pro­je­to que exi­ge que o pa­ci­en­te ido­so te­nha acom­pa­nhan­te nos hos­pi­tais do Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de (SUS). O pro­je­to é de au­to­ria de Lú­cia e já foi apro­va­do no Se­na­do. 

Di­re­ta­men­te vin­cu­la­da à ques­tão da sa­ú­de pú­bli­ca, Lú­cia Vâ­nia de­fi­niu em seu pla­no de pro­pos­tas tra­ba­lhar em três fren­tes pa­ra com­ba­ter o uso de dro­gas: pre­ven­ção, re­a­bi­li­ta­ção e re­pres­são. Pa­ra pre­ve­nir o uso das dro­gas, ela vai lu­tar pe­la ex­pan­são do Pro­gra­ma de Er­ra­di­ca­ção do Tra­ba­lho In­fan­til (Pe­ti) e bus­car re­cur­sos pa­ra im­plan­ta­ção de es­co­las em tem­po in­te­gral no Es­ta­do. Além dis­so, ela vai tra­ba­lhar pa­ra vi­a­bi­li­zar re­cur­sos pa­ra a cons­tru­ção de cen­tros de re­a­bi­li­ta­ção de de­pen­den­tes quí­mi­cos e vai bus­car a im­ple­men­ta­ção, na re­de do SUS, do aten­di­men­to aos de­pen­den­tes quí­mi­cos, ex­pan­din­do a as­sis­tên­cia a to­dos os mu­ni­cí­pios. A se­na­do­ra tam­bém pre­ten­de im­plan­tar, em Go­i­â­nia, o Centro de Recuperação de Dependência Química (Cre­deq), em par­ce­ria com o go­ver­no es­ta­du­al. 

Em mais um man­da­to co­mo se­na­do­ra da Re­pú­bli­ca por Goiás, Lú­cia Vâ­nia pre­ten­de de­di­car aten­ção es­pe­ci­al à cri­an­ça e ao ado­les­cen­te, bus­can­do me­lho­ria da es­tru­tu­ra fí­si­ca dos Con­se­lhos Tu­te­la­res, pa­ra que pos­sam cum­prir seu pa­pel na ga­ran­tia dos di­rei­tos às cri­an­ças e jo­vens, com efi­ci­ên­cia. A se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia vai tra­ba­lhar pa­ra tra­zer cre­ches pa­ra to­dos os bair­ros de Go­i­â­nia e pa­ra os mu­ni­cí­pios do in­te­ri­or do Es­ta­do, pos­si­bi­li­tan­do que as mã­es te­nham con­di­ções de tra­ba­lhar. Es­sa é uma das prin­ci­pa­is de­man­das da po­pu­la­ção go­i­a­na: a fal­ta de va­gas na Edu­ca­ção In­fan­til. 

Pro­je­to cri­a­ti­vo da se­na­do­ra é in­ves­tir na im­plan­ta­ção de Pra­ças da Ju­ven­tu­de, com o ob­je­ti­vo de pro­por­ci­o­nar la­zer aos jo­vens e afas­tá-los da mar­gi­na­li­da­de. Im­por­tan­te pa­ra a de­mo­cra­ti­za­ção do aces­so dos jo­vens às ati­vi­da­des de es­por­te e la­zer, as Pra­ças da Ju­ven­tu­de são com­ple­xos es­por­ti­vos, que in­clu­em cam­po de fut­sal, qua­dras de vô­lei e po­lies­por­ti­va co­ber­tas, pis­ta de ca­mi­nha­da, te­a­tro de are­na, pis­ta de ska­te, cen­tro de con­vi­vên­cia, pis­ta pa­ra sal­to e área pa­ra a prá­ti­ca de exer­cí­cios físicos. 


Trân­si­to e tran­spor­te 

A se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia apro­vou re­la­tó­rio ao pro­je­to que au­to­ri­za o con­vê­nio pa­ra im­plan­ta­ção do me­trô da Ca­pi­tal. Re­e­lei­ta, a par­la­men­tar vai con­ti­nu­ar lu­tan­do pa­ra que o me­trô se tor­ne uma re­a­li­da­de e bus­cará al­ter­na­ti­vas pa­ra me­lho­rar o trân­si­to de Go­i­â­nia. Na opi­ni­ão da se­na­do­ra, a cons­tru­ção do me­trô é uma das al­ter­na­ti­vas mais vi­á­veis pa­ra re­sol­ver a gra­ve ques­tão do trân­si­to da Ca­pi­tal. 

Na área de ci­ên­cia e tec­no­lo­gia, Lú­cia Vâ­nia pre­ten­de con­quis­tar re­cur­sos pa­ra a im­plan­ta­ção dos par­ques tec­no­ló­gi­cos que, se­guin­do o mo­de­lo de ou­tros Es­ta­dos, da­rão aos jo­vens a chan­ce de par­ti­ci­par de pro­gra­mas de ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca. Aten­ta aos pro­ble­mas da se­gu­ran­ça pú­bli­ca, no Se­na­do, Lú­cia Vâ­nia ba­ta­lha­rá pe­la am­pli­a­ção das de­le­ga­cias das mu­lhe­res e pe­la cons­tru­ção de ca­sas-abri­go pa­ra que a Lei Ma­ria da Pe­nha pos­sa ser cum­pri­da efe­ti­va­men­te. 

A se­na­do­ra quer atu­ar ain­da pa­ra tra­zer re­cur­sos pa­ra a Su­pe­rin­ten­dên­cia de De­sen­vol­vi­men­to Sustentável do Cen­tro-Oes­te (Su­de­co), re­cri­a­da re­cen­te­men­te, e tam­bém pa­ra a im­plan­ta­ção do Ban­co de De­sen­vol­vi­men­to do Centro-Oeste. O se­tor de con­fec­ção, um dos mais re­pre­sen­ta­ti­vos de Go­i­â­nia, con­ti­nu­a­rá con­tan­do com to­tal apoio da se­na­do­ra, que vai bus­car in­cre­men­tar as con­fec­ções pa­ra ge­ra­ção de no­vos em­pre­gos e ren­da. 

29 anos de vida pública

Com 29 anos de vi­da pú­bli­ca, a se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia mos­trou, por meio de su­as idei­as e ações, co­e­rên­cia com o ver­da­dei­ro pa­pel que de­ve exer­cer um par­la­men­tar de opo­si­ção. O?fa­to de co­lo­car o in­te­res­se pú­bli­co aci­ma das di­fe­ren­ças par­ti­dá­ri­as, fez com que ela se tor­nas­se uma re­fe­rên­cia no Se­na­do, até mes­mo pa­ra seus ad­ver­sá­rios. Pro­va dis­so é que a par­la­men­tar te­ve for­te atu­a­ção na apro­va­ção dos prin­ci­pa­is pro­je­tos do go­ver­no Lu­la. 

Uma das se­na­do­ras mais atu­an­tes no Con­gres­so, a tu­ca­na aju­dou a apro­var leis de gran­de re­le­vân­cia não só pa­ra o Es­ta­do, mas pa­ra to­do o Bra­sil, co­mo a Lei Ma­ria da Pe­nha, que pro­te­ge mu­lhe­res ví­ti­mas de agres­são e vi­o­lên­cia do­més­ti­ca e é con­si­de­ra­da por es­pe­cia­lis­tas uma das mais im­por­tan­tes já san­ci­o­na­das pe­lo pre­si­den­te Lu­la. 

Lú­cia Vâ­nia usou a ex­pe­ri­ên­cia que te­ve co­mo se­cre­tá­ria na­ci­o­nal de As­sis­tên­cia So­ci­al pa­ra au­xi­li­ar no de­ba­te e na for­ma­ta­ção de pro­je­tos im­por­tan­tes pa­ra os bra­si­lei­ros. Sua atu­a­ção foi fun­da­men­tal pa­ra a apro­va­ção de pro­gra­mas que se tor­na­ram re­fe­rên­cia no Bra­sil, co­mo o Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da; Bol­sa Fa­mí­lia; ProU­ni; Pro­Jo­vem e o Fun­do de Fi­nan­cia­men­to ao Es­tu­dan­te de En­si­no Su­pe­ri­or (Fi­es). 

Fo­ram mais de R$ 100 mi­lhões in­ves­ti­dos nos 246 mu­ni­cí­pios go­i­a­nos em obras nas áre­as de sa­ú­de, edu­ca­ção, in­fra­es­tru­tu­ra, tu­ris­mo, ha­bi­ta­ção, sa­ne­a­men­to bá­si­co e ou­tras fun­da­men­tais pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de Go­i­ás. Gra­ças à re­la­ção que man­te­ve com o go­ver­no fe­de­ral e à sua atu­a­ção co­mo vi­ce-pre­si­den­te da Co­mis­são de Or­ça­men­to do Se­na­do, a tu­ca­na con­se­guiu vi­a­bi­li­zar re­cur­sos pa­ra o Es­ta­do e, com is­so, aten­der as mui­tas de­man­das da Ca­pi­tal e do in­te­ri­or. 

