segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Marconi Perillo: projeção vantajosa!





VOTAÇÃO PROJETADA

Frente de Marconi sobre Iris é de quase 500 mil eleitores
Com base na pesquisa Serpes/O Popular, tucano teria hoje praticamente 1,5 milhão de intenções de voto. Vanderlan Cardoso somaria menos de 250 mil 
AFONSO LOPES
O can­di­da­to tu­ca­no ao go­ver­no do Es­ta­do, Mar­co­ni Pe­ril­lo, li­de­ra a cor­ri­da su­ces­só­ria con­for­me ates­tam to­dos os gran­des ins­ti­tu­tos de pes­qui­sa de Go­i­ás. Tam­bém é una­ni­mi­da­de en­tre os ins­ti­tu­tos que a dis­pu­ta se­ria de­fi­ni­da já no primeiro tur­no ca­so as elei­ções fos­sem re­a­li­za­das atu­al­men­te. Mas em nú­me­ros, e não em por­cen­tu­ais, tal­vez se­ja mais fá­cil com­pre­en­der em que pé se en­con­tra a dis­pu­ta pe­los vo­tos en­tre as can­di­da­tu­ras das três gran­des co­li­ga­ções — Mar­co­ni Pe­ril­lo, Iris Re­zen­de e Van­der­lan Car­do­so. Re­pe­tin­do o que mos­trou em ou­tras elei­ções an­te­rio­res, o Jor­nal Op­ção apre­sen­ta a sua vo­ta­ção pro­je­ta­da, pro­ces­so que tra­duz pa­ra o lei­tor as ta­be­las da pes­qui­sa Ser­pes, que foi re­a­li­za­da en­tre os di­as 23 e 27 de agos­to, di­vul­ga­das pe­lo jor­nal “O Po­pu­lar”. A me­to­do­lo­gia apli­ca­da pe­lo Jor­nal Op­ção se­gue ri­go­ro­sa­men­te os cri­té­rios do ins­ti­tu­to, des­con­ta­do o his­tó­ri­co de ab­sten­ções, vo­tos bran­cos e nu­los re­gis­tra­do na elei­ção de 2006 pa­ra go­ver­na­dor, con­for­me po­de ser con­fe­ri­do no qua­dro es­pe­cí­fi­co no fi­nal des­ta re­por­ta­gem, de mo­do a ge­rar nú­me­ros mais pró­xi­mos do que se­ria a vo­ta­ção em Go­i­ás no exa­to pe­rí­o­do em que a pes­qui­sa foi re­a­li­za­da.
Li­de­ran­ça
Os por­cen­tu­ais apon­ta­dos pe­la pes­qui­sa Ser­pes/O Po­pu­lar in­di­cam que Mar­co­ni Pe­ril­lo te­ria con­di­ções de ser elei­to no primeiro tur­no ca­so as elei­ções ti­ves­sem si­do re­a­li­za­das en­tre os di­as 23 e 27 de agos­to. Es­se fa­to é sim­ples de ser con­fe­ri­do. Sem­pre que um can­di­da­to ob­ti­ver por­cen­tu­al mai­or que a so­ma de to­dos os de­mais con­cor­ren­tes, sem com­pu­tar as res­pos­tas co­mo “vo­to nu­lo/bran­co” e “não sa­be”, há in­di­ca­ti­vo de pos­si­bi­li­da­de de vi­tó­ria em tur­no úni­co. Atu­al­men­te, to­dos os ins­ti­tu­tos, com pe­que­nas va­ri­a­ções, mos­tram es­se qua­dro fa­vo­rá­vel ao tu­ca­no.
Na vo­ta­ção pro­je­ta­da do Jor­nal Op­ção, Mar­co­ni so­ma 1.496.807 in­ten­ções de vo­to. O se­gun­do co­lo­ca­do, Iris Re­zen­de, es­ta­ria com 1.008.586 in­ten­ções de vo­to. Van­der­lan Car­do­so apa­re­ce em ter­cei­ro, com so­men­te 237.728 in­ten­ções de vo­to. O tu­ca­no tem exa­tas 488.221 in­ten­ções de vo­to a mais que seu mais di­re­to ad­ver­sá­rio. A van­ta­gem de­le pa­ra o ter­cei­ro co­lo­ca­do é mo­nu­men­tal. Na­da me­nos que 1.259.079 in­ten­ções de vo­to. Iris Re­zen­de tam­bém apre­sen­ta uma gran­de fol­ga em re­la­ção a Van­der­lan: 770.858 in­ten­ções de vo­to.
Es­ses nú­me­ros são ob­ti­dos com a apli­ca­ção da pes­qui­sa Ser­pes/O Po­pu­lar nas se­te re­gi­ões pes­qui­sa­das se­pa­ra­da­men­te pe­lo ins­ti­tu­to. A dis­pu­ta en­tre Mar­co­ni e Iris fi­ca anu­la­da quan­do se com­pa­ra o de­sem­pe­nho dos dois nas re­gi­ões Ca­pi­tal (ape­nas Go­i­â­nia) e En­tor­no do DF. Iris te­ria 289 mil in­ten­ções de vo­to em Go­i­â­nia, exa­ta­men­te a mes­ma quan­ti­da­de que Mar­co­ni ob­tém no En­tor­no (di­fe­ren­ça pró-Mar­co­ni de ape­nas 169 vo­tos). En­tor­no do DF e Go­i­â­nia são as re­gi­ões em que os dois pri­mei­ros co­lo­ca­dos mais con­se­guem sim­pa­tia en­tre os elei­to­res em nú­me­ro ab­so­lu­to de in­ten­ções de vo­to. A di­fe­ren­ça de qua­se 500 mil in­ten­ções de vo­tos que se ve­ri­fi­ca no côm­pu­to ge­ral é ob­ti­da por Mar­co­ni nas de­mais re­gi­ões — Cen­tro, Nor­te, Sul, Su­do­es­te e No­ro­es­te — e tam­bém gra­ças ao de­sem­pe­nho de am­bos na re­gi­ão do­mi­na­da pe­lo con­cor­ren­te.
Em Go­i­â­nia, Iris li­de­ra com 289 mil in­ten­ções de vo­to, en­quan­to Mar­co­ni so­ma­ria 249 mil. A van­ta­gem do pe­e­me­de­bis­ta na Ca­pi­tal, por­tan­to, se­ria de 40 mil elei­to­res. Já no En­tor­no, Mar­co­ni tam­bém so­ma 289 mil in­ten­ções de vo­to, mas Iris atin­ge so­men­te 101 mil elei­to­res, o que re­sul­ta nu­ma di­fe­ren­ça de 188 mil elei­to­res a fa­vor de Mar­co­ni.
Mar­co­ni ven­ce em seis re­gi­ões e per­de so­men­te na Ca­pi­tal. Iris con­se­gue man­ter van­ta­gem em Go­i­â­nia, mas ela não é su­fi­ci­en­te pa­ra re­ver­ter a ten­dên­cia do res­tan­te do Es­ta­do.
O qua­dro ide­al pa­ra qual­quer can­di­da­to é man­ter bom de­sem­pe­nho em to­das as re­gi­ões do Es­ta­do, sem so­frer va­ri­a­ções mui­to gran­des. É o que acor­re com Mar­co­ni atu­al­men­te. Além da si­tu­a­ção na Ca­pi­tal e no En­tor­no do DF, já mos­tra­da, so­men­te na re­gi­ão Nor­te, a me­nor em nú­me­ro de elei­to­res, é que Iris con­se­gue pra­ti­ca­men­te se igua­lar ao ri­val tu­ca­no. Mar­co­ni te­ria 115 mil in­ten­ções de vo­to con­tra 97 mil de Iris, di­fe­ren­ça de ape­nas 18 mil elei­to­res. Em to­das as de­mais, o ca­po­te de Mar­co­ni é gran­de: Cen­tro, 73 mil, Nor­te, 86 mil, Sul, 91 mil, e Su­do­es­te, 72 mil. Tu­do so­ma­do, a van­ta­gem de Mar­co­ni é de qua­se 500 mil in­ten­ções de vo­to atu­al­men­te.

Sem aju­da

Não é im­pos­sí­vel nu­ma elei­ção, mes­mo le­van­do em con­si­de­ra­ção o ta­ma­nho do elei­to­ra­do de Go­i­ás, pou­co su­pe­ri­or a 4 mi­lhões de elei­to­res ap­tos, ti­rar uma di­fe­ren­ça de 500 mil in­ten­ções de vo­to em um mês de cam­pa­nha. Mas é ób­vio que não é ta­re­fa sim­ples, que se vê cum­pri­da to­dos os di­as, ou em to­das as elei­ções. A es­tra­té­gia mais usu­al em si­tu­a­ções co­mo es­sa é bus­car a vi­ra­da em du­as eta­pas. Di­mi­nu­ir no primeiro tur­no e jo­gar to­do o pe­so no tur­no de­ci­si­vo.
O pro­ble­ma de Iris, ini­ci­al­men­te, é au­men­tar a pos­si­bi­li­da­de de a elei­ção ro­dar pa­ra o segundo tur­no. As úl­ti­mas pes­qui­sas têm de­mons­tra­do, em to­dos os ins­ti­tu­tos, que Mar­co­ni vem con­se­guin­do am­pli­ar as su­as chan­ces de vi­tó­ria em tur­no úni­co. Em abril, a pes­qui­sa Ser­pes/O Po­pu­lar mos­tra­va que Mar­co­ni não che­ga­va aos 49% de in­ten­ções de vo­to vá­li­das. Na úl­ti­ma ro­da­da, o tu­ca­no che­gou a 54,3%. No mes­mo pe­rí­o­do, Iris per­deu elei­to­res, in­do de 39% pa­ra os atu­ais 33,1% no qua­dro ge­ral.
Com três gran­des co­li­ga­ções na dis­pu­ta, o pe­e­me­de­bis­ta te­ria que tor­cer por uma pro­vi­den­ci­al “aju­da” de Van­der­lan Car­do­so. Is­so não es­tá acon­te­cen­do na ve­lo­ci­da­de ne­ces­sá­ria e nem do jei­to que se­ria re­al­men­te van­ta­jo­so. Van­der­lan cres­ce len­ta­men­te, e em ci­ma da que­da de Iris. Dá no mes­mo, tan­to é as­sim que Mar­co­ni am­pliou as chan­ces de ven­cer no primeiro tur­no ao lon­go dos úl­ti­mos mes­es.
Até aqui, e ba­se­a­do no le­van­ta­men­to Ser­pes en­tre os di­as 23 e 28 de agos­to, Van­der­lan não as­sus­ta Iris Re­zen­de e mui­to me­nos Mar­co­ni Pe­ril­lo. Seus pou­co mais de 230 mil vo­tos não são su­fi­ci­en­tes nem pra ge­rar gran­de pers­pec­ti­va de for­çar um segundo tur­no en­tre Mar­co­ni e Iris. Sua po­si­ção é tam­bém mui­to fra­ca em al­gu­mas re­gi­ões, co­mo no Sul, on­de a vo­ta­ção pro­je­ta­da re­ve­la que ele co­lhe­ria so­men­te 6 mil vo­tos so­man­do to­do o elei­to­ra­do das ci­da­des que fa­zem par­te des­sa re­gi­ão. Pra se ter uma me­lhor ideia da ex­pres­são de fra­gi­li­da­de de uma vo­ta­ção co­mo es­sa, no Sul Iris so­ma 106 mil in­ten­ções de vo­to e Mar­co­ni che­ga aos 197 mil elei­to­res.
Iris e Van­der­lan têm um mês pa­ra di­mi­nu­ir a mo­nu­men­tal di­fe­ren­ça fa­vo­rá­vel a Mar­co­ni até aqui, de qua­se 500 mil in­ten­ções de vo­to em re­la­ção ao pe­e­me­de­bis­ta e su­pe­ri­or a 1 mi­lhão 250 mil in­ten­ções de vo­to so­bre o re­pu­bli­ca­no. Se con­se­gui­rem, uni­dos ou in­di­vi­dual­men­te, eles que­bra­rão uma se­quên­cia que até ago­ra só foi re­al­men­te po­si­ti­va pa­ra Mar­co­ni. Se al­go não der cer­to nas es­tra­té­gias de Iris e Van­der­lan, a elei­ção po­de­rá ter­mi­nar no dia 3 de ou­tu­bro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário