sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Marconi: cultura em pauta!






Opinião

O governador da cultura

Lucas Calil
12 de Agosto de 2010

Historicamente, nosso Estado sempre foi carente de políticas públicas para o meio cultural. Essa é uma questão à qual os políticos goianos quase nunca deram valor, exceto um deles, que veio para inovar e ser imortalizado na memória de todos aqueles que dão a devida importância a essa questão, que nos valoriza como cidadãos goianos.

Ultimamente, o governador a quem me refiro, foi vítima daqueles que estão sempre tentando desmerecer e manchar sua história, desocupados propagadores do mau, que diziam que a falta de compromisso do governo estadual, com o nosso Centro Cultural Oscar Niemeyer, em não terminar a obra, seria culpa do ex-governador Marconi Perillo. Tal confusão se deve ao fato de ter sido Marconi, o criador do CCON. Mas como seria ele o culpado? Se ao fim do seu mandato como governador, Marconi chegou a inaugurá-lo, pois faltava menos de 1% da obra para ser concluída. Vai saber, coisas da política!

Mas enfim, estou aqui para dizer que foi Marconi Perillo quem resgatou a cultura. Foi ele o responsável pelo Fica em Goiás, o Canto da Primavera em Pirenópolis, a Mostra de Teatro em Porangatu. Em 2001, foi quem lutou para que a Cidade de Goiás se tornasse Patrimônio Cultural da Humanidade, implantou a Lei Goyazes de incentivo à cultura, restaurou vários espaços culturais e históricos, além de inúmeros projetos para a área cultural. Logo ao fim do seu mandato, teve seu trabalho reconhecido enquanto esteve no Palácio das Esmeraldas, sendo eleito senador, com mais de 2 milhões de votos, um recorde!

Felizmente, ele está de volta, concorrendo ao governo de Goiás. Com propostas mais ousadas, e claro, sem deixar de lado a cultura. Uma de suas propostas para a área é a criação do Festival de Música na cidade de Aruanã: O Canto do Araguaia, que, com certeza, será um sucesso, assim como os outros festivais.

São por essas e outras, que Marconi é reconhecido como o Governador da Cultura. E em breve, poderá estar de volta, trazendo cultura e semeando conhecimento.


Lucas Calil é acadêmico de Direito e empresário (@LucasCalill)

Nenhum comentário:

Postar um comentário