domingo, 15 de agosto de 2010

Marconi: compromisso com as mulheres!





Política & Justiça

Mulheres fazem carta de pedidos a Marconi
Valéria Perillo comanda evento no Clube Jaó. Mônica Serra apoiará tucano na construção do Hospital da Mulher

Da Redação

Em uma demonstração de mobilização, mais de quatro mil mulheres lotaram o Clube Jaó, na manhã de ontem, para entregar ao candidato da coligação Goiás Quer Mais a governador, senador Marconi Perillo (PSDB), um documento contendo diretrizes de políticas públicas para as mulheres, a ser adotado no futuro governo. O encontro “Mulheres que Fazem a Diferença” foi organizado por Valéria Perillo, que anunciou a criação do Hospital da Mulher como uma prioridade de Marconi e contou com a participação de Mônica Serra, mulher de José Serra, candidato a presidente da República pelo PSDB.

O documento também foi entregue a ela. Recebido com festa e chuva de papel picado, Marconi Perillo assumiu o compromisso de incluir a Carta das Mulheres Goianas em seu Plano de Governo e se comprometeu a ampliar e estimular a participação das mulheres no governo e na política. “Não vou prometer 50% de cargos porque o governador que prometeu traiu minha confiança e a de todos nós, prometeu e não cumpriu. Vou ampliar a participação da mulher, porque elas são qualificadas e competentes.”

Marconi fez uma reflexão sobre as mulheres e a política. Para o candidato do PSDB, elas já ocupam espaços importantes em diversas áreas, como na carreira jurídica, nas artes, na medicina, na engenharia, no magistério, mas têm presença pequena na política. A Carta das Mulheres Goianas, entregue ao candidato Marconi Perillo e a Mônica Serra, trata basicamente de segurança, saúde, educação, assistência social e participação. E contém um apelo para que as políticas públicas voltadas às mulheres sejam desenvolvidas de forma eficaz e busquem a efetiva valorização do segmento feminino, assegurando respeito, dignidade e igualdade de oportunidades “Unidas somos mais fortes, representamos quase 52% do eleitorado brasileiro, só em Goiás somos cerca de dois milhões de votos, temos de valorizar essa representatividade”, disse Valéria Perillo em seu discurso. Segundo ela, foi por isso que surgiu a ideia de elaborar a Carta das Mulheres Goianas, com propostas de vários segmentos da sociedade. “Acredito que, ao juntar essa carta com as ações dos planos de governo, Marconi e Serra terão em mãos um grande projeto para as mulheres.”

Valéria Perillo lembrou que, em seu primeiro governo, Marconi instituiu o Conselho Estadual da Mulher, criou a Superintendência da Mulher e deixou tudo encaminhado para a criação da Secretaria Estadual da Mulher, além de ter dado atenção especial à mulher em outros projetos como o Renda Cidadã e a Bolsa Universitária, sem falar nas inúmeras ações sociais da OVG. “Não foi fácil, mas transformamos a OVG numa instituição participativa ágil e dinâmica.” O candidato a vice-governador, José Eliton, lembrou que Valéria Perillo ajudou a construir um dos programas sociais de maior alcance da sociedade e elogiou a senadora Lúcia Vânia.

“Precisamos saber da ética do candidato”

Mônica Serra encerrou o evento. Simpática, ela disse que José Serra teve sensibilidade para tratar dos problemas das mulheres na área da saúde e garantiu que ele dará apoio a Marconi para a construção do Hospital da Mulher. Segundo ela, é preciso saber da ética de cada candidato para escolher o governador e o presidente e convocou todos os presentes a votar em Serra e Marconi. Emocionada, a coordenadora do Movimento Mulheres que Fazem a Diferença, professora Ivânia Alves Fernandes Pessoa, explicou: “Estamos aqui hoje realizando um dos objetivos do milênio, que é promover a igualdade entre os sexos.” Simone de Jesus, da Associação dos Papiloscopistas Policiais do Estado de Goiás, que falou em nome dos movimentos sociais, é toda otimismo: “Hoje não somos mais só mulheres, homens lutam conosco porque sabem que a mulher é fundamental para a construção do mundo justo, fraterno e solidário. Esse é o tempo novo”, vibrou. “Eu vim aqui porque Marconi é um bom político, é sério, um grande líder. Ele respeita as mulheres”, disse a artesã Elenita Aparecida de Jesus. O evento teve transmissão ao vivo pela internet , como tem ocorrido nas grandes reuniões da campanha do candidato tucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário