segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Marconi: forte na internet!





Opinião








Marconi Perillo



Campanha na internet veio para ficar

Vejo que, depois da campanha de Barack Obama nos Estados Unidos, as redes sociais passaram a ser instrumentos efetivos de comunicação política. No Brasil e, particularmente, em Goiás, a onda das redes sociais chegou com muita força e, na nossa campanha, permitiu a ampliação do debate político e a interação com a sociedade.

No nosso dia a dia, multiplicamos contatos e veiculamos ideias e imagens no Twitter, Facebook, Orkut, Likendin, Youtube, Flickr, Formspring, Slideshare e nas demais mídias sociais. A coligação PSDB/DEM e partidos em Goiás fazem uma das campanhas políticas mais avançadas no âmbito da internet. Somos citados frequentememte na imprensa nacional.

A nossa equipe trabalha 24 horas por dia e é muito competente. Fomos pioneiros, por exemplo, na criação de uma canal digital de TV, a TV Marconi, com transmissões ao vivo dos nossos eventos de campanha. Implementamos também no nosso site (www.marconiperillo.com.br) outra novidade: o noticiário em tempo real, atualizado praticamente minuto a minuto.

Planejamos com antecedência a nossa inserção nas redes socias. Começamos com o Twitter (@marconiperillo), que faço questão de atualizar pessoalmente todos os dias, trocando ideias com um número crescente de seguidores, que hoje alcança a casa de 16 mil.

Em seguida, ampliamos nossa participação para as demais mídias. A nossa equipe digital conta com profissionais de diversas áreas, entre jornalistas, redatores, programadores, apresentadores, editores de texto, editores de imagem, fotógrafos e cinegrafistas. Foi uma aposta que fizemos e até agora os resultados que temos colhido são excelentes. A comunicação digital da campanha é muito ativa e vigorosa.

Pela avaliação que temos, estamos em grande vantagem nas redes sociais em relação às campanhas adversárias. É o que dizem as métricas pelas quais monitoramos nosso trabalho e também os levantamentos que são publicados pela imprensa local. Isso pode ser explicado pelo planejamento que fizemos e também pela prioridade que conferimos a esse projeto de comunicação digital.

Não vejo pontos negativos na utilização das mídias sociais. Inclusive, já consta de nosso plano de governo uma proposta de abrir a administração estadual para as redes sociais, especialmente para ampliar a interação com a sociedade, melhorar a qualidade dos serviços e aumentar a transparência das ações públicas, abrindo um canal direto de comunicação com o cidadão, que batizamos de ouvidoria digital.

Definitivamente, as redes sociais vieram para ficar nas campanhas eleitorais e na vida da sociedade, como instrumentos de democratização e participação popular.


Marconi Perillo é senador e candidato a governador (PSDB/DEM e aliados) (http://www.marconiperillo.com.br/)

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