Além de tra­zer emen­das aos mu­ni­cí­pios, ela foi a res­pon­sá­vel por pro­gra­mas que be­ne­fi­ci­am mi­lha­res de pes­so­as não só em Go­i­ás, mas pe­lo Bra­sil afo­ra. Um exem­plo dis­so é o Pro­gra­ma de Er­ra­di­ca­ção do Tra­ba­lho In­fan­til, cri­a­do por ela e im­plan­ta­do em to­do o Es­ta­do. Em­bri­ão da es­co­la em tem­po in­te­gral, o Pe­ti aten­de cri­an­ças de to­do o Pa­ís, que tro­ca­ram o tra­ba­lho pe­los es­tu­dos e pas­sa­ram a ter mai­o­res chan­ces de um fu­tu­ro pro­mis­sor. 

Se por um la­do os mu­ni­cí­pios go­i­a­nos lu­cra­ram com o bom re­la­ci­o­na­men­to da se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia com o go­ver­no fe­de­ral, por ou­tro, es­sa re­la­ção res­pei­to­sa ren­deu bons fru­tos tam­bém pa­ra o go­ver­no que, sa­bi­a­men­te, sou­be uti­li­zar a ex­pe­ri­ên­cia da se­na­do­ra na dis­cus­são, cri­a­ção e im­ple­men­ta­ção dos pro­gra­mas so­ci­ais que tor­na­ram o pre­si­den­te Lu­la tão bem ava­li­a­do e fi­ze­ram de sua ges­tão um fe­nô­me­no de apro­va­ção po­pu­lar. 

Não é a toa que o pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca é uti­li­za­do ho­je por seus com­pa­nhei­ros co­mo um gran­de e va­li­o­so ca­bo elei­to­ral. Seus ali­a­dos apos­tam que a ima­gem e a de­cla­ra­ção de apoio do pre­si­den­te po­dem ser de­ci­si­vas na ho­ra da es­co­lha do vo­to. Mas o que va­le mais pa­ra o elei­tor: a sim­ples re­fe­rên­cia à ima­gem do pre­si­den­te ou a apre­sen­ta­ção de pro­pos­tas e re­sul­ta­dos, de uma ex­ten­sa lis­ta de ser­vi­ços pres­ta­dos por Go­i­ás e pe­lo Bra­sil? 

De fa­to, fa­zer opo­si­ção a um go­ver­no po­pu­lar co­mo o do pre­si­den­te Lu­la não é ta­re­fa fá­cil. Não pa­ra quem faz opo­si­ção pe­la opo­si­ção. Cri­ti­ca por cri­ti­car. Mas es­te não é o ca­so da se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia. A par­la­men­tar sem­pre vo­tou com seu par­ti­do, o PSDB, e bus­ca fis­ca­li­zar as ações do go­ver­no Lu­la no sen­ti­do de ga­ran­tir que os bra­si­lei­ros não se­jam, em mo­men­to al­gum, pre­ju­di­ca­dos. É as­sim que Lú­cia Vâ­nia faz opo­si­ção: não se pre­o­cu­pan­do em des­qua­li­fi­car os ad­ver­sá­rios. 


Re­sul­ta­dos

Nes­se pon­to, a mí­dia exer­ce pa­pel fun­da­men­tal na di­fu­são do tra­ba­lho da par­la­men­tar. E, o fa­to é que, di­fe­ren­te­men­te de ou­tros po­lí­ti­cos, Lú­cia Vâ­nia se con­cen­trou na bus­ca de re­sul­ta­dos pa­ra o Es­ta­do e dei­xou a di­vul­ga­ção de su­as ações em se­gun­do pla­no. Ago­ra, com os re­sul­ta­dos em mãos, a his­tó­ria se in­ver­te. A tu­ca­na tem mui­to o que mos­trar e es­tá fa­zen­do is­so de for­ma tran­spa­ren­te por meio do pro­gra­ma elei­to­ral gra­tui­to no rá­dio e na te­le­vi­são e atra­vés de re­des so­ci­ais co­mo o twit­ter, orkut e fa­ce­bo­ok, e do seu si­te, por exem­plo. 

A par­ti­ci­pa­ção da se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia nas re­des so­ci­ais au­men­tou de for­ma sig­ni­fi­ca­ti­va nos úl­ti­mos mes­es. A par­la­men­tar tem re­ce­bi­do mui­tas de­mons­tra­ções de ca­ri­nho e apoio à sua re­e­lei­ção. E mais do que is­so: ela tem pri­vi­le­gi­a­do a in­te­ra­ção com as pes­so­as e apro­vei­ta­do es­sa ex­pe­ri­ên­cia pa­ra co­nhe­cer as prin­ci­pa­is de­man­das dos go­i­a­nos, ava­li­ar su­ges­tões e pen­sar no­vas pro­pos­tas que pos­sam con­ti­nu­ar con­tri­buin­do pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de Go­i­ás e de to­do o Pa­ís.


Nenhum comentário:

Postar um comentário