terça-feira, 24 de agosto de 2010

Marconi: o melhor para a saúde!





Opinião

Melhores propostas para a saúde vêm do candidato Marconi

Marcelo Caixeta

Não sou filiado a nenhum partido, nem tenho negócios ou interesses políticos, não tenho “candidato para governador de Goiás”. Marconi, Iris, Vanderlan, Marta ou Washington, para mim, são iguais como seres humanos. Estou preocupado é com o que cada um tem a dizer em seus programas da saúde. A proposta que me pareceu mais interessante é aquela de Marconi, pois sai do arroz-e-feijão do clichê de “mais verba para a saúde” que eu escuto desde a militância estudantil. Marconi, se não me engano, propõe que hospitais públicos passem por um novo modelo de gestão, uma gestão pública mas não estatal.

Ou seja, como o Crer, seria um hospital gerido como empresa, só que voltado para o público e não para o lucro. Estes tempos atrás um de meus pacientes passou pelo setor intensivo de dois hospitais públicos, um em Goiânia e outro em Aparecida. No primeiro, fiquei estarrecido com o mau funcionamento, descaso, descompromisso, superlotação, bagunça na área médica, falta de visão humana e técnica em relação ao paciente, etc.

Já no Hospital de Urgências de Aparecida, fiquei espantado de ver algo público funcionando tão bem. Só que, quando fui falar com os médicos, estes disseram que ainda eram só contratados, não eram concursados. Um deles disse que, quando viesse o concurso, a estabilidade, com ele viria o mau gerenciamento estatal, aí o hospital de Aparecida ficaria igualzinho ao de Goiânia.

Outros exemplos poderiam ser dados: tanto o Crer quanto o Hospital de Urgências de Anápolis, ainda operacionalizados sob a última gestão Marconi, funcionam hoje nesse regime, ou seja, são administrados dentro de um modelo moderno, empresarial, público mas não-estatal, e funcionam muito bem. Já os antigos hospitais do Estado, p.ex., HGG, administrados dentro do modelo estatal convencional, estão sempre funcionando bem aquém de suas capacidades, sempre em greve, sempre sub-funcionantes.


Marcelo Caixeta é médico psiquiatra, ex-coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário