segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Marconi: reconhecimento às mulheres!

POLÍTICA


Marconi inclui proposta para mulheres em plano

Venceslau Pimentel

Ao participar do encontro Mulheres que fazem a diferença, ontem, no Clube Jaó, o governadoriável Marconi Perillo (PSDB) se comprometeu a incluir em seu plano de governo a pauta de reivindicações do segmento feminino, que recebeu das mãos de sua mulher, Valéria Perillo.

O documento, que também será entregue ao presidenciável tucano José Serra, traz reivindicações como combate à violência contra mulheres, geração de empregos, espaço no poder público e na política, ações nos municípios com vistas à inclusão de mulheres no contexto social, abertura de linhas de crédito, política de habitação, programas de redução da taxa de mortalidade materna, além da ampliação da rede de creches, política de combate às drogas e assistência jurídica.

“Quero, sendo eleito, incentivar as mulheres para que elas possam ocupar cada vez mais espaço tanto no governo quanto na política”, afirmou Marconi, destacando ações desenvolvidas em seus dois governos (de 1999 a março de 2006), como a criação da Superintendência da Mulher e do Conselho Estadual da Mulher. “Meu compromisso é fortalecer esta secretaria e transformá-la numa pasta de formulação e execução de políticas publicas para o segmento feminino”.

O senador tucano se propôs a construir o Hospital da Mulher, ampliar as Delegacias de Proteção às Mulheres e as creches. Mas fez uma ressalva. “Eu quero dizer que não vou prometer que as mulheres vão ter 50% dos cargos, porque o governador que prometeu isso (em referência a Alcides Rodrigues, do PP), que traiu a minha confiança e a de todos nós, prometeu e não cumpriu.”

Sobre a Carta de Goiânia, disse que vai inserir o seu conteúdo no plano de governo. “O compromisso que faço com vocês é que no nosso próximo governo, se Deus quiser, e se for da vontade do povo, vamos ampliar os espaços que já existem de participação de mulheres no governo do Estado”, reafirmou Marconi, exaltando qualidades da mulher como qualificação, competência, conteúdo, e história e projetos “que vão agregar valor ao nosso próximo governo”.

Diferença

Valéria Perillo sustentou que as mulheres vão fazer a diferença nas eleições, porque representam 52% do eleitorado do Estado. “São mais de 2 milhões de votos”, disse. “Graças a Deus, Marconi fez a diferença com políticas públicas para a mulher goiana, mas nós queremos muito mais.”

A ex-primeira-dama reforçou a necessidade de se criar o Hospital da Mulher, que se torne referência no Estado assim como o Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Crer), construído na gestão de Marconi. “Um hospital onde a mulher possa ter concentradas várias especializações para tratamento de câncer de mama, do útero, enfim, todas as demandas do segmento”, destacou Valéria. “Eu pedi isso a Marconi e ele colocou (o hospital) em seu projeto de governo.”

A convidada especial do encontro de Goiânia foi Mônica Serra, mulher do candidato José Serra. Também participaram os senadores Lúcia Vânia (PSDB) e Demóstenes Torres (DEM), o candidato a vice José Eliton Júnior, deputados, prefeitos, vereadores e representantes de segmentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário