sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Marconi Perillo: exemplo de persistência!





Opinião

A formatura de Marconi

José Elias Fernandes

Num Estado onde reduzido percentual da população consegue cursar uma faculdade, a diplomação do senador merece avaliação por vários aspectos; sobretudo pela sua condição de portador do honroso título de doutor “honoris causa”, outorgado pela Universidade Federal, o que lhe garantia, no currículo, a qualificação como de nível superior. Poder-se-ia ainda indagar: por que se formar, quando já alcançou tanto sucesso, sem diploma? Justamente aí reside o mérito: a busca do conhecimento, como meio de aperfeiçoamento, satisfação interior, realização de sonho, superação de desafios, quebra de paradigmas, independentemente da necessidade de viabilizar conquistas particulares.

- Ah, mas pra ele é fácil, pode pagar curso particular – diriam os mais acomodados.

- Tudo bem, reconheça-se-lhe o privilégio. Porém, avaliemos sua condição: muito mais difícil do que o dinheiro, para qualquer estudante pagar a faculdade, é o tempo para um homem com tantas ocupações importantes demorar anos a fio, numa sala de aula. Inclusive porque para os mais carentes o próprio, quando governador, criou a bolsa universitária. Administrar com rigor os horários, selecionar prioridades, já constitui prova de competência. Infelizmente, a maioria dos jovens esbanja dias e anos sem o cuidado de se dedicar a um objetivo nobre, como estudar. Marconi superou obstáculos, ao saber concentrar-se no ideal e exercitar uma importante qualidade, que nem sempre valorizamos – a persistência. Tanto que iniciou o curso de Engenharia, ainda bem jovem, matriculou-se depois no Direito e precisou abandonar ambos, para se dedicar à política, seu sonho maior. Após a brilhante carreira, em que se elegeu deputado estadual, federal, governador e senador, persistiu e retornou aos bancos da faculdade, mesmo no auge da vida pública.

Considerar que o senador não enfrentou problemas para cursar a universidade é ignorar as atribulações da política, a começar pela sua residência, dividia entre Goiânia e Brasília. Imaginemos a situação e analisemos as opções, por exemplo, entre presidir uma sessão do Senado, exposta à cobertura de toda mídia nacional, ou correr para alcançar uma prova aqui, num cantinho de classe, na periferia de Goiânia? Só mesmo quem dispõe de força de vontade, determinação pessoal e garra consegue decisões adequadas em semelhantes circunstâncias. Tal esforço se chama persistência, dedicação, amor ao ideal.

Que o exemplo de Marconi Perillo sirva de inspiração a todos os jovens goianos e especialmente à maioria dos nossos políticos, a fim de que também busquem cursar uma faculdade, já que hoje existem cursos espalhados por todo Estado. Goiás inteiro se empolgou com a história do garoto que veio de Palmeiras, ainda adolescente, de família modesta e pelejou até se eleger governador. Sou de Guapó (cidade próxima a Palmeiras) e conheço bem sua origem, seus familiares, sua pertinácia na luta. Hoje me sinto orgulhoso do nosso relacionamento, desde quando se mudou para Goiânia. Portanto: novo bacharel Marconi Ferreira Perillo Júnior, receba os meus cumprimentos, em nome de todos meus familiares, que também o admiram. Parabéns! E sucesso na sua advocacia, em defesa dos goianos e de Goiás.



José Elias Fernandes é jornalista, anistiado político e já foi deputado, diretor geral do Detran, delegado de polícia e prefeito de Aragarças (jornaldegoiania@hotmail.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário