sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Marconi: compromisso com Anápolis!






Opinião












Marconi Perillo


Huana, um centro de excelência

Inaugurar um hospital é sempre um momento de muita alegria para o governante bem-intencionado. Foi esse o sentimento que tomou conta de mim quando há cinco anos inauguramos o Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo, o Huana, e que voltou a me contagiar durante a missa solene que celebrou o aniversário de sua fundação, no início deste mês.

Foi, de fato, providencial a construção, em Anápolis e em Aparecida de Goiânia, de dois hospitais de urgência que, a partir daí, oferecem suporte ao atendimento de saúde dessas duas grandes cidades goianas e que, estrategicamente, ajudam a desafogar o atendimento de excelência do Hospital de Urgências de Goiânia, incapaz de, isolado, atender à imensa demanda.

Construir um hospital como o Huana fez parte de um planejamento estratégico voltado a suprir com um adequado atendimento de saúde à população mais carente do nosso Estado. A ideia norteou o governo de Henrique Santillo, no final da década de 80, e fez parte também de nossas administrações, de 1999 a março de 2006. Além do Huana, construímos o Huapa, em Aparecida, equipamos inúmeros hospitais em parceria com os municípios, criamos 48 Ambulatórios 24 Horas de Alta Resolutividade em 42 cidades goianas, construímos o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, o Crer, em Goiânia, e implementamos o Programa Saúde na Família, entre outras ações e realizações.

Gratificou-me imensamente ter sido convidado e participar dos festejos que comemoraram os cinco anos do Huana, administrado pela competente Fundação de Assistência Social de Anápolis, sob a coordenação de Irmã Rita Cecília Coelho, de Clodomir Colla e do dr. Luiz Cláudio Rezende Gonçalves. Quero, de coração, partilhar a satisfação que sinto com todos os anapolinos, que sabem valorizar essa obra e cuidam para que ela continue atendendo com presteza todos os que para lá são encaminhados quando necessitam de atendimento hospitalar de urgência e alta qualidade.

Graças a Deus e ao talentoso trabalho de todo o corpo funcional, o Huana hoje pode ser considerado referência em termos de bom atendimento. Levantamento feito pela direção do hospital mostra que pacientes de 56 municípios goianos já foram atendidos ali, num total de mais de 1,6 milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, pronto socorro e atendimentos rotineiros.

É um número impressionante, que mostra a grandeza desse importante estabelecimento, aprovado com “excelente” e “bom” por 90% da população atendida. Além disso, foram realizados mais de 200 cursos para mais de 4.100 participantes e feitos quase 60 mil atendimentos pela Pastoral de Saúde, que auxilia no trabalho do hospital.

Comemoramos os cinco anos do Huana com muita satisfação e alegria, parabenizando Anápolis e testemunhando que o trabalho que realizamos frutificou. A decisão de erguê-lo evidenciou nosso compromisso com Anápolis, o qual se renova a cada jornada que nos remete à participação na vida pública e no atendimento a todos os habitantes deste nosso querido Estado de Goiás.


Marconi Perillo (PSDB) é vice-presidente do Senado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário