quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Marconi: estréia com sucesso!





POLÍTICA

ELEIÇÕES 2010

Candidatos investem em biografias
Marconi apareceu humanizado na televisão, enquanto iris mostrou o lado obreiro e Vanderlan se apresentou como “diferente”

Fabiana Pulcineli

Um Marconi Perillo humano, um Iris Rezende obreiro e um Vanderlan Cardoso que representa o diferente. Na estreia da propaganda eleitoral na televisão, os candidatos ao governo mais bem colocados nas pesquisas investiram em suas biografias e apontaram bandeiras que vão explorar na campanha.

Como já era esperado, o candidato do PSDB explorou os programas sociais de suas duas gestões (1999-2006), enquanto o governadoriável peemedebista destacou a necessidade em infraestrutura para promover o desenvolvimento do Estado.

O destaque do programa de Marconi foi a citação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a omissão do candidato à Presidência pelo seu partido, o ex-governador José Serra (leia reportagem abaixo).

O tucano foi o único a apresentar propaganda diferente no horário noturno, mas ambos destacaram benefícios sociais. À tarde, o programa focou em entrevista com Marconi em que ele fala de dificuldades enfrentadas na infância, da família, de fé e do sonho de voltar ao governo. O tucano afirmou que os goianos tinham autoestima elevada quando ele saiu do cargo.

À noite, o programa mostrou quatro beneficiados por programas implantados por Marconi e apresentou propostas, entre elas o centro de reabilitação para dependentes de drogas (Credec), o hospital da mulher e o metrô - Veículo Leve sobre Trilhos - em Goiânia.

A propaganda de Iris lembrou mutirões para construção de casas e investimentos em estradas, energia e escolas. "Iris abriu caminho para a modernização", diz a apresentadora. O programa mostrou depoimento do ministro da Agricultura, Wagner Rossi. "Ele é uma marca na agricultura. Mudou o aspecto do setor no País", disse.

O peemedebista contou com o reforço do depoimento de Lula, que pediu votos a ele e à presidenciável Dilma Rousseff. O programa mostrou ainda depoimentos de pessoas afirmando que Iris promete e cumpre e que fará no governo gestão semelhante à da Prefeitura de Goiânia (2005-10).

"Deus tem me dado força e sabedoria para realizar cada vez mais. Como fizemos agora na Prefeitura. E não deixaria o cargo se não fosse para fazer muito mais por todas as cidades. Cada município, cada cidadão vai sentir a presença do nosso governo, com uma grande frente de trabalho", diz o peemedebista.

A campanha de Vanderlan foi focada no diferente, palavra repetida por nove vezes. O republicano falou de sua trajetória, afirmando que seus pais lutaram para criar cinco filhos e que vendia bolo na escola, além de ter sido engraxate. "Costumo dizer que minha primeira empresa foi uma caixa de engraxate. Hoje sou grande empresário e gero milhares de empregos", afirmou.

O candidato destacou que os adversários já governaram o Estado. "Outros já tiveram sua chance. Governaram o Estado até por dois mandatos", disse, em referência a Marconi e Iris. Afirmou ainda que foi reeleito prefeito de Senador Canedo com quase 80% dos votos. Vanderlan defendeu gestão com responsabilidade, mote do atual governo, mas não citou o governador Alcides Rodrigues (PP).

O candidato Washington Fraga (PSOL) apresentou sua biografia como líder sindicalista e envolvido em movimentos sociais. Destacou a atuação em favor do transporte coletivo e da moradia popular. A candidata Marta Jane (PCB) disse que seu partido tem tradição de luta ao lado dos trabalhadores e disse que é hora de acabar com "governos para poucos".

Ontem foi ao ar também a propaganda dos candidatos ao Senado e a deputado estadual. Os senadores Lúcia Vânia (PSDB) e Demóstenes Torres (DEM), candidatos à reeleição, destacaram projetos de que participaram no Congresso e também mostraram suas biografias, assim como os adversários.

Pedro Wilson (PT) falou das bandeiras da educação, saúde e programas sociais. Paulo Roberto Cunha (PP) ressaltou a trajetória em Rio Verde, onde foi prefeito. Adib Elias (PMDB) apresentou apenas o clipe com o jingle da campanha. Renner (PP), cantor de dupla sertaneja, disse que entrar na política é um sonho antigo, que começou quando passou a ver a "realidade do País" nas viagens para fazer shows.

Tucano busca apagar divergências com Lula

Conhecido como desafeto político do presidente Lula, por conta de episódio no escândalo do mensalão, o candidato ao governo Marconi Perillo (PSDB) adotou a estratégia de afastar as divergências e se aproximar do petista, que tem quase 80% de aprovação popular no País.

O PT apoia o PMDB de Iris Rezende e o presidente Lula gravou mensagem de apoio ao peemedebista. Ainda assim, o petista foi citado por Marconi. O tucano afirmou que, quando Lula foi eleito, insistiu com o presidente para que os programas sociais fossem unificados e que se distribuísse por meio de cartão, a exemplo do programa implantado por Marconi em Goiás - Renda Cidadã.

O tucano afirmou que não sugeriu nome, mas que a proposta evoluiu para o Bolsa Família, programa forte do governo Lula. Marconi lembrou que, no lançamento da bolsa, em evento no Palácio do Planalto, com a presença de governadores e prefeitos de todo o País, o presidente fez apenas dois agradecimentos nominais: ao senador Eduardo Suplicy (PT) e ao então governador tucano.

O site de Marconi tem o vídeo com o trecho do discurso em que Lula agradece a sugestão do tucano.

No programa de Iris, Lula aparece falando das conquistas de seu governo e pede votos a Iris e Dilma.

Rádio
Os candidatos ao governo estrearam também ontem a propaganda no rádio. O programa de Iris foi mais crítico ao adversário tucano, inclusive com imitação da voz do senador. A equipe de Marconi não enviou a tempo de ir ao ar.



AGENDA DOS CANDIDATOS

IRIS REZENDE

9 horas: Carreata em Mossâmedes
10h30: Carreata em Sanclerlândia
12horas: Carreata em Adelândia
14horas: Carreata em Anicuns
21horas: Lançamento da candidatura de Fábio Tokarski na Mansão Boullevard


MARCONI PERILLO

7h30: Visita ao Ceasa
9horas: Gravação de programa eleitoral
14horas: Reunião com lideranças de Araguapaz no Augusto´s

Hotel
15h30: Caminhada no Setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia
17horas: Caminhada na Vila Izaura e Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia
20horas: Colação de grau de Marconi Perillo no curso de Direito da Alfa, no Centro de Convenções


VANDERLAN CARDOSO

8 às 12horas: Gravação do programa eleitoral
14horas: Reunião com lideranças
19horas: Entrevista ao Jornal Anhanguera 2ª Edição


MARTA JANE

Manhã: participa de sabatina
Tarde e noite: gravação de programa eleitoral


WASHINGTON FRAGA

Manhã: Reunião com representantes do PSOL do Entorno de Brasília e visita a lideranças no Setor Curitiba
Noite: Caminhada na Vila União

Nenhum comentário:

Postar um comentário