terça-feira, 7 de setembro de 2010

Lúcia Vânia: educação é sua bandeira!

Diário da Manhã

Política & Justiça

Lúcia Vânia defende escolas de tempo integral para todos
Responsável pela implantação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, senadora tucana diz que investir em educação é fundamental para afastar crianças e adolescentes da marginalidade 

Da Redação 


Transformar todas as escolas da rede pública brasileira em escolas em tempo integral é uma das prioridades de trabalho da senadora Lúcia Vânia, que tem como um de seus principais feitos na área educacional a implantação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em 1998. “Naquela época eu já tinha a expectativa de que o modelo de educação integral para as crianças viesse a ser adotado pelo sistema regular de ensino”, diz ela. 

No entender da senadora, a escola em tempo integral tem dois viés importantíssimos: o social e o educacional. No social, o projeto é peça chave no combate ao trabalho infantil e também em propiciar o afastamento das crianças e jovens do mundo das drogas e da marginalidade. “Já na área da Educação, esse modelo permite recuperar as deficiências de aprendizagem dos alunos e dá a eles maiores chances de preparo para a vida e para o mercado de trabalho”. 

Para a senadora, outra vertente importante da escola em tempo integral que não deve ser esquecida são as oportunidades iguais que se abrem para as crianças e jovens de menor poder aquisitivo. Segundo ela, estamos vivendo um momento extremamente crítico onde o poder público precisa enfatizar políticas efetivas que venham ao encontro de soluções duradouras para garantir à infância e à adolescência brasileira o seu presente e futuro.
Lúcia Vânia reconhece que transformar as escolas de ensino regular em tempo integral é um grande desafio para o governo, já que é preciso mudar totalmente o foco do projeto pedagógico. “É uma mudança profunda diante da concepção da escola que temos hoje, pois exige a ampliação da estrutura física e uma boa formação de professores, o que significa mais investimentos”.

A parlamentar ressalta, aliás, que essa é uma luta antiga sua, que começou nos anos 90 com a criação do Peti, um embrião do atual modelo de escola em tempo integral. Candidata à reeleição ao Senado, Lúcia Vânia ocupou ontem parte de sua agenda para participar de carreatas nos municípios de Corumbaíba, Nova Aurora, Anhanguera, Cumari, Goiandira e Ipameri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário