domingo, 29 de agosto de 2010

Marconi: debate com empresários em Anápolis!

Diário da Manhã

Opinião

O que Anápolis quer do futuro governador

Manoel Vanderic
28 de Agosto de 2010

 Associação Comercial e Industrial de Anápolis e o Fórum Empresarial de Anápolis elencam perguntas e reivindicações a serem feitas aos três candidatos a governador melhor classificados nas pesquisas eleitorais, em setembro, quando Iris Rezende Machado (dia 1º.), Vanderlan Cardoso (dia 15) e Marconi Perillo (dia 22) debaterão sobre Plano de Governo com a classe empresarial. O presidente da Acia,Ubiratan da Silva Lopes,  que também coordena o FEA, proclama que o objetivo, além de conhecer as propostas dos postulantes, é configurar seus compromissos com Anápolis. 

No sentir de cidadão, na visão de comunicador e na expectativa diretor da Acia, o articulista apresenta suas propostas e questionamentos, cuja importância não está necessariamente nesta ordem: 

- Ampliação do Daia: o Distrito Agroindustrial de Anápolis está consolidado como o maior pólo industrial do Centro-Oeste, mas a expansão de sua área e a melhoria de sua infraestrutura devem ser, indiscutivelmente, prioridades do futuro Governo do Estado. Neste pensar, qual é o compromisso de Vossa Excelência? 

- Plataforma Multimodal de Transportes: entre os macro projetos de importância fundamental para a implementação de uma grande central  de  logística de distribuição em Anápolis está a conclusão da Plataforma Multimodal de Transportes. Como Vossa Excelência vai contemplar esta prioridade em seu Plano de Governo? 

- Entreposto da Zona Franca de Manaus: sabe-se que a Suframa planeja aumentar suas conexões e que Anápolis está em posição geográfica privilegiadíssima, oferecendo todas as condições para alavancar um negócio de R$ 1 bilhão por ano e milhares de empregos, mas depende do empenho do futuro governador e da contrapartida do Governo Estadual. A Acia pergunta se pode contar com o compromisso de Vossa Excelência em liderar a chamada Missão Manaus. 

 - Aeroporto Internacional de Cargas: sem dúvida, este é outro macro projeto que deve decolar, no próximo ano, com o empenho e apoio decisivos do futuro governador do Estado. A Acia questiona se pode contar com Vossa Excelência na cabine de comando deste voo que Anápolis não pode perder. 

- Ferrovia Norte-Sul: uma obra que vai colocar o Centro-Oeste, definitivamente, nos trilhos do desenvolvimento. Esta entidade propõe que o futuro governador não se descuide um só momento deste projeto.

- Trevo do Daia: Anápolis é o eixo do Centro-Oeste, a nova fronteira econômica do Brasil, e está no do Corredor GAB - Goiânia-Anápolis-Brasília, um enorme mercado com 6 milhões de consumidores e um PIB de R$ 160 bilhões, no km 100 da BR-060, onde a premente construção  do Trevo do Daia impõe a luta contínua e intransigente do futuro governador de Goiás, junto ao Governo Federal. Vossa Excelência assume este compromisso com Anápolis?
- Centro de Convenções: Anápolis não pode prescindir do compromisso do futuro governador do Estado em construir esta obra imperiosa para o crescimento do turismo de negócios e para a divulgação e exposição das potencialidades do município e melhor aproveitamento de sua posição entre duas grandes capitais. Anápolis vai realizar este sonho no seu governo?

- UEG: A Universidade Estadual de Goiás está na dependência de grandes investimentos do Governo do Estado para se evitar o seu sucateamento. Quais metas pretende cumprir no seu governo, no sentido  de recuperar, otimizar e ampliar a UEG?

- Saúde : em todas as pesquisas de opinião pública os anapolinos, em sua maioria esmagadora, querem melhorias neste setor, destacando-se que os problemas da saúde devem ser tratados de forma prioritária, sob foco regional e não apenas local. Vossa Excelência projeta a ampliação do Hospital de Urgências de Anápolis e a criação de outras unidades de saúde pelo Governo do Estado neste município e região?

- Segurança: outro setor que aflige os anapolinos na atualidade, ainda segundo recentes pesquisas de opinião pública. O seu governo vai construir o novo presídio e reinstalar as delegacias em estado precário? Quais os seus projetos com vistas a baixar os índices de violência em Anápolis e região?
- Saneamento: Anápolis cresce acima da média nacional. É um dos cem melhores municípios brasileiros para se investir e para ser um melhor lugar para viver é preciso elevar o seu IDH, com a real universalização da água tratada e do esgoto sanitário. Na prática, como seu governo vai encarar os contratos assinados e a necessidade de novos projetos? 

- Secretaria da Indústria e Comércio: indiscutivelmente, é legítimo o pleito de Anápolis, através de suas entidades patronais e de todas as suas lideranças ao reivindicar a indicação do secretário da Indústria e Comércio do novo Governo do Estado. O local e o momento são oportunos para Vossa Excelência assumir, aqui e agora, o compromisso de atender a esta reivindicação. 

- Parcerias com a Prefeitura de Anápolis: esta entidade defende  o incremento de parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal para o desenvolvimento de Anápolis e a melhoria da qualidade de vida de nossa gente, até porque o município que mais arrecada impostos no Estado precisa receber maior atenção. Vossa Excelência pretende priorizar estas parcerias e, caso positivo, em quais setores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário