quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Marconi: Imprensa livre!





Opinião



Marconi Perillo


Diário da Manhã, o jornal da democracia

A democracia é um sistema que se funda em diversos pressupostos, como eleições livres, liberdade de expressão, crença e pensamento, além do respeito aos direitos e garantias fundamentais e da alternância no poder. Mas há um aspecto da democracia que talvez se revele de fundamental importância, exatamente por oferecer à opinião pública a possibilidade de acesso à informação sem qualquer filtro político ou ideológico: a liberdade de imprensa.

A minha posição diante da liberdade de imprensa é incondicional. Sou contra a censura e defendo a livre expressão do pensamento por convicção. A mesma liberdade de expressão cuja quebra repudio e condeno nos regimes autoritários do Irã de Mahmoud Ahmadinejad, da Venezuela de Hugo Chávez e em Cuba dos irmãos Raul e Fidel Castro. Para mim, não pode haver contemporização neste assunto.

Ao franquear as suas páginas a todas as correntes de opinião, o Diário da Manhã renova cotidianamente o seu compromisso como veículo da imprensa livre e democrática. A concepção inédita e revolucionária do jornalista Batista Custódio, configurada no projeto de abrir espaço para a publicação de artigos das mais variadas tendências, não só permite o saudável trânsito de ideias, mas encarna a verdadeira essência da democracia: o direito de expressão.

Conheço de perto a trajetória do Diário da Manhã e sou testemunha da luta incansável do jornalista Batista Custódio para garantir a circulação do jornal. Não foram poucas as vezes que, na calada da noite e por meio da censura econômica, tentaram fechar o jornal. Sei das duras privações que Batista e sua família passaram e continuam passando para manter viva a chama do Diário da Manhã, que hoje é parte indissociável da história de Goiás e contribui de forma efetiva para levar a boa informação a toda a sociedade goiana.

Mas nada é capaz de abalar Batista e ele sempre ressurge vigoroso e determinado, seguindo tranquilo pelas águas imensas e profundas para cumprir seu destino inexorável, como o peixe do poema de José Décio Filho. O território de liberdade em que ao longo dos anos se transformou o Diário da Manhã, um dos veículos de imprensa nacional , confirma a vocação plural e democrática de Batista Custódio e o torna, sem favor algum, presença obrigatória na galeria dos grandes jornalistas do País.

O projeto do Diário da Manhã, especialmente no que se refere aos espaços de opinião, que considero fundamental para o debate do futuro de Goiás, não pode ser colocado em risco com a sua utilização para ataques e ofensas pessoais. As divergências devem ser colocadas sim, mas em alto nível, com argumentos e não com achaques e agressões à honra alheia, que não levam a nada.

Faço votos para que a liberdade de expressão continue florescendo no Diário da Manhã e que o projeto de imprensa independente levado a cabo por Batista Custódio e toda a laboriosa equipe de profissionais do jornal tenha vida longa. Como diria Samuel Wainer, quem faz um jornal todo santo dia merece monumento em praça pública. Batista e os profissionais do Diário da Manhã merecem o nosso reconhecimento público.


Marconi Perillo é senador e candidato a governador pela Coligação Goiás Quer Mais (PSDB/DEM e partidos aliados) (http://www.marconiperillo.net/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário