sábado, 11 de setembro de 2010

Demóstenes Torres: O senador!




Opinião

Demóstenes Torres: senador visionário

Anselmo Pereira 

A Câmara Municipal de Goiânia viveu no último dia 26, mais um momento histórico. Destacou a vitória da determinação, da garra e da ousadia, celebrou o trabalho, a dignidade e a competência, ao conceder ao senador Demóstenes Torres o Título de Cidadão Goianiense outorgado através do Decreto Legislativo nº 28 de  15/12/99 de autoria do ex-vereador Misael, bem como, concedeu também a Medalha Doutor Pedro Ludovico Teixeira, instituída pela Lei 7.460 de 29/0895 de minha autoria. Lei que leva  o nome do ex-governador e fundador de Goiânia, um homem de decisões firmes, determinado e visionário. Medalha esta, que é concedida anualmente a duas personalidades que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao município de Goiânia. É a condecoração máxima concedida pelo Poder Legislativo goianiense e até hoje só foram entregues 18 medalhas a raríssimas personalidades. 

Demóstenes Lazaro Xavier Torres, nasceu em 23 de janeiro de 1961 na cidade de Anicuns, interior de Goiás. Filho de Avelomar Torres e Luzia Xavier Torres que constituíram uma numerosa família de 10 filhos, hoje infelizmente só 7 vivos. Foi professor concursado em escola pública, revisor de jornal e advogado. Passou em concursos públicos de delegado de polícia e promotor de Justiça. Optou pelo Ministério Público . 

Especializado em Direito Penal e Direito Processual Penal foi eleito em duas oportunidades procurador geral de Justiça do Estado de Goiás. Exerceu por duas vezes a Presidência do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça do Brasil. Como promotor, teve destaque no Tribunal do Júri enquanto no mandato de procurador geral imprimiu ações arrojadas de combate à corrupção e criou a Promotoria Ecológica Móvel do Araguaia, premiada pela ONU. 

A convite do ilustre ex-governador, hoje senador Marconi Perillo, em 1999 aceitou o desafio de comandar a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. Os resultados positivos de  redução da criminalidade vieram com o implemento de políticas de inteligências policial, de patrulhamento ostensivo e de disciplina carcerária. Na política, candidatou-se pela primeira vez em 2002 para senador, sendo consagrado em primeiro lugar nas urnas, com mais de 1 milhão e trezentos mil votos. 

No Senado da República, Demóstenes Torres tem atuação decisiva na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde é recordista na relatoria das matérias em tramitação. O senador é membro de 18 comissões. Sendo titular de dez, inclusive da CCJ além de ser relator da Sub-Comissão de Segurança Pública. É o senador que mais apresentou relatórios de proposições em 183 anos de história do Senado, mais de mil. A organização Transparência Brasil pesquisou e concluiu que Demóstenes é um dos 10 congressistas que mais apresentam projetos importantes para a população. É considerado pelo Diap como um dos “Cabeças do Congresso”.  

A ONU incluiu o senador Demóstenes entre as mil personalidades do mundo inteiro para pensar o século XXI. E com razão, pois o nosso competente senador goiano foi eleito entre os melhores jornalistas dos grandes meios de comunicação de todo o País, o 2º melhor, entre os 81 senadores, e entre os 594 parlamentares do Congresso Nacional, constituído pela  soma dos senadores e dos 513 deputados federais. 

Exemplo de sua competência no Senado da República, estão alguns dos projetos em que foi relator: “Ficha Limpa”; “Monitoramento Eletrônico para presos”; O “Estatuto do Idoso”; “O Estatuto da Igualdade Racial”; a “Lei Maria da Penha” dentre outros. É autor dos Projetos de Emenda Constitucional do “Divórcio Facilitado”, “da Escola em Tempo Integral”; “Do tratamento médico obrigatório para viciado em Drogas”; “da redução da idade para o saque ao FGTS, do idoso”; e de transformar o cerrado em Patrimônio Nacional. 

O senador Demóstenes, como presidente da CCJ, a mais importante do Senado, reescreveu o Projeto do novo Código de Processo Penal. Participa de diversas CPIs, dentre elas a dos Correios e da Pedofilia, esta considerada a mais produtiva do Senado, e esta constantemente em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. É considerado também, em Brasília a voz dos aposentados, levou a varias conquistas desse segmento, no âmbito criminal, previdenciário e social. 

Demóstenes Torres, um brasileiro, verdadeiramente patriota, um homem de seu tempo arrojado, determinado e visionário, que além de contribuir para o desenvolvimento humano de seu povo, é incansável no trabalho pelas minorias, mas não deixa de lado o seu apego à família. Pai amoroso, é um exemplo para os filhos: Vinícius, Aline e Gloria. E agora, um vovô coruja com a netinha Ana Beatriz de 3 anos. 

Assim, ao receber a sua nova certidão de nascimento goianiense, à sombra do imortal Pedro Ludovico Teixeira, que tenho certeza, encarnou em seu espírito público, o desejo e a missão de servir o seu povo, na sublime função de legislar para o bem. Eis aqui o homem cujo exemplo deve ser seguido por todos que querem enveredar na vida pública. 


Anselmo Pereira é vereador, vice-presidente e corregedor da Câmara Municipal de Goiânia e vice-presidente da Acieg

Nenhum comentário:

Postar um comentário