terça-feira, 17 de agosto de 2010

Horário eleitoral: é com você, eleitor!!






ELEIÇÕES 2010

TVe rádio são aposta de candidatos
Partidos e coligações estreiam hoje horário eleitoral tentando compensar limitações em campanha de rua

Fabiana Pulcineli

Com a campanha cada vez mais limitada nas ruas por conta da lei eleitoral e da dificuldade de financiamento, os candidatos apostam todas as fichas na propaganda eleitoral na TV e no rádio, que estreia hoje. O primeiro dia do palanque eletrônico será com apresentação dos candidatos à Presidência da República e a deputado federal.

Os governadoriáveis, que terão os programas veiculados a partir de amanhã, já fecharam o formato da apresentação, explorando o que consideram pontos fortes de seus perfis e biografias.

Ao longo dos programas, Marconi Perillo (PSDB) investirá na área social, apontada como forte de seus dois governos (1999-2006), enquanto Iris Rezende (PMDB) dedicará mais tempo à fama de "obreiro", com aposta no setor de infraestrutura. Vanderlan Cardoso (PR), que afirma ser desconhecido por 75% do eleitorado, vai explorar sua biografia e experiência como prefeito de Senador Canedo (2004-2010).

Orientada por pesquisas qualitativas, a equipe de Marconi produziu um programa de estreia para "relembrar" à população os benefícios do governo tucano. "Até por conta desta campanha difamatória feita ao longo dos últimos anos contra o senador, precisamos rememorar todos os compromissos resgatados e ações do governo do PSDB", disse um integrante da coordenação da campanha.

Segundo aliados, a campanha na televisão será propositiva, com compromissos em todas as áreas. "Embora o social seja forte, não vamos focar em uma só área. Não vamos bater na mesma tecla como o adversário", diz o integrante da equipe. Em eventos de campanha, entrevistas e debates de que participou, Marconi destacou sempre ser um candidato "humano" e ter como marca a "sensibilidade".

A equipe de Iris também afirma que a propaganda será propositiva, mostrando sempre um diagnóstico do Estado em todas as áreas e as promessas do candidato para resolver os problemas. O palanque eleitoral servirá especialmente para mostrar as ações recentes de Iris à frente da Prefeitura de Goiânia, na área de infraestrutura, mas propostas nos setores de educação e saúde também terão destaque - sempre com a ideia de regionalizar o atendimento.

A gestão em Goiânia será apresentada como uma amostra do que o candidato quer fazer no Estado. Terão destaque as escolas de tempo integral implantadas pelo peemedebista e o projeto de fornecer um computador por aluno.

A equipe do peemedebista avalia que é hora de investir menos na história - explorada pelo candidato durante a primeira fase da campanha - e apostar mais nas propostas para o futuro, usando o "exemplo" da gestão recente na capital para "garantir credibilidade".

A mobilização de jovens também estará presente nas propagandas dos dois principais candidatos. Marconi vai tentar passar a imagem de modernidade, investindo em promessas de inclusão digital.

A equipe de Vanderlan também diz que ele fará uma campanha de propostas, explorando a transparência na gestão pública e parcerias, usando exemplos da gestão em Senador Canedo. Não houve confirmação se o governador Alcides Rodrigues (PP) participará da estreia.

A equipe do republicano já informou que a presidenciável Dilma Rousseff (PT) terá participação no programa, mas também não revelou se o candidato falará da petista no primeiro programa. Iris também terá Dilma na TV.

O presidenciável José Serra (PSDB) não deve aparecer na estreia da propaganda de Marconi, mas os aliados afirmam que não há intenção alguma de escondê-lo. "Ele terá presença diária nos programas", garante um aliado.


Dilma cita Lula; Serra tenta inovar

São Paulo - Os marqueteiros de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), primeiro e segundo colocados nas pesquisas de intenção de voto, começam a exibir hoje no horário eleitoral gratuito suas principais armas para conquistar o eleitorado. Dilma vai estrear dizendo que representa o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serra aposta na apresentação de sua biografia e no uso da linguagem popular.

No meio do tucanato é grande a expectativa de que a propaganda gratuita reverta o quadro atual, que aponta o crescimento da preferência dos eleitores por Dilma. A terceira colocada nas pesquisas, Marina Silva (PV), deve entrar em campo tratando do tema que lhe é mais caro: a bandeira da preservação ambiental. Ela falará sobre os riscos do crescimento desordenado.

Além do material já selecionado para exibição, os marqueteiros também produziram programas alternativos que podem ser usados ou não nos próximos dias - dependendo do calor e dos rumos da campanha. Os tucanos gravaram críticas a Dilma, mas não definiram quando e se vão usá-las.

Uma atriz, no papel de apresentadora, gravou fala em que faz questionamentos sobre Dilma e comparações dela com Serra. Primeiro, ela elenca ações de Serra em prol da população, principalmente quando ministro da Saúde, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Depois questiona o telespectador sobre o que a ex-ministra da Casa Civil teria feito pela população. "Você se lembra?", pergunta.

Do outro lado, a estratégia de Dilma é insistir na popularidade de Lula. O programa de hoje deve apresentá-la como a única candidata capaz de dar continuidade aos programas. Lula vai mostrar a ex-ministra da Casa Civil como seu braço direito, uma "mãe" que cuida dos pobres.(Agência Estado)

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