sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Marconi Perillo: valorizando o funcionalismo público!




Opinião

Marconi, o governador que não viu o funcionalismo como inimigo

Luiz Faleiro

Sob a liderança do Sindipublico, onze entidades que representam o funcionalismo público do Estado de Goiás realizam hoje, sexta, no Jockey Club, a partir das 18 horas, uma manifestação de apoio à candidatura do senador Marconi Perillo. Esse evento, não tenho dúvida, é de importância estratégica para o resultado final da eleição e marca o início da mobilização do funcionalismo goiano a favor de Marconi – um exército superior a 200 mil servidores, ativos e inativos, todos com motivos de sobra para não só votar, como trabalhar proativamente em favor do candidato tucano. 

O PMDB é um velho conhecido do funcionalismo público. E não é de agora. Habituado a enfrentar dificuldades nas administrações peemedebistas, os servidores estaduais não têm motivos para comemorar quando lembram das gestões do partido em Goiás. 

Até hoje, as principais lideranças políticas do PMDB, inclusive o candidato Iris Rezende, parecem não ter simpatias pelos servidores. Sempre que podem, alfinetam, provocam e cassam as prerrogativas conquistadas pelas categorias ao longo dos anos. Basta lembrar que ameaças constantes como cortes nos salários, demissões,  sempre fizeram parte do vocabulário político de Iris, Maguito Vilela e de seu partido.

Nas administrações de Iris Rezende, não foram poucas as retaliações feitas em cima do servidor público. Quem não se lembra das demissões, assim que Iris tomou posse como governador em 1982? E agora, na Prefeitura de Goiânia, quando Iris concedeu à categoria um aumento de 4,8%, parcelado em cinco vezes? Devido à campanha, Iris agora anuncia que “ama” o servidor público. Mas é provável que ninguém acredite nessa súbita mudança de comportamento. 

Iris e Maguito são perseguidores contumazes do funcionalismo e sempre foram vistos como implacáveis carrascos da categoria. Diferentemente do governador Marconi Perillo, que sempre valorizou os servidores públicos. Exemplos foram os sucessivos planos de cargo e salários, além da criação do serviço de excelência, o Vapt Vupt, do pagamento dentro do mês, do décimo-terceiro no mês do aniversário, da data base e de dezenas de outras conquistas que beneficiaram os milhares de servidores estaduais.

Marconi não vê e nunca viu o funcionalismo como inimigo. Pelo contrário. Acredita que com um servidor bem remunerado e atendido em suas reivindicações, quem ganha é a própria sociedade. Isso é algo que nem os mais ferrenhos adversários podem negar ao jovem senador tucano.

Por isso Marconi criou ao longo de suas duas administrações programas que melhoraram a vida do funcionário público. Marconi foi um governador que nunca atrasou a folha dos servidores. Seu compromisso sempre foi pagar em dia. Sempre.

As medidas adotadas por Marconi, muitas delas inovadoras, foram copiadas pela maioria dos Estados brasileiros, por inúmeros órgãos do governo federal e por praticamente todas as prefeituras goianas, resultando em grandes benefícios para o funcionalismo em geral.

Na verdade, Marconi acabou se transformando no governador do servidor público. Sempre trabalhou com ele e sempre foi elogiado por ele. O governador, enfim, que mudou para sempre o jeito de tratar o funcionalismo. O evento de hoje no Jockey Club é uma justa retribuição da categoria a quem a tratou como parceira da administração e a valorizou até as alturas.


Luiz Faleiro é gestor municipal e graduado em Administração e MBA em Marketing pela Uni-Anhaguera

Um comentário:

  1. Preciso saber apenas isto será que desta vez os PROFISSIOAIS DA SAÙDE irão receber o PLANO DE CARREIRA tão sonhado pois comecei a trabalhar no estado no dia 21/02/1984 como auxiliar de enfermagem ja conclui Faculdade e até hoje nada desta carreira tão promissora entra governo e sai governo e nada será que irei me aposentar com 30 anos de trabalho e sendo auxiliar?

    ResponderExcluir