terça-feira, 17 de agosto de 2010

Marconi: no coração dos anapolinos!





POLÍTICA & JUSTIÇA

Marconi lidera disputa em Anápolis

Alexandre Bittencourt

O candidato da coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo (PSDB), lidera a disputa pelo governo do Estado entre os eleitores de Anápolis, de acordo com pesquisa Ecope do Brasil/Diário da Manhã realizada no município entre os dias 10 e 13 de agosto. Aliás, a vantagem de Marconi sobre o segundo colocado, Iris Rezende (PMDB), no terceiro maior colégio eleitoral de Goiás, é ainda maior que a média do Estado.

Descontados os votos brancos, nulos e os indecisos, Marconi possui 70,2% das intenções de voto. Iris, que conta com o apoio do prefeito da cidade, Antônio Gomide (PT), tem 27,2%. O candidato da coligação Goiás no Rumo Certo, Vanderlan Cardoso (PR), apresenta desempenho pior do que na média do Estado, com 2,4%. A candidata do PCB, Marta Jane, tem 0,2% e Washington Fraga (PSol) não foi citado.

Além de líder da pesquisa, Marconi também tem a menor rejeição entre os postulantes: 8,2%. O peemedebista possui a maior: 26,7%. Não admitem a possibilidade de votar em Marta Jane, 15,9%; em Washington Fraga, 14,1%; e em Vanderlan Cardoso (PR), 11,8%; eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos totalizam 39,2% dos entrevistados. Rejeitam todos, 1,6%; e não souberam responder, 4,3%.

O Ecope aferiu também a preferência dos anapolinos para disputa ao Senado, e permitiu aos entrevistados citar duas opções. Demóstenes Torres (DEM) lidera com 56,5%; na sequência, Lúcia Vânia (PSDB), com 44,3%; Pedro Wilson (PT), com 16,9%; Paulo Roberto Cunha (PP), 10,4%; Rubens Donizette (PSTU), 6,9%; Adib Elias (PMDB), 2,9%; Elias Vaz (PSol), 2,4%; Bernardo Bispo (PCB), 2,2%; e Renner (PP), com 1,8%. Não souberam responder, 26,9% dos entrevistados. Não optaram por nenhum dos nomes colocados, 7,6%.

Entre os candidatos à Presidência da República, o líder entre os eleitores de Anápolis é José Serra (PSDB). Admitem votar no tucano 40,8% dos entrevistados, pouco mais de três pontos a mais que a ex-ministra e candidata do PT, Dilma Rousseff (PT), que tem 37,6%. A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, possui 9,4% das intenções de voto. Os demais candidatos - Zé Maria (PSTU), Plínio Arruda Sampaio (PSol), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria Eymael (PSDC) e Rui Pimenta (PCO) - não atingiram 1% dos votos. Levy Fidelix (PRTB) não foi citado. Indecisos somam 8% e votariam em branco ou nulo, 2,6%.

Por fim, o Ecope perguntou ao anapolino quais as maiores deficiências do município. Cada entrevistado poderia citar até três opções. Saúde, com 45,7%, e segurança pública, com 40,8%, apareceram disparados como itens mais citados pelo eleitor, seguidos por educação (21%). Mencionaram saneamento básico 19%; asfalto, 17,8%; lazer, praças ou esportes, 7,1%; iluminação pública, 4,7%; transporte coletivo, 4,3%; creches, 3,3%; moradia, 2%; infraestrutura, 1,6%. Os demais itens não alcançaram 1%. Citaram outros 8,2%, e nenhum 2,4%. Não souberam responder 6,7%.

O Instituto Ecope do Brasil ouviu 490 eleitores de Anápolis entre os dias 10 e 13 de agosto de 2010. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob protocolo nº 36444/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